TRABALHO E SOCIABILIDADE - TEXTO 1 - MARX, K.

.
MARX, Karl. O Capital. Crítica da Economia Política. Livro I. 2a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971 (Cap.V).

TRABALHO – processo de que participam o homem e a natureza; processo em que o ser humano, com sua própria ação, impulsiona, regula e controla seu intercÂmbio material com a natureza. Defronta-se com a natureza como uma de suas forças. Põe em movimento as forças naturais de seu corpo, braços e pernas, cabeça e mãos, a fim de apropriar-se dos recursos da natureza, imprimindo-lhes forma útil à vida humana. Atuando assim sobre a natureza externa e modificando-a, ao mesmo tempo modifica sua própria natureza. Desenvolve as potencialidades nela adormecidas e submete ao seu domínio o jogo das forças naturais.

TRABALHO SOB FORMA EXCLUSIVAMENTE HUMANA.

“Uma aranha executa operações semelhantes às do tecelão, e a abelha supera mais de um arquiteto ao construir sua colméia. Mas o que distingue o pior arquiteto da melhor abelha é que ele figura na mente sua construção antes de transforma-la em realidade. No fim do processo do trabalho, aparece um resultado que já existia antes idealmente na imaginação do trabalhador. Ele não transforma apenas o material sobre o qual opera; ele imprime ao material o projeto que tinha conscientemente em mira...”.

Elementos componentes do processo de trabalho:
1) a atividade adequada a um fim, o próprio trabalho;
2) a matéria a que se aplica o trabalho, o objeto de trabalho;
3) os meios de trabalho, o instrumental de trabalho.

No processo de trabalho, a atividade do homem opera uma transformação, subordinada a um determinado fim, no objeto sobre que atua por meio do instrumental de trabalho. O produto é um valor de uso, um material da natureza adaptado às necessidades humanas através da mudança de forma (p.205).

O processo de trabalho é uma atividade dirigida com o fim de criar valores de uso, de apropriar os elementos naturais às necessidades humanas; é condição necessária do intercâmbio material entre o homem e a natureza; é condição natural eterna da vida humana.

Processo de Trabalho no capitalismo - produção de mercadorias; produz valores de uso apenas por serem detentores de valor de troca. Dois objetivos:

1) produzir um valor de uso que tenha um valor de troca, um artigo destinado a venda, uma mercadoria.

2) produzir uma mercadoria de valor mais elevado que o valor conjunto das mercadorias necessárias para produzi-la; produzir valor excedente; mais valia.

Valor - trabalho socialmente necessário.

Valor de uso e valor de troca da força de trabalho.