PLANO DE ENSINO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: TRABALHO E
SOCIABILIDADE
CÓDIGO: SER8065
CARGA HORÁRIA: 60HS
PROFESSOR: RENATO DOS SANTOS
VELOSO
EMENTA
A centralidade do trabalho na constituição da sociabilidade humana na
sociedade capitalista. A produção socializada e apropriação privada de
processos de trabalho. Trabalho produtivo e improdutivo. A polêmica da crise da
sociedade do trabalho e a metamorfose do trabalho. O trabalho na
contemporaneidade.
Ao final desta Disciplina, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Compreender
os principais fundamentos do debate sobre o trabalho e seu significado
ontológico, dentro da matriz teórica marxista, realçando as diferenças que tal
categoria possui do ponto de vista econômico e social.
UNIDADES COMPONENTES DA
DISCIPLINA
Unidade 1 - Significado
Ontológico do Trabalho
Unidade 2 - A construção da
sociabilidade por meio do trabalho
Unidade 3 - O trabalho e a
sociabilidade capitalista
Unidade 4 - Desafios do
mundo do trabalho na atualidade
VISÃO DETALHADA DAS
UNIDADES
UNIDADE 1
Significado
Ontológico do Trabalho l
OBJETIVOS DA UNIDADE 1
Ao final desta Unidade,
espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Perceber a importância da categoria trabalho
para a constituição histórica do ser social e para a emancipação humana.
AULA 1.1 – Conteúdo:
Trabalho como categoria
central na constituição do ser social
AULA 1.2 – Conteúdo:
Trabalho,
teleologia e ser social
AULA 1.3 – Conteúdo:
A emancipação humana por
meio do trabalho
UNIDADE 2
A construção da
sociabilidade por meio do trabalho
OBJETIVOS DA UNIDADE 2
Ao final desta Unidade,
espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Compreender a relevância da categoria trabalho
para a construção da sociabilidade humana.
AULA 2.1 – Conteúdo:
Trabalho e
produção/reprodução social
AULA 2.2 – Conteúdo:
O
trabalho e os complexos sociais
AULA 2.3 – Conteúdo:
Trabalho e processos de objetivação e subjetivação
UNIDADE 3
O trabalho e a sociabilidade
capitalista
OBJETIVOS DA UNIDADE 3
Ao final desta Unidade,
espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Captar as tendências da presentes na
produção da sociabilidade capitalista baseada na exploração do trabalho.
AULA 3.1 – Conteúdo:
O
trabalho sob o capitalismo
AULA 3.2 – Conteúdo:
Processo de trabalho e processo de valorização
AULA 3.3 – Conteúdo:
Alienação,
estranhamento e exploração do trabalho
UNIDADE 4
Desafios do mundo do
trabalho na atualidade
OBJETIVOS DA UNIDADE 4
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Identificar
os principais dilemas presentes no mundo do trabalho na atualidade.
AULA 4.1 – Conteúdo:
Trabalho produtivo e
improdutivo
AULA 4.2 – Conteúdo:
Padrões produtivos e
formas de gestão do trabalho sob o capitalismo
AULA 4.3 – Conteúdo:
Desemprego, precarização
do trabalho e questão social
METODOLOGIA
A
disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas, permeadas pela
reflexão, problematização e discussão dos textos indicados nas referências
bibliográficas, sendo, portanto, fundamental a sua leitura prévia. Em caráter
complementar, serão produzidas, apresentadas e disponibilizadas ao aluno
sínteses de cada texto trabalhado, visando aprofundar e potencializar a
apreensão dos principais pontos de cada conteúdo. Embora se trate de uma
disciplina substancialmente teórica, será realizado um esforço no sentido de
articular seus conteúdos com o debate profissional do Serviço Social,
especialmente nos seus aspectos éticos, técnicos e instrumentais. As aulas
contarão, sempre que possível, com exemplos derivados de situações práticas,
que ilustrem os dilemas, polêmicas e desafios comuns ao cotidiano profissional
do assistente social. Espera-se, com isso, fomentar, junto ao aluno, a criação
de condições que lhe permitam detectar as relações entre a sociabilidade
capitalista baseada na exploração do trabalho e o significado da inserção do
Serviço Social no processo de produção e reprodução das relações sociais. Será
utilizada uma metodologia participativa em que os alunos poderão contribuir
ativamente para as discussões, estimulando uma abordagem crítica dos textos e
conteúdos trabalhados. A metodologia adotada enfatiza o conhecimento como um
processo coletivo, do qual participam, em níveis e graus diferenciados, os
diversos atores envolvidos. Pretende-se, também, estimular a participação dos alunos
em atividades científicas e culturais ocorridas na Universidade, visando, desta
forma, contribuir para o enriquecimento cada vez maior do seu processo de
formação profissional.
ATIVIDADES
DISCENTES
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÃO
O sistema de avaliação das disciplinas dos cursos presenciais da
Universidade Veiga de Almeida é realizado de duas formas:
A1 - Primeira Avaliação do Semestre, conteúdo parcial (anterior à data
da primeira avaliação).
A2 - Segunda avaliação, ênfase no conteúdo ministrado após a data da
primeira avaliação (A1).
