PLANO DE ENSINO - PRINCÍPIOS DE GESTÃO

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PLANO DE ENSINO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: PRINCÍPIOS DE GESTÃO
CÓDIGO: ADM8201
CARGA HORÁRIA: 60 h
PROFESSOR: RENATO DOS SANTOS VELOSO


EMENTA

As Organizações: Conceitos básicos. O Processo Administrativo. As áreas funcionais da organização. As funções gerenciais: O Gestor, seus papéis, habilidades e competências.

OBJETIVO DA DISCIPLINA

Ao final desta Disciplina, espera-se que o aluno tenha aprendido a:

Apresentar os diversos conceitos de organização e da administração, as funções, habilidades e competências do administrador eficaz, bem como propiciar aos alunos a compreensão da dinâmica do ambiente organizacional e dos seus processos.



UNIDADES COMPONENTES DA DISCIPLINA

Unidade 1
As Organizações: Conceitos Básicos

Unidade 2
O Processo Administrativo

Unidade 3
As Áreas Funcionais da Organização

Unidade 4
As Funções Gerenciais: o gestor, seus papeis, habilidades e competências.




VISÃO DETALHADA DAS UNIDADES

UNIDADE 1: As Organizações: Conceitos Básicos

OBJETIVOS DA UNIDADE 1

Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Entender a fundamentação teórica sobre os conceitos fundamentais sobre organização e administração.


AULA 1.1 – Conteúdo:
As organizações e a administração

AULA 1.2 – Conteúdo:
As áreas funcionais da organização

AULA 1.3 – Conteúdo:
Os desafios da Administração


UNIDADE 2: O processo Administrativo

OBJETIVOS DA UNIDADE 2
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Identificar as etapas que compõem os processos da Administração.

AULA 2.1 – Conteúdo:
Planejamento e Estratégia

AULA 2.2 – Conteúdo:
Organização

AULA 2.3 – Conteúdo:
Direção e Controle



UNIDADE 3: As áreas Funcionais da Organização

OBJETIVOS DA UNIDADE 3

Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Conhecer as áreas funcionais da organização e como estas se inter-relacionam e também com o mercado.

AULA 3.1 – Conteúdo:
Administração de operações

AULA 3.2 – Conteúdo:
Administração de marketing

AULA 3.3 – Conteúdo:
Administração de recursos humanos e financeira



UNIDADE 4: As Funções Gerenciais: O Gestor, seus papéis, habilidade e Competências.

OBJETIVOS DA UNIDADE 4
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a compreender os papéis gerenciais, do administrador, bem como, as habilidades e competências dos mesmos

AULA 4.1 – Conteúdo:
Papéis Gerenciais

AULA 4.2 – Conteúdo:
Papéis do Administrador

AULA 4.3 – Conteúdo:
Habilidades e Competências do Administrador



METODOLOGIA:

A disciplina será ministrada, basicamente, por meio de aulas expositivas, problematização e discussão de textos de referência (sendo fundamental a leitura prévia), além dos debates realizados em sala de aula. Buscar-se-á a utilização de uma metodologia participativa na qual os alunos contribuam para as discussões a serem realizadas em sala de aula, estimulando, desta forma, uma abordagem crítica dos textos e conteúdos a serem trabalhados. A metodologia adotada deverá enfatizar o conhecimento como um processo coletivo, do qual participam, em níveis e graus diferentes, diversos atores. Pretende-se, também, estimular a participação dos alunos em atividades da Universidade, de forma a enriquecer cada vez mais seu processo de formação profissional.


ATIVIDADES DISCENTES:



PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:

O sistema de avaliação das disciplinas dos cursos presenciais da Universidade Veiga de Almeida é realizado de duas formas:
A1 - Primeira Avaliação do Semestre, conteúdo parcial (anterior à data da primeira avaliação).
A2 - Segunda avaliação, ênfase no conteúdo ministrado após a data da primeira avaliação (A1).
A3 - Prova Final, conteúdo completo. Somente uma das funções abaixo:
(a) Avaliação de 2ª chamada para o aluno que não fez A1 ou a A2 (apenas uma delas).
(b) Avaliação para o aluno alcançar a média de aprovação 6,0 (seis);
(c) Avaliação optativa para o aluno melhorar sua média, substituindo uma das avaliações com a menor nota (A1 ou A2)

A4 - Avaliação somativa das atividades desenvolvidas ao longo do semestre. Havendo somente um único lançamento de grau ao final do semestre.
A avaliação do rendimento escolar é feita por meio de provas, testes e trabalhos elaborados pelos professores das disciplinas em consonância com o Projeto Pedagógico do curso.

