Princípios de Gestão - Capítulo 23

.

DESENHO ORGANIZACIONAL: entender a forma de organização; configuração global do cargos e inter-relações entre as funções dentro de uma organização.
Desenho organizacional pode ser representado por meio de um organograma.
Organograma: retrato ou mapa de uma organização.

Desenho burocrático: burocracia; conjunto de diretrizes que, se seguidas, resultariam em organizações eficientes e eficazes; criação de um sistema de autoridade formal e legítimo.
Diretrizes da burocracia: Divisão de trabalho;
Conjunto coerente de regras;
Regras impessoais e rigidamente impostas;
Clara cadeia de comando: todos devem se reportar a um, e somente um, supervisor direto;
Os negócios precisam ser conduzidos de maneira impessoal;
As promoções dentro da organização devem basear-se na perícia técnica e no desempenho;
Registros cuidadosos devem ser mantidos.
O termo burocracia passou a conotar tomada de decisões rotineiras e lentas.
Desenho do Sistema 4

Elementos situacionais que afetam o desenho apropriado de uma organização: tamanho, tecnologia, ambiente.
Cabe ao gerente analisar efetivamente estes três fatores e combiná-los ao desenho da organização.
Desenho funcional – Formato U; baseia-se na departamentalização funcional; abordagem unitária ou uniforme para o desenho; uso de especialização funcional; coordenação centralizada;
Desenho conglomerado – Formato H: encontrado em uma organização que cresceu por meio do desenvolvimento de linhas de produto novas; holding companies de grupos de diversos produtos.
Desenho divisional – Formato M: características multidivisionais; popular em organizações multinacionais; combina uma abordagem de departamentalização por produtos com estratégia de unidade estratégica de negócios; cada divisão tem seu próprio mercado, competidores, seus próprios fornecedores, campanhas publicitárias.
Desenho matricial: sobreposição de departamentalização por produtos em uma departamentalização funcional ou locacional existente; flexível; melhora a motivação; promove o desenvolvimento de recursos humanos.
Cultura corporativa: experiências, histórias, crenças, normas e ações compartilhadas que caracterizam uma organização e influenciam seu desenho.
Determinantes da cultura: valores, história, visão.
Componentes da cultura: experiências compartilhadas, histórias compartilhadas, crenças compartilhadas, normas compartilhadas, ações compartilhadas.
Consequências da cultura: causa impacto na eficácia organizacional; constitui um guia para a ação dos funcionários.
 Aspectos da cultura: criar e transmitir uma cultura clara, forte e não arrogante; deve fazer parte da estratégia; deve ser adaptável para responder a mudanças no ambiente da organização.