A3 - Prova Final, conteúdo completo. Somente uma das
funções abaixo:
(a) Avaliação de 2ª chamada para o aluno que não fez A1 ou a A2 (apenas
uma delas).
(b) Avaliação para o aluno alcançar a média de aprovação 6,0 (seis);
(c) Avaliação optativa para o aluno melhorar sua média, substituindo
uma das avaliações com a menor nota (A1 ou A2)
A4 - Avaliação somativa das atividades desenvolvidas ao longo do
semestre. Havendo somente um único lançamento de grau ao final do semestre.
A avaliação do rendimento escolar é feita por meio de provas, testes e
trabalhos elaborados pelos professores das disciplinas em consonância com o
Projeto Pedagógico do curso.
Aprovação
O aluno será aprovado nas disciplinas, se atender as condições abaixo:
1. Alcançar o mínimo de frequência igual a 75% (setenta e cinco por
cento) das aulas previstas, no regime presencial;
2. Obtiver grau numérico igual ou superior a 6 (seis) na média
aritmética entre o primeiro grau de qualificação (A1) e o segundo grau de
qualificação (A2); essa média (M) será calculada por meio da seguinte fórmula:
M = (A1 + A2)/2
3. O aluno que não atender as condições estabelecidas no item “2”
poderá realizar uma terceira avaliação (A3), para obter o terceiro grau de
qualificação, que deverá ser igual ou superior a 5 (cinco). A nota de A3 irá
substituir a nota de menor valor da A1 ou A2, para poder gerar um novo cálculo
de média. Ou seja, na avaliação “A3” o aluno deverá obter grau igual ou
superior a 05 (cinco) para a nota ser considerada.
Exemplo:
A1 = 8 (Oito)
A2 = 4 (Quatro)
A3 = 6 (Seis)
No exemplo, a segunda avaliação (A2) será substituída pela terceira
avaliação (A3).
4. O aluno tem que obter o grau maior ou igual que 5 (cinco) em cada
uma duas avaliações (A1 e A2), caso contrário, deverá realizar A3 em
substituição à Avaliação de menor grau.
5. O aluno poderá substituir apenas uma avaliação pela A3 (seja por
causa de nota ou por falta).
6. Se obtiver grau inferior a 5,0 (cinco) nas duas avaliações (A1 e
A2), automaticamente, estará reprovado na disciplina.
7. O aluno que prestar avaliação A3 em conformidade com o item 3 será
considerado aprovado se obtiver grau numérico igual ou superior a 6 (seis) na
média entre A3 + (A1 ou A2);
8. No caso das disciplinas que tiverem uma única nota (A4), a aprovação
só ocorrerá se a nota de A4 for maior ou igual a 7 (sete). Não haverá
2ª. Chamada da Avaliação A4, pois trata-se de avaliação somativa.
9. As médias deverão ser calculadas com apenas uma casa decimal.
Segunda Chamada de Prova – A3
A segunda chamada de prova foi substituída pela A3. O aluno que faltar
uma das avaliações, A1 ou A2, terá o direito de fazer a A3 para substituir a
prova não realizada, caso sua outra avaliação (A1 ou A2) não tenha sido
inferior a 05 (cinco).
Casos Especiais
A aluna gestante e os alunos, em geral, de acordo com os casos
previstos em Lei, terão direito a um regime especial de avaliação, desde que
requerido por meio de Protocolo, no Setor de Atendimento da Secretaria do seu
Campus, com a documentação exigida.
Revisão de Prova
O aluno que porventura discordar do grau atribuído pelo professor em
uma determinada avaliação (A1 e/ou A2), poderá solicitar revisão da prova,
diretamente ao professor da turma-disciplina em que está inscrito, até uma
semana após a data de divulgação da respectiva nota de cada avaliação.
Para a revisão das provas de “A3” o aluno deverá,
deverá solicitar a revisão no Setor de Atendimento Secretaria Setorial de seu
Campus, via protocolo com as devidas justificativas por escrito, dentro dos
prazos previstos no Calendário Escolar.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? São Paulo: Cortez,
1999.
LESSA, S. O
processo de produção/reprodução social: trabalho e sociabilidade. In Capacitação em Serviço Social e Política
Social. Módulo 2: Reprodução Social, Trabalho e Serviço Social. Brasília:
UnB, Centro de Educação Aberta, Continuada a Distância, 1999. p. 20-33.
MARX, K.
Processo de Trabalho e processo de produzir mais valia. In ______. O
Capital. Crítica da Economia Política. Livro I. 2a ed. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. cap. 5, p. 201-223.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
ANTUNES,
R. Século XXI: Nova Era da Precarização Estrutural do Trabalho? In ANTUNES, R.;
BRAGA, R. (Org.). Infoproletários:
degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009. p.231-238.
GRANEMANN,
S. O processo de produção e reprodução social: trabalho e sociabilidade. In Serviço Social: direitos sociais e
competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. p. 223-238.
HARVEY,
D. “Do Fordismo à acumulação flexível”. In ______. Condição Pós-Moderna. 6ª ed. São Paulo: Loyola, 1996. cap. 9, p.
135-162.