PLANO
DE ENSINO
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: ECONOMIA POLITICA
CÓDIGO: ADM 8110
CARGA HORÁRIA: 60 H
PROFESSOR: RENATO VELOSO
EMENTA:
Estudos de conceitos básicos; Origens; e
Introdução à Economia Política. Caracterização dos aspectos jurídicos, do pensamento
econômico e sua evolução. Divisões da Ciência Econômica, Conceitos
fundamentais. Reflexões sobre a intervenção do Estado na Economia e sobre temas
atuais.
Analisar noções gerais de Economia
enquanto ciência inserida no contexto político-social.
Reconhecer a importância desta
disciplina tanto para a atividade profissional quanto para o exercício da
cidadania plena do estudante.
UNIDADES COMPONENTES DA
DISCIPLINA
Unidade 1:
A
Economia Política como Ciência e seus aspectos jurídicos
Unidade 2:
Evolução
histórica das Ideias Econômicas
Unidade 3:
Divisão
e conceituação da Economia Política
Unidade 4:
Problemas
atuais da Economia. Da Ordem Econômica e Financeira na Constituição.
VISÃO
DETALHADA DAS UNIDADES
UNIDADE 1
Economia como ciência e seus
aspectos jurídicos
OBJETIVOS DA UNIDADE 1
Explicar o surgimento da economia.
Destacar as principais categorias
econômicas e seus aspectos sociais e jurídicos.
Conteúdo:
1.1 A Economia Politica
Clássica.
1.2 A critica da Economia Política.
A Economia Politica Marxista. Trabalho, sociedade e valor
1.3 A comunidade primitiva e o excedente econômico
UNIDADE 2
Evolução histórica das ideias
econômicas.
OBJETIVOS DA UNIDADE 2
Distinguir os processos históricos,
sociais e econômicos que determinaram a evolução das ideias econômicas.
Conteúdo:
2.1 Forças produtivas, relações
de produção e modos de produção.
Produção, distribuição e consumo.
2.2 O escravismo e o feudalismo.
A crise do feudalismo e a Revolução Burguesa.
2.3 Produção de Mercadorias e
modo de produção capitalista. A acumulação primitiva. Valor e dinheiro.
UNIDADE 3
Divisão e Conceituação da
Economia Política
OBJETIVOS DA UNIDADE 3:
Identificar as principais categorias
analíticas da economia política.
Conceituar as principais categorias
analíticas da economia política.
Conteúdo:
3.1 Modo de produção capitalista. Lucro. A produção capitalista.
Salário. Trabalho Produtivo. Trabalho Improdutivo.
3.2 Distribuição da renda nacional. Concentração e centralização. Mais
valia, lucro e queda da taxa de lucro. As crises e as contradições do
capitalismo. As crises capitalistas e o ciclo econômico. As crises: a
pluricausalidade e função.
3.3 O imperialismo. A indústria bélica. A fase clássica do
imperialismo. Os anos dourados da economia imperialista.
UNIDADE 4:
Problemas atuais da Economia. Da
ordem econômica financeira na Constituição.
OBJETIVOS DA UNIDADE 4
Sintetizar os principais elementos
constitutivos do capitalismo contemporâneo.
Apontar sua influencia na política
econômica brasileira a partir da Constituição de 1988.
Conteúdo:
4.1 O capitalismo contemporâneo. Os novos domínios do capital e
concentração de poder.
4.2 Neoliberalismo. Acumulação Flexível. Financeirização do Capital.
4.3 O mundo novo do capitalismo contemporâneo. Aspectos da politica econômica no Brasil: a
ordem financeira na Constituição de 1988.
