ECONOMIA POLÍTICA - Capítulo 6

.

O movimento do capital não se reduz a sua rotação.

Separação do capital total em capitais específicos: industrial, bancário e comercial.
A concorrência é um importante componente da dinâmica do MPC.

A taxa de lucro não se identifica com a taxa de mais valia:

Taxa de mais valia:

          m
m´ = -----
          v


Taxa de lucro:

        m
p = -----
     c + v


A taxa de lucro é sempre inferior à taxa de mais valia. A rentabilidade de uma empresa é determinada pela sua taxa de lucro.

Migração do capital.

A dinâmica capitalista engendra uma tendência ao nivelamento das taxas de lucro, dando origem a uma taxa média de lucro.

O valor de troca de uma mercadoria se exprime pela fórmula c + v + m. A partir do momento em que o movimento do capital estabelece uma certa taxa média de lucro, as mercadorias deixam de ser vendidas pelo equivalente de seu valor (c + v + m); elas passam a ser vendidas pelo equivalente do capital investido (c e v) mais a taxa média de lucro (p’); a fórmula passa a ser c + v + p’ e expressa o que se denomina preço de produção.

Tendência à queda da taxa de lucro. O mesmo movimento que atende ao interesse particular de cada capitalista é o que colide com interesse do conjunto dos capitalistas. Um capitalista inovador introduz um método produtivo que reduz seus custos, mas vende o produto pelo preço de mercado. A pressão da concorrência obriga os outros capitalistas a adotarem o novo método; assim que ele está generalizado cai o preço de mercado e desaparece a vantagem obtida pelo capitalista inovador.

Na medida em que cada capitalista tende a maximizar seus lucros, a taxa de lucro tende a cair. A produção capitalista, no seu próprio desenvolvimento, engendra barreiras e obstáculos à sua expansão.