PLANO DE ENSINO - ECONOMIA POLÍTICA

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PLANO DE ENSINO
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: ECONOMIA POLITICA
CÓDIGO: ADM 8110
CARGA HORÁRIA: 60 H
PROFESSOR: RENATO VELOSO


EMENTA:

Estudos de conceitos básicos; Origens; e Introdução à Economia Política. Caracterização dos aspectos jurídicos, do pensamento econômico e sua evolução. Divisões da Ciência Econômica, Conceitos fundamentais. Reflexões sobre a intervenção do Estado na Economia e sobre temas atuais.

OBJETIVO DA DISCIPLINA:

Analisar noções gerais de Economia enquanto ciência inserida no contexto político-social.
Reconhecer a importância desta disciplina tanto para a atividade profissional quanto para o exercício da cidadania plena do estudante.

UNIDADES COMPONENTES DA DISCIPLINA

Unidade 1:
A Economia Política como Ciência e seus aspectos jurídicos

Unidade 2:
Evolução histórica das Ideias Econômicas

Unidade 3:
Divisão e conceituação da Economia Política

Unidade 4:
Problemas atuais da Economia. Da Ordem Econômica e Financeira na Constituição.

VISÃO DETALHADA DAS UNIDADES
UNIDADE 1
Economia como ciência e seus aspectos jurídicos

OBJETIVOS DA UNIDADE 1
Explicar o surgimento da economia.
Destacar as principais categorias econômicas e seus aspectos sociais e jurídicos.

Conteúdo:
1.1 A Economia Politica Clássica.
1.2 A  critica da Economia Política. A Economia Politica Marxista. Trabalho, sociedade e valor
1.3 A comunidade primitiva e o excedente econômico

UNIDADE 2
Evolução histórica das ideias econômicas.

OBJETIVOS DA UNIDADE 2
Distinguir os processos históricos, sociais e econômicos que determinaram a evolução das ideias econômicas.

Conteúdo:
2.1 Forças produtivas, relações de produção e modos de produção.   Produção, distribuição e consumo.
2.2 O escravismo e o feudalismo. A crise do feudalismo e a Revolução Burguesa.
2.3 Produção de Mercadorias e modo de produção capitalista. A acumulação primitiva. Valor e dinheiro.

UNIDADE 3
Divisão e Conceituação da Economia Política

OBJETIVOS DA UNIDADE 3:
Identificar as principais categorias analíticas da economia política.
Conceituar as principais categorias analíticas da economia política.

Conteúdo:
3.1 Modo de produção capitalista. Lucro. A produção capitalista. Salário. Trabalho Produtivo. Trabalho Improdutivo.
3.2 Distribuição da renda nacional. Concentração e centralização. Mais valia, lucro e queda da taxa de lucro. As crises e as contradições do capitalismo. As crises capitalistas e o ciclo econômico. As crises: a pluricausalidade e função.
3.3 O imperialismo. A indústria bélica. A fase clássica do imperialismo. Os anos dourados da economia imperialista.


UNIDADE 4:
Problemas atuais da Economia. Da ordem econômica financeira na Constituição.

OBJETIVOS DA UNIDADE 4
Sintetizar os principais elementos constitutivos do capitalismo contemporâneo.
Apontar sua influencia na política econômica brasileira a partir da Constituição de 1988.

Conteúdo:
4.1 O capitalismo contemporâneo. Os novos domínios do capital e concentração de poder.
4.2 Neoliberalismo. Acumulação Flexível. Financeirização do Capital.
4.3 O mundo novo do capitalismo contemporâneo.  Aspectos da politica econômica no Brasil: a ordem financeira na Constituição de 1988.


METODOLOGIA DE ENSINO

A metodologia utilizada visa a preparar os alunos para uma sociedade pluralista, em constante processo de transformação e proporcionar uma educação preocupada com o desenvolvimento humano. Para tal, as atividades propostas deverão favorecer a didática do aprender a aprender, a reflexão, a construção e reconstrução do conhecimento além de proporcionar a autonomia do estudante.  Serão desenvolvidas aulas expositivas e dialogadas; leitura dirigida e debates de artigos científicos; trabalhos em grupo, seminários e estudos dirigidos.


ATIVIDADES DISCENTES
Realização de leituras dirigidas, produção de resenhas a partir da bibliografia e apresentação de Seminário.


PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

O sistema de avaliação das disciplinas dos cursos presenciais da Universidade Veiga de Almeida é realizado de duas formas:
A1 - Primeira Avaliação do Semestre, conteúdo parcial (anterior à data da primeira avaliação).
A2 - Segunda avaliação, ênfase no conteúdo ministrado após a data da primeira avaliação (A1).
A3 - Prova Final, conteúdo completo. Somente uma das funções abaixo:
(a) Avaliação de 2ª chamada para o aluno que não fez A1 ou a A2 (apenas uma delas).
(b) Avaliação para o aluno alcançar a média de aprovação 6,0 (seis);
(c) Avaliação optativa para o aluno melhorar sua média, substituindo uma das avaliações com a menor nota (A1 ou A2)

A4 - Avaliação somativa das atividades desenvolvidas ao longo do semestre. Havendo somente um único lançamento de grau ao final do semestre.
A avaliação do rendimento escolar é feita por meio de provas, testes e trabalhos elaborados pelos professores das disciplinas em consonância com o Projeto Pedagógico do curso.

