PRINCÍPIOS DE GESTÃO - Capítulos 24 e 25

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LIDERANÇA

Capacidade gerencial e capacidade de liderança
Liderança: processo de influência dirigido para modelar o comportamento de outras pessoas
Pessoas que são tanto líderes quanto gerentes são um recurso valioso e bastante escasso.
Desafios da Liderança:
Clientela múltipla: o líder deve tentar lidar, simultaneamente, com diversas pessoas e grupos diferentes de uma maneira que venha a ser relativamente aceitável para todos os envolvidos.
Decisões impopulares: os líderes, ocasionalmente, precisam tomar decisões impopulares; a marca de um bom líder é reconhecer quando essas decisões devem ser tomadas e ter a perseverança para leva-as a efeito.
Mostrar sensibilidade ao ambiente externo e ser um bom leitor dos ambientes em que opera.
Diversidade: lidar com outros grupos compostos de membros crescentemente mais diversificados.
Outros desafios:
Dar bons exemplos
Monitorar continuamente as situações
Desenvolver o potencial dos empregados na organização
Ser éticos nos negócios
Liderança ética e êxito nos negócios devem andar de mãos dadas.
A base da liderança é o poder. Líderes têm poder sobre seus seguidores.
Tipos de poder:
Poder legítimo: autoridade.
Poder de recompensa: conceder e negar vários tipos de recompensas; aumentos salariais, elogios, reconhecimento e designações para funções importantes.
Poder coercitivo: impor submissão por meio de ameaça psicológica, emocional ou física; reprimendas verbais, suspensões disciplinares, multas, destituições, perda de privilégios e excessiva crítica pública.
Poder de especialização: poder baseado em reconhecimento e perícia.
Poder referente: distingue líderes de não-líderes; baseia-se na identificação pessoal, imitação e carisma.
Resultados do poder:
Comprometimento: quando o gerente é também um líder, as pessoas se comprometem e respondem favoravelmente;
Submissão: os empregados executam o que foi pedido, mas não têm nenhum interesse no resultado;
Resistência: os empregados resistem ativamente à tentativa de influenciá-los.
Comportamentos de liderança:
Comportamento centrado na tarefa: o líder se envolve em estreita supervisão, monitorando e controlando o desempenho;
Comportamento centrado no empregado: atingir níveis elevados de desempenho criando um senso de espírito de equipe; atingir níveis elevados de desempenho.
Comportamento de estrutura inicial: fazer com que o trabalho seja realizado.
Comportamento de consideração: envolve satisfação do empregado e amizade.
Comportamento de líder:
Construir relações
Dar e procurar informações
Tomar decisões
Influenciar pessoas
Líderes precisam ter:
Habilidade interpessoais, comunicação, poder de persuasão, tato, habilidades conceituais, resoluções de problemas, habilidades técnicas e administrativas.
Estilo de liderança: combinações de habilidades e comportamentos.


CONTROLE

Controlar é fazer com que algo aconteça do modo como foi planejado; planejamento e controle são funções praticamente inseparáveis.
Os gerentes devem manter-se informados sobre como anda o desempenho dos sistema e realizar mudanças corretivas sempre que necessário.
Controle: esforço sistemático da administração dos negócios para comparar o desempenho com o padrão, os planos e as metas preestabelecidas para determinar se o desempenho está de acordo com esses padrões.
Tomar toda e qualquer ação corretiva necessária para garantir que os funcionários e outros recursos da empresa sejam utilizados da maneira mais eficaz e eficiente na realização dos objetivos da empresa.
Processo de controle:
Medição do desempenho
Comparação entre o desempenho medido e os padrões
Tomada de ações corretivas

Tipos de controle:
Prévio: antes da realização do trabalho (políticas, procedimentos e regras)
Simultâneo: durante a realização do trabalho
Feedback: desempenho da empresa no passado

Controle definido de acordo com o nível de planejamento:
Controle estratégico: controle da estratégia
Controle Gerencial: controle da tática

Controle Operacional: controle das operações