PRINCÍPIOS DE GESTÃO – CAPÍTULO 19

.



Empresas – órgãos da sociedade; cumprir uma finalidade social; satisfazer uma necessidade exclusiva da sociedade, da comunidade ou do indivíduo; meios.
Tarefas da Administração:
- atingir a finalidade e a missão;
- tornar o trabalho produtivo e transformar o trabalhador em realizador;
- administrar os impactos sociais e as responsabilidades sociais.
“Nascemos, vivemos e morremos em organizações”. (Amitai Etzioni)
Organização: articulação ou arrumação deliberada de pessoas, que visa realizar um ou mais propósitos específicos usando uma determinada tecnologia.
- todas têm um propósito distinto expresso em objetivos;
- cada organização é formada por pessoas; pensam,  planejam as atividades e garantem a sua execução;
- desenvolvem um tipo de estrutura; pode ser aberta e flexível; ou pode seguir padrões tradicionais, com regras e regulamentos formais;
- todas utilizam um determinado tipo de tecnologia.

Administração: arte de conseguir que as coisas sejam feitas por meio das pessoas.
Executivos: aqueles que administram as organizações, dão direção às mesmas, lideram-nas e decidem como empregar os recursos organizacionais para atingirem os objetivos desejados.
Administração: processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.
Elementos-chave:
1 - consecução de objetivos;
2 - noções de eficiência, eficácia e efetividade
                - eficiência: redução de custos, diminuição do tempo nas operações e uma maior produtividade;
                - eficácia: obtenção de resultados desejados;
                - efetividade: aspectos éticos, de responsabilidade pública e social.
3 - os meios gerenciais-administrativos ou os processos: planejamento, organização, liderança e controle.
Desenvolver uma prática reflexiva; pensamento crítico.

Quatro funções – meios gerenciais-administrativos:
Planejamento: onde a organização deseja estar no futuro e como chegar lá; definir objetivos para o desempenho futuro da organização; decidir sobre as tarefas; utilização dos recursos necessários para atingi-los.
Organização: ato de organizar decorre do planejamento; reflete como a empresa procura se estruturar para cumprir o plano proposto; distribuição de tarefas; agrupamento em departamentos; alocação de recursos.
Liderança: uso da influência para motivar os colaboradores a alcançarem os resultados organizacionais desejados; criar uma cultura e valores compartilhados; comunicar os objetivos; infundir o desejo de desempenharem em alto nível; criar uma cultura dinâmica e favorável; comunicar os objetivos de maneira eficaz e de motivar seus membros.
Controle: monitoramento e avaliação; regular o trabalho; monitorar, avaliar.

Responsabilidades gerenciais:
Gerentes funcionais: responsáveis por grupos de trabalho segmentados de acordo com a função; exemplo: gerente de departamento contábil; habilidades técnicas.
Gerentes gerais: gerenciam diversos departamentos diferentes; exemplo: gerente de um supermercado; habilidades técnicas podem não ser tão fortes; habilidades de comunicação; gerentes gerais devem coordenar e integrar o trabalho.

Níveis de Administração
Organizações relativamente grandes têm três níveis de gerentes: gerentes de primeira linha, gerentes de nível médio e gerentes de alto nível.
Gerentes de primeira linha; supervisor de produção, gerente de linha, chefe de seção, gerente de contas; habilidades técnicas; gerenciar o desempenho individual e instruir os subordinados; monitorar o desempenho, fornecer feedback e melhorar as comunicações; treinar, preparar tecnicamente.
Gerentes de nível médio: chefe de departamento, gerente de produto, gerente de marketing; supervisionam gerentes de primeira linha ou departamentos administrativos; forte entendimento da estratégia da organização e compromisso em garantir que ela seja bem implementada; habilidades humanas; gerenciar dinâmicas de grupo, encorajar a cooperação e solucionar conflitos; agem como elementos de ligação.
Gerentes de alto nível: diretor executivo, presidente, diretor superintendente, diretor financeiro, vice-presidente executivo; proveem direção estratégica para a organização; habilidades conceituais; processam enorme quantidade de informação a respeito tanto do ambiente interno como do ambiente externo da organização; monitorar o ambiente de negócios.