Aprovação
O aluno será aprovado nas disciplinas, se atender as condições abaixo:
1. Alcançar o mínimo de frequência igual a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas previstas, no regime presencial;
2. Obtiver grau numérico igual ou superior a 6 (seis) na média aritmética entre o primeiro grau de qualificação (A1) e o segundo grau de qualificação (A2); essa média (M) será calculada por meio da seguinte fórmula:

M = (A1 + A2)/2

3. O aluno que não atender as condições estabelecidas no item “2” poderá realizar uma terceira avaliação (A3), para obter o terceiro grau de qualificação, que deverá ser igual ou superior a 5 (cinco). A nota de A3 irá substituir a nota de menor valor da A1 ou A2, para poder gerar um novo cálculo de média. Ou seja, na avaliação “A3” o aluno deverá obter grau igual ou superior a 05 (cinco) para a nota ser considerada.

Exemplo:
A1 = 8 (Oito)
A2 = 4 (Quatro)
A3 = 6 (Seis)
No exemplo, a segunda avaliação (A2) será substituída pela terceira avaliação (A3).

4. O aluno tem que obter o grau maior ou igual que 5 (cinco) em cada uma duas avaliações (A1 e A2), caso contrário, deverá realizar A3 em substituição à Avaliação de menor grau.
5. O aluno poderá substituir apenas uma avaliação pela A3 (seja por causa de nota ou por falta).
6. Se obtiver grau inferior a 5,0 (cinco) nas duas avaliações (A1 e A2), automaticamente, estará reprovado na disciplina.
7. O aluno que prestar avaliação A3 em conformidade com o item 3 será considerado aprovado se obtiver grau numérico igual ou superior a 6 (seis) na média entre A3 + (A1 ou A2);
8. No caso das disciplinas que tiverem uma única nota (A4), a aprovação só ocorrerá se a nota de A4 for maior ou igual a 7 (sete). Não haverá 2ª. Chamada da Avaliação A4, pois trata-se de avaliação somativa.
9. As médias deverão ser calculadas com apenas uma casa decimal.

Segunda Chamada de Prova – A3

A segunda chamada de prova foi substituída pela A3. O aluno que faltar uma das avaliações, A1 ou A2, terá o direito de fazer a A3 para substituir a prova não realizada, caso sua outra avaliação (A1 ou A2) não tenha sido inferior a 05 (cinco).

Casos Especiais

A aluna gestante e os alunos, em geral, de acordo com os casos previstos em Lei, terão direito a um regime especial de avaliação, desde que requerido por meio de Protocolo, no Setor de Atendimento da Secretaria do seu Campus, com a documentação exigida.

Revisão de Prova

O aluno que porventura discordar do grau atribuído pelo professor em uma determinada avaliação (A1 e/ou A2), poderá solicitar revisão da prova, diretamente ao professor da turma-disciplina em que está inscrito, até uma semana após a data de divulgação da respectiva nota de cada avaliação.

Para a revisão das provas de “A3” o aluno deverá, deverá solicitar a revisão no Setor de Atendimento Secretaria Setorial de seu Campus, via protocolo com as devidas justificativas por escrito, dentro dos prazos previstos no Calendário Escolar.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARAVANTES, Geraldo et al. Administração: Teorias e Processo. Editora Pearson Education,
2005.
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2007.
PECI, Alketa e SOBRAL, Filipe. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São
Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BATEMAN, Thomas S. e SNELL, Scott A. Administração: construindo vantagem competitiva.
São Paulo. Editora Atlas, 1998.
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. Editora Campus-Elsevier, 2006.
MOTTA, Fernando. Teoria das Organizações: evolução e critica. Editora Pioneira Thomson Learning, 2001.
MOTTA, Paulo Roberto. Transformação Organizacional: a teoria e a prática de inovar. Rio de
Janeiro: Qualitymark, 2001.
ROBBINS, Stephen P.; DECENZO, David. Fundamentos de Administração: conceitos essenciais e aplicações. São Paulo: Prentice Hall, 2004.



CRONOGRAMA DETALHADO


FEVEREIRO
Encontro
Conteúdo
1
Apresentação do programa da disciplina; entrega do Plano de Ensino; introdução ao conteúdo da disciplina
2
As organizações e a Administração


MARÇO
Encontro
Conteúdo
1
As áreas funcionais da organização
2
Os desafios da Administração
3
Planejamento e Estratégia

ABRIL
Encontro
Conteúdo
1
Primeira avaliação – A1
2
Vista de A1 e Revisão da Matéria
3
Organização
4
Direção e Controle
5
Administração de Operações

MAIO
Encontro
Conteúdo
1
Administração de Marketing
2
Administração de Recursos Humanos
3
Administração Financeira
4
Papéis Gerenciais


JUNHO
Encontro
Conteúdo
1
Papéis do Administrador
2
Segunda avaliação – A2
3
Vista de prova
4
Revisão da matéria

JULHO
Encontro
Conteúdo
1
Prova Final – A3

Observações:

- Considerando a Copa do Mundo e os Jogos no Maracanã, é possível haver alterações nas datas das aulas e avaliações.

- As indicações dos conteúdos são sugestões. Pode haverá alterações a critério do professor.