Planejamento é o ponto de partida para qualquer ação de
parte da gerência voltada para resultados.
Planejamento Estratégico – Alta Gerência
Planejamento Tático – Gerência Intermediária
Planejamento Operacional – Gerência de Linha
Todas as atividades se originam do planejamento. As funções
de organização e liderança são executadas para que os planos sejam
implementados, os objetivos sejam atingidos e o controle, para verificar se o
planejamento foi executado.
Níveis de planejamento:
Cúpula; planejamento estratégico; tem impacto significativo
na organização como um todo; implica a alocação de um volume maior de recursos
e uma visão temporal mais dilatada.
Intermediário e Operacional; implementação dos planos
estratégicos; alcançar o nível mais eficiente e eficaz no uso dos recursos
organizacionais para implementar o plano estratégico.
Modelo de Gestão Estratégica de Resultados:
- análise dos condicionantes do comportamento dos
responsáveis pela formulação da visão, da missão e das políticas
organizacionais;
- formação de um banco de dados; pré-requisito para um
planejamento eficaz, determinando os pontos fortes e as deficiências
organizacionais, bem como as oportunidades e ameaças;
- definição de objetivos-ensaio; uma primeira definição de
objetivos;
- classificação das metas das unidades e dos indivíduos;
- elaboração de planos; simplicidade; realismo;
- ação; executar o planejado; resultados; é o produto final
o que efetivamente interessa à organização;
- feedback; retroalimentação; replanejamento;
Planejamento estratégico: processo de decidir, dentro do
quadro de referência definido pelas finalidades e políticas, sobre os objetivos
da organização, os recursos a serem usados para atingi-los, e a estratégia que
orientará a obtenção, o uso e a disposição desses recursos.
Planejamento tático: processo de detalhamento dos meios
necessários à implementação das metas das unidades funcionais, dentro de um
prazo determinado.
O planejamento estratégico tem início com a visão, missão e
políticas da organização, estendendo-se até a fixação de objetivos. O
planejamento tático está mais vinculado à operacionalização das metas.
Reflexão estratégica:
- análise dos condicionantes do comportamento dos indivíduos
(executivos, acionistas, colaboradores); concepções; percepções;
- visão: imagem futura que inspira e motiva; determina a
orientação e os tipos de ações que serão levadas a efeito no presente; gerar
entusiasmo entre todos os integrantes; deve ser disseminada e democratizada
para todos os níveis e indivíduos participantes da organização;
- missão: se refere à razão de ser; resposta às perguntas
“quem somos?”, “para que existimos?”, “qual nossa razão de ser?”; sentido de
propósito, de direção à organização; destinações, os fins para a realização dos
quais m indivíduo ou um grupo de indivíduos constitui a organização;
instrumento valioso para conduzir a organização a um processo de pensar
estrategicamente; propósito buscado pela organização;
- políticas: declarações gerais emanadas da alta direção destinadas
a orientar o pensamento na tomada de decisão e os esforços nos diversos níveis
hierárquicos, visando conduzir a empresa em determinado rumo; facilita
enormemente o processo decisório; clarifica certos parâmetros de ação,
limitando o campo dentro do qual os decisores, nos diversos níveis, farão suas
opções;
- feedback; retroalimentação; reajustar a sua conduta futura
em função de seu desempenho efetivo; reformulação nas políticas e na missão;
- decisão e comunicação: centralização por parte dos gestores
e uma comunicação aos demais escalões.
- Sistemas de informações administrativas (SIAs) ou sistemas de informações gerenciais (SIGs).
- Sistemas de informações administrativas (SIAs) ou sistemas de informações gerenciais (SIGs).
Deficiência
Crítica – falta de informações importantes.
Informação
para o planejamento.
Organização de um banco de dados.
Pontos fortes e fracos
da organização
Oportunidades e ameaças
Mais relevantes
Alocar recursos;
escassos; seletivos; foco.
Cenários
Previsões
Preparação
Desenvolvimento interior
das pessoas para qualquer futuro
Vislumbrar tendências e
novas possibilidades.
Provocam reflexão;
reestruturam modelos mentais.
Processo de reflexão e
análise permanente das tendências do ambiente; detectar mudanças;
replanejamento estratégico.