Aprovação
O aluno será aprovado nas disciplinas, se atender as condições abaixo:
1. Alcançar o mínimo de frequência igual a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas previstas, no regime presencial;
2. Obtiver grau numérico igual ou superior a 6 (seis) na média aritmética entre o primeiro grau de qualificação (A1) e o segundo grau de qualificação (A2); essa média (M) será calculada por meio da seguinte fórmula:

M = (A1 + A2)/2

3. O aluno que não atender as condições estabelecidas no item “2” poderá realizar uma terceira avaliação (A3), para obter o terceiro grau de qualificação, que deverá ser igual ou superior a 5 (cinco). A nota de A3 irá substituir a nota de menor valor da A1 ou A2, para poder gerar um novo cálculo de média. Ou seja, na avaliação “A3” o aluno deverá obter grau igual ou superior a 05 (cinco) para a nota ser considerada.

Exemplo:
A1 = 8 (Oito)
A2 = 4 (Quatro)
A3 = 6 (Seis)
No exemplo, a segunda avaliação (A2) será substituída pela terceira avaliação (A3).

4. O aluno tem que obter o grau maior ou igual que 5 (cinco) em cada uma duas avaliações (A1 e A2), caso contrário, deverá realizar A3 em substituição à Avaliação de menor grau.
5. O aluno poderá substituir apenas uma avaliação pela A3 (seja por causa de nota ou por falta).
6. Se obtiver grau inferior a 5,0 (cinco) nas duas avaliações (A1 e A2), automaticamente, estará reprovado na disciplina.
7. O aluno que prestar avaliação A3 em conformidade com o item 3 será considerado aprovado se obtiver grau numérico igual ou superior a 6 (seis) na média entre A3 + (A1 ou A2);
8. No caso das disciplinas que tiverem uma única nota (A4), a aprovação só ocorrerá se a nota de A4 for maior ou igual a 7 (sete). Não haverá 2ª. Chamada da Avaliação A4, pois trata-se de avaliação somativa.
9. As médias deverão ser calculadas com apenas uma casa decimal.

Segunda Chamada de Prova – A3

A segunda chamada de prova foi substituída pela A3. O aluno que faltar uma das avaliações, A1 ou A2, terá o direito de fazer a A3 para substituir a prova não realizada, caso sua outra avaliação (A1 ou A2) não tenha sido inferior a 05 (cinco).

Casos Especiais

A aluna gestante e os alunos, em geral, de acordo com os casos previstos em Lei, terão direito a um regime especial de avaliação, desde que requerido por meio de Protocolo, no Setor de Atendimento da Secretaria do seu Campus, com a documentação exigida.

Revisão de Prova

O aluno que porventura discordar do grau atribuído pelo professor em uma determinada avaliação (A1 e/ou A2), poderá solicitar revisão da prova, diretamente ao professor da turma-disciplina em que está inscrito, até uma semana após a data de divulgação da respectiva nota de cada avaliação.

Para a revisão das provas de “A3” o aluno deverá, deverá solicitar a revisão no Setor de Atendimento Secretaria Setorial de seu Campus, via protocolo com as devidas justificativas por escrito, dentro dos prazos previstos no Calendário Escolar.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HUBERMANN, L. História da Riqueza do Homem – do Feudalismo ao século XXI. 22ª edição. São Paulo: LTC, 2010.
NETTO, J. P. e BRAZ, M. Economia Política: uma introdução crítica. 8a.ed. São Paulo; Cortez Editora, 2012.

RIBEIRO, J. U. Política. Quem manda, por que manda, como manda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DE MATTOS, L. “Marshall e os críticos à economia política clássica”. In Revista de Economia Política. São Paulo: Editora 34, 2010.

GRAÇA, João Carlos e LOPES, João Carlos. “Complexidade, interdependência e autonomia em sistemas econômicos e sociais”. In Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], nº90, 2010. Disponível em http://rccs.revues.org/1777, acessado em 26 de setembro de 2013.

MARX, KARL. A Lei Geral da Acumulação Capitalista. In O Capital. Contribuição a Crítica da Economia Política. Livro 1, volume 2. São Paulo: Boitempo, 2013.

SINGER, Paul. Curso de introdução a Economia Política. Rio de Janeiro: Forense. 2006.

MORAIS, L. “Da economia política à política econômica: o novo-desenvolvimentismo e o governo Lula”. In Revista de Economia Política. São Paulo: Editora 34, 2011


CRONOGRAMA DETALHADO

Fevereiro

Aula
Conteúdo
1
Apresentação e discussão do plano de ensino
2
O surgimento da Economia Política e a transformação da Economia em disciplina autônoma e especializada

Março

Aula
Conteúdo
1
Categorias da Economia Política: a comunidade primitiva e o excedente econômico
2
A transição entre modos de produção: o escravismo e o feudalismo
3
Modo de produção e formação econômico-social
4
Primeira avaliação – A1

Abril

1
Vista de Prova e Revisão da Matéria
2
Mercadoria: valor de uso e valor de troca
3
Produção Mercantil Simples e Produção Mercantil Capitalista


Maio

Aula
Conteúdo
1
A circulação capitalista: a mercadoria como “célula econômica da sociedade”
2
A produção capitalista: produção de mais-valia e repartição da mais-valia
3
A reprodução ampliada: a acumulação de capital
4
A Rotação do Capital

Junho

Aula
Conteúdo
1
As contradições do capitalismo e as suas crises
2
Segunda avaliação – A2
3
Vista de Prova e revisão da Matéria
4
Avaliação Final – A3


Observações:
Considerando a Copa do Mundo e os Jogos no Maracanã, é possível haver alterações nas datas das aulas e avaliações.
As indicações dos conteúdos são sugestões. Pode haverá alterações a critério do professor.