FUNDAMENTOS III - IAMAMOTO - TEXTO 1

.

IAMAMOTO, Marilda Vilela e CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 1982 (parte 1, cap. 2).

O QUE É O SERVIÇO SOCIAL?

Protoformas x Profissão

SERVIÇO SOCIAL  ====>  REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS

SIGNIFICADO SOCIAL DA PROFISSÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA

REPRODUÇÃO DA TOTALIDADE DO PROCESSO SOCIAL

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL   ====>   INTERESSE DE CLASSES

Participa tanto dos mecanismos de dominação e exploração como, ao mesmo tempo e pela mesma atividade, da resposta às necessidades de sobrevivência da classes trabalhadora e da reprodução do antagonismo nesses interesses sociais, reforçando as contradições que constituem o móvel básico da história.

SERVIÇO SOCIAL   ====>   DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO

pano de fundo  ====>  desenvolvimento capitalista industrial e expansão urbana

“questão social” è a base de justificação do Serviço Social

A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação no cotidiano da vida social, da contradição entre proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção, mais além da caridade e repressão.

Estado  ====>  um dos maiores empregadores de Assistentes Sociais no Brasil.

Serviço Social  ====>  vinculado a iniciativas da Igreja

Assistente social   ====>  intelectual.

organizador, dirigente e técnico; coloca sua capacidade a serviço da criação de condições favoráveis à organização da própria classe a que se encontra vinculado.

Instrumento básico   ====>  linguagem

Serviços sociais   ====>  expressão de conquistas da classe trabalhadora

Serviço Social   ====>  atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle social e na difusão da ideologia da classe dominante junto à classe trabalhadora.

Criação de condições favorecedoras da reprodução da força de trabalho, através da mediação dos serviços sociais, previstos e regulados pela política social do Estado, que constituem o suporte material de uma ação de cunho educativo, exercido por esses agentes profissionais.

ASSISTENTE SOCIAL
INTERESSES DO CAPITAL
X
INTERESSES DOS TRABALHADORES

