PRINCÍPIOS DE GESTÃO – CAPÍTULO 20

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Planejamento é o ponto de partida para qualquer ação de parte da gerência voltada para resultados.
Planejamento Estratégico – Alta Gerência
Planejamento Tático – Gerência Intermediária
Planejamento Operacional – Gerência de Linha

Todas as atividades se originam do planejamento. As funções de organização e liderança são executadas para que os planos sejam implementados, os objetivos sejam atingidos e o controle, para verificar se o planejamento foi executado.
Níveis de planejamento:
Cúpula; planejamento estratégico; tem impacto significativo na organização como um todo; implica a alocação de um volume maior de recursos e uma visão temporal mais dilatada.
Intermediário e Operacional; implementação dos planos estratégicos; alcançar o nível mais eficiente e eficaz no uso dos recursos organizacionais para implementar o plano estratégico.

Modelo de Gestão Estratégica de Resultados:
- análise dos condicionantes do comportamento dos responsáveis pela formulação da visão, da missão e das políticas organizacionais;
- formação de um banco de dados; pré-requisito para um planejamento eficaz, determinando os pontos fortes e as deficiências organizacionais, bem como as oportunidades e ameaças;
- definição de objetivos-ensaio; uma primeira definição de objetivos;
- classificação das metas das unidades e dos indivíduos;
- elaboração de planos; simplicidade; realismo;
- ação; executar o planejado; resultados; é o produto final o que efetivamente interessa à organização;
- feedback; retroalimentação; replanejamento;

Planejamento estratégico: processo de decidir, dentro do quadro de referência definido pelas finalidades e políticas, sobre os objetivos da organização, os recursos a serem usados para atingi-los, e a estratégia que orientará a obtenção, o uso e a disposição desses recursos.
Planejamento tático: processo de detalhamento dos meios necessários à implementação das metas das unidades funcionais, dentro de um prazo determinado.
O planejamento estratégico tem início com a visão, missão e políticas da organização, estendendo-se até a fixação de objetivos. O planejamento tático está mais vinculado à operacionalização das metas.

Reflexão estratégica:
- análise dos condicionantes do comportamento dos indivíduos (executivos, acionistas, colaboradores); concepções; percepções;
- visão: imagem futura que inspira e motiva; determina a orientação e os tipos de ações que serão levadas a efeito no presente; gerar entusiasmo entre todos os integrantes; deve ser disseminada e democratizada para todos os níveis e indivíduos participantes da organização;
- missão: se refere à razão de ser; resposta às perguntas “quem somos?”, “para que existimos?”, “qual nossa razão de ser?”; sentido de propósito, de direção à organização; destinações, os fins para a realização dos quais m indivíduo ou um grupo de indivíduos constitui a organização; instrumento valioso para conduzir a organização a um processo de pensar estrategicamente; propósito buscado pela organização;
- políticas: declarações gerais emanadas da alta direção destinadas a orientar o pensamento na tomada de decisão e os esforços nos diversos níveis hierárquicos, visando conduzir a empresa em determinado rumo; facilita enormemente o processo decisório; clarifica certos parâmetros de ação, limitando o campo dentro do qual os decisores, nos diversos níveis, farão suas opções;
- feedback; retroalimentação; reajustar a sua conduta futura em função de seu desempenho efetivo; reformulação nas políticas e na missão;
- decisão e comunicação: centralização por parte dos gestores e uma comunicação aos demais escalões.
- Sistemas de informações administrativas (SIAs) ou sistemas de informações gerenciais (SIGs).

Deficiência Crítica – falta de informações importantes.
Informação para o planejamento.
Organização de um banco de dados.
Pontos fortes e fracos da organização
Oportunidades e ameaças
Mais relevantes
Alocar recursos; escassos; seletivos; foco.
Cenários
Previsões
Preparação
Desenvolvimento interior das pessoas para qualquer futuro
Vislumbrar tendências e novas possibilidades.
Provocam reflexão; reestruturam modelos mentais.
Processo de reflexão e análise permanente das tendências do ambiente; detectar mudanças; replanejamento estratégico.