METODOLOGIA DE ENSINO
A metodologia utilizada visa a preparar os alunos
para uma sociedade pluralista, em constante processo de transformação e
proporcionar uma educação preocupada com o desenvolvimento humano. Para tal, as
atividades propostas deverão favorecer a didática do aprender a aprender, a
reflexão, a construção e reconstrução do conhecimento além de proporcionar a
autonomia do estudante. Serão desenvolvidas aulas expositivas e
dialogadas; leitura dirigida e debates de artigos científicos; trabalhos em
grupo, seminários e estudos dirigidos.
ATIVIDADES DISCENTES
Realização de leituras dirigidas,
produção de resenhas a partir da bibliografia e apresentação de Seminário.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
O sistema de avaliação das disciplinas dos cursos presenciais da
Universidade Veiga de Almeida é realizado de duas formas:
A1 - Primeira Avaliação do Semestre, conteúdo parcial (anterior à data
da primeira avaliação).
A2 - Segunda avaliação, ênfase no conteúdo ministrado após a data da
primeira avaliação (A1).
A3 - Prova Final, conteúdo completo. Somente uma das
funções abaixo:
(a) Avaliação de 2ª chamada para o aluno que não fez A1 ou a A2 (apenas
uma delas).
(b) Avaliação para o aluno alcançar a média de aprovação 6,0 (seis);
(c) Avaliação optativa para o aluno melhorar sua média, substituindo
uma das avaliações com a menor nota (A1 ou A2)
A4 - Avaliação somativa das atividades desenvolvidas ao longo do semestre.
Havendo somente um único lançamento de grau ao final do semestre.
A avaliação do rendimento escolar é feita por meio de provas, testes e
trabalhos elaborados pelos professores das disciplinas em consonância com o
Projeto Pedagógico do curso.
Aprovação
O aluno será aprovado nas disciplinas, se atender as condições abaixo:
1. Alcançar o mínimo de frequência igual a 75% (setenta e cinco por
cento) das aulas previstas, no regime presencial;
2. Obtiver grau numérico igual ou superior a 6 (seis) na média
aritmética entre o primeiro grau de qualificação (A1) e o segundo grau de
qualificação (A2); essa média (M) será calculada por meio da seguinte fórmula:
M = (A1 + A2)/2
3. O aluno que não atender as condições estabelecidas no item “2”
poderá realizar uma terceira avaliação (A3), para obter o terceiro grau de
qualificação, que deverá ser igual ou superior a 5 (cinco). A nota de A3 irá
substituir a nota de menor valor da A1 ou A2, para poder gerar um novo cálculo
de média. Ou seja, na avaliação “A3” o aluno deverá obter grau igual ou
superior a 05 (cinco) para a nota ser considerada.
Exemplo:
A1 = 8 (Oito)
A2 = 4 (Quatro)
A3 = 6 (Seis)
No exemplo, a segunda avaliação (A2) será substituída pela terceira
avaliação (A3).
4. O aluno tem que obter o grau maior ou igual que 5 (cinco) em cada
uma duas avaliações (A1 e A2), caso contrário, deverá realizar A3 em
substituição à Avaliação de menor grau.
5. O aluno poderá substituir apenas uma avaliação pela A3 (seja por
causa de nota ou por falta).
6. Se obtiver grau inferior a 5,0 (cinco) nas duas avaliações (A1 e
A2), automaticamente, estará reprovado na disciplina.
7. O aluno que prestar avaliação A3 em conformidade com o item 3 será
considerado aprovado se obtiver grau numérico igual ou superior a 6 (seis) na
média entre A3 + (A1 ou A2);
8. No caso das disciplinas que tiverem uma única nota (A4), a aprovação
só ocorrerá se a nota de A4 for maior ou igual a 7 (sete). Não haverá
2ª. Chamada da Avaliação A4, pois trata-se de avaliação somativa.
9. As médias deverão ser calculadas com apenas uma casa decimal.
Segunda Chamada de Prova – A3
A segunda chamada de prova foi substituída pela A3. O aluno que faltar
uma das avaliações, A1 ou A2, terá o direito de fazer a A3 para substituir a
prova não realizada, caso sua outra avaliação (A1 ou A2) não tenha sido
inferior a 05 (cinco).
