Princípios de Gestão - Capítulo 22

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Processo de Organização: criar novas tarefas, agrupá-las sob novas funções administrativas e delegar autoridade a esses gerentes;  novas circunstâncias, oportunidades e ameaças sempre levam a modificações e ajustes na organização.
Componentes e conceitos fundamentais da organização:
Desenhar tarefas: especialização de tarefas; agrupá-las em categorias significativas; departamentalização; facilita a supervisão e coordenação.
Autoridade e responsabilidade: delegação; descentralização.
Organizar para obter eficácia grupal.
Desenho de tarefas: processo de determinar quais procedimentos e operações devem ser executados pelos empregados em cada função.
Especialização de tarefas: vantagens e desvantagens; permite a cada empregado tornar-se um especialista; permite aos gerentes exercer maior controle sobre os empregados; facilita o desenvolvimento de equipamentos e ferramentas que podem aumentar a eficiência; é possível haver superespecialização; tédio e insatisfação no trabalho.
Alternativas à especialização:
Rotação de tarefas: movimentar os funcionários sistematicamente de uma tarefa para outra; é usada como uma maneira de treinar os empregados em uma variedade de habilidades.
Ampliação de tarefas: adicionar mais atividades à tarefa.
Enriquecimento de tarefas: mais atividades para executar e mais liberdade de escolha em relação a como realizá-las.
Agrupamento de tarefas: agrupamento em conjuntos lógicos; tornam mais fácil coordenar e integrar atividades e, portanto, realizar as metas da organização; departamentalização; agrupamentos mais comuns: por função, por produto e por localização.
Departamentalização por função: agrupa empregados que estão envolvidos nas mesmas funções ou em funções muito similares; departamentalização funcional.
Departamentalização por produto ou por processo: agrupam todas as atividades associadas a produtos individuais ou grupos de produto ou processos estreitamente relacionados.
Departamentalização por localização
Departamentalizar por cliente
O tempo também serve como base para departamentalização; três turnos.
Determinação de como a autoridade e a responsabilidade serão gerenciadas; nível individual: delegação; nível organizacional: descentralização.
Delegação: processo por meio do qual o gerente atribui uma parte de sua tarefa àqueles que se reportam a ele.
Passos da delegação: designar a incumbência: o gerente define o dever dos empregados para executar uma tarefa.
Conceder a autoridade necessária para realizar a tarefa.
Criar responsabilidade: o membro do grupo incorre em uma obrigação de executar a tarefa.
Descentralização: resultado da máxima delegação em todas as partes da organização; centralização: poder e controle são sistematicamente mantidos no topo da organização.
Descentralização: quanto o ambiente é complexo e incerto; quando as decisões são relativamente de importância mais reduzida.
Centralização: quando o ambiente é mais estável; quando a matriz quer manter o controle; quando as decisões são mais significativas.
Descentralização: acelerar a tomada de decisões; garantir respostas rápidas.
Eficácia grupal: grupos envolvem uma rede complexa de inter-relações, e a complexidade dessa rede se eleva grandemente à medida que o grupo se torna maior.
Amplitude administrativa; “altura” da organização; grande amplitude administrativa: poucos níveis de administração – organização plana; pequena amplitude administrativa adiciona mais camadas de administração – organização vertical.
Organizações planas: maior comunicação entre a administração de nível superior e a de nível inferior; mais arejada, leve, eficiente e eficaz.
À redução do número de níveis em uma organização dá-se o nome de downsizing.
Fatores que influenciam a Eficácia Grupal:
- competência
- dispersão física
- preferências
- similaridade das tarefas
- existência de trabalho não relacionado a supervisão
- interação
- padronização
- frequência de novos problemas
Funções de linha: estão na cadeia de comando direto, com responsabilidade específica pela realização das metas da organização.

Funções staff: postos fora da cadeia de comando direto que têm natureza consultiva e de apoio; auxiliar os gerentes de linha.