ECONOMIA POLÍTICA – CAPÍTULO 5

.


Reprodução simples - Reprodução ampliada

Acumulação de capital – conversão de mais-valia em capital; depende da exploração da força de trabalho

Movimento do capital – Rotação do capital – três momentos: dois na circulação e um na produção. Tempo de rotação de um dado capital é igual à soma de seu tempo de circulação e de seu tempo de produção.

O interesse do capitalista consiste em reduzir ao máximo o tempo de rotação do seu capital; quanto menor o tempo de rotação, mais reinvestimentos podem ser feitos; interessa ao capitalista o maior número de rotações no menor espaço de tempo.

A tendência do capital, em seu movimento, é de concentrar-se: cada vez mais capital é necessário para produzir mais mais-valia – concentração do capital.

Aumento de capital pela fusão de vários outros – centralização do capital: união de capitais já existentes.

Exército Industrial de reserva: um grande contingente de trabalhadores desempregados, que não encontra compradores para sua força de trabalho; “população excedentária” ou “superpopulação relativa”. Causa: elevação da composição orgânica do capital. Consequências: desemprego, pauperização, questão social.

O desemprego em massa não resulta do desenvolvimento das forças produtivas, mas sim do desenvolvimento das forças produtivas sob as relações sociais de produção capitalistas.