Casos Especiais
A aluna gestante e os alunos, em geral, de acordo com os casos
previstos em Lei, terão direito a um regime especial de avaliação, desde que
requerido por meio de Protocolo, no Setor de Atendimento da Secretaria do seu
Campus, com a documentação exigida.
Revisão de Prova
O aluno que porventura discordar do grau atribuído pelo professor em
uma determinada avaliação (A1 e/ou A2), poderá solicitar revisão da prova,
diretamente ao professor da turma-disciplina em que está inscrito, até uma
semana após a data de divulgação da respectiva nota de cada avaliação.
Para a revisão das provas de “A3” o aluno deverá, deverá solicitar a
revisão no Setor de Atendimento Secretaria Setorial de seu Campus, via
protocolo com as devidas justificativas por escrito, dentro dos prazos
previstos no Calendário Escolar.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
HUBERMANN, L. História da
Riqueza do Homem – do Feudalismo ao século XXI. 22ª edição. São Paulo: LTC,
2010.
NETTO,
J. P. e BRAZ, M. Economia Política: uma introdução crítica.
8a.ed. São
Paulo; Cortez Editora, 2012.
RIBEIRO, J. U. Política. Quem manda, por que manda, como
manda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DE MATTOS, L. “Marshall e os críticos à economia política clássica”. In Revista de Economia Política. São
Paulo: Editora 34, 2010.
GRAÇA, João
Carlos e LOPES, João Carlos. “Complexidade, interdependência e autonomia em
sistemas econômicos e sociais”. In Revista Crítica de Ciências Sociais
[Online], nº90, 2010. Disponível em http://rccs.revues.org/1777, acessado
em 26 de setembro de 2013.
MARX, KARL. A Lei Geral da Acumulação
Capitalista. In O Capital. Contribuição
a Crítica da Economia Política. Livro 1, volume 2. São Paulo: Boitempo, 2013.
SINGER, Paul. Curso de introdução a Economia Política. Rio de Janeiro: Forense.
2006.
MORAIS, L. “Da economia política à política econômica: o
novo-desenvolvimentismo e o governo Lula”. In Revista de Economia Política. São Paulo: Editora 34, 2011
CRONOGRAMA
DETALHADO
Fevereiro
Aula
|
Conteúdo
|
1
|
Apresentação e discussão
do plano de ensino
|
2
|
O surgimento
da Economia Política e a transformação da Economia em disciplina autônoma e
especializada
|
Março
Aula
|
Conteúdo
|
1
|
Categorias da
Economia Política: a comunidade primitiva e o excedente econômico
|
2
|
A transição
entre modos de produção: o escravismo e o feudalismo
|
3
|
Modo de
produção e formação econômico-social
|
4
|
Primeira avaliação – A1
|
Abril
1
|
Vista de Prova e Revisão
da Matéria
|
2
|
Mercadoria:
valor de uso e valor de troca
|
3
|
Produção Mercantil Simples
e Produção Mercantil Capitalista
|
Maio
Aula
|
Conteúdo
|
1
|
A circulação
capitalista: a mercadoria como “célula econômica da sociedade”
|
2
|
A produção
capitalista: produção de mais-valia e repartição da mais-valia
|
3
|
A reprodução
ampliada: a acumulação de capital
|
4
|
A Rotação do Capital
|
Junho
Aula
|
Conteúdo
|
1
|
As
contradições do capitalismo e as suas crises
|
2
|
Segunda avaliação – A2
|
3
|
Vista de Prova e revisão
da Matéria
|
4
|
Avaliação Final – A3
|
Observações:
Considerando a Copa do Mundo e os Jogos no Maracanã, é possível haver
alterações nas datas das aulas e avaliações.
As indicações dos conteúdos são sugestões. Pode haverá alterações a
critério do professor.