Processo de Organização: criar novas tarefas, agrupá-las sob
novas funções administrativas e delegar autoridade a esses gerentes; novas circunstâncias, oportunidades e ameaças
sempre levam a modificações e ajustes na organização.
Componentes e conceitos fundamentais da organização:
Desenhar tarefas: especialização de tarefas; agrupá-las em
categorias significativas; departamentalização; facilita a supervisão e
coordenação.
Autoridade e responsabilidade: delegação; descentralização.
Organizar para obter eficácia grupal.
Desenho de tarefas: processo de determinar quais
procedimentos e operações devem ser executados pelos empregados em cada função.
Especialização de tarefas: vantagens e desvantagens; permite
a cada empregado tornar-se um especialista; permite aos gerentes exercer maior
controle sobre os empregados; facilita o desenvolvimento de equipamentos e
ferramentas que podem aumentar a eficiência; é possível haver
superespecialização; tédio e insatisfação no trabalho.
Alternativas à especialização:
Rotação de tarefas: movimentar os funcionários
sistematicamente de uma tarefa para outra; é usada como uma maneira de treinar
os empregados em uma variedade de habilidades.
Ampliação de tarefas: adicionar mais atividades à tarefa.
Enriquecimento de tarefas: mais atividades para executar e
mais liberdade de escolha em relação a como realizá-las.
Agrupamento de tarefas: agrupamento em conjuntos lógicos;
tornam mais fácil coordenar e integrar atividades e, portanto, realizar as
metas da organização; departamentalização; agrupamentos mais comuns: por
função, por produto e por localização.
Departamentalização por função: agrupa empregados que estão
envolvidos nas mesmas funções ou em funções muito similares;
departamentalização funcional.
Departamentalização por produto ou por processo: agrupam
todas as atividades associadas a produtos individuais ou grupos de produto ou
processos estreitamente relacionados.
Departamentalização por localização
Departamentalizar por cliente
O tempo também serve como base para departamentalização;
três turnos.
Determinação de como a autoridade e a responsabilidade serão
gerenciadas; nível individual: delegação; nível organizacional:
descentralização.
Delegação: processo por meio do qual o gerente atribui uma
parte de sua tarefa àqueles que se reportam a ele.
Passos da delegação: designar a incumbência: o gerente
define o dever dos empregados para executar uma tarefa.
Conceder a autoridade necessária para realizar a tarefa.
Criar responsabilidade: o membro do grupo incorre em uma
obrigação de executar a tarefa.
Descentralização: resultado da máxima delegação em todas as
partes da organização; centralização: poder e controle são sistematicamente
mantidos no topo da organização.
Descentralização: quanto o ambiente é complexo e incerto;
quando as decisões são relativamente de importância mais reduzida.
Centralização: quando o ambiente é mais estável; quando a
matriz quer manter o controle; quando as decisões são mais significativas.
Descentralização: acelerar a tomada de decisões; garantir
respostas rápidas.
Eficácia grupal: grupos envolvem uma rede complexa de
inter-relações, e a complexidade dessa rede se eleva grandemente à medida que o
grupo se torna maior.
Amplitude administrativa; “altura” da organização; grande amplitude
administrativa: poucos níveis de administração – organização plana; pequena
amplitude administrativa adiciona mais camadas de administração – organização
vertical.
Organizações planas: maior comunicação entre a administração
de nível superior e a de nível inferior; mais arejada, leve, eficiente e eficaz.
À redução do número de níveis em uma organização dá-se o
nome de downsizing.
Fatores que influenciam a Eficácia Grupal:
- competência
- dispersão física
- preferências
- similaridade das tarefas
- existência de trabalho não relacionado a supervisão
- interação
- padronização
- frequência de novos problemas
Funções de linha: estão na cadeia de comando direto, com
responsabilidade específica pela realização das metas da organização.
Funções staff: postos
fora da cadeia de comando direto que têm natureza consultiva e de apoio;
auxiliar os gerentes de linha.