ECONOMIA POLÍTICA - CAPÍTULO 3

.

MERCADORIA: objeto externo ao homem; satisfaz necessidades humanas; VALORES DE USO que podem ser reproduzidos; valor de uso que se produz para a TROCA, para a venda; unidade que sintetiza valor de uso e VALOR DE TROCA.

A produção de mercadorias tem como condições indispensáveis a DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO e a PROPRIEDADE PRIVADA DOS MEIOS DE PRODUÇÃO.

PRODUÇÃO MERCANTIL SIMPLES: trabalho pessoal do proprietário; fato de os produtores diretos serem os proprietários dos meios de produção; não implicava relações de exploração; mercado restrito, local; o produtor levava ao mercado a sua mercadoria para vendê-la e obter outras mercadorias.



M --> D --> M

MERCADORIA --> DINHEIRO --> OUTRA MERCADORIA



A mercadoria passava das mãos do produtor às do consumidor.

Ampliação das atividades comerciais; constituição de mercados cada vez maiores; comerciantes se introduzem entre produtor e consumidor. CAPITAL COMERCIAL.



D --> M --> D+

DINHEIRO --> MERCADORIA --> DINHEIRO ACRESCIDO


PRODUÇÃO MERCANTIL CAPITALISTA: propriedade dos meios de produção não cabe ao produtor direto, mas ao capitalista; desaparece o trabalho pessoal do proprietário; o capitalista é proprietário dos meios de produção, mas não é ele quem trabalha – ele compra a força de trabalho; assenta na EXPLORAÇÃO da força de trabalho; os ganhos do capitalista estão na exploração do trabalho; funda-se sobre o trabalho assalariado.


D --> M --> D’

DINHEIRO --> MERCADORIA --> DINHEIRO ACRESCIDO


D+ = dinheiro + lucro

D’ = dinheiro + MAIS-VALIA - acréscimo de valor gerado na produção.

VALOR de uma mercadoria: quantidade de trabalho socialmente necessário exigido para a sua produção.

DINHEIRO: mercadoria especial na qual todas as outras expressam o seu valor; o valor de uma mercadoria, expresso em dinheiro, é o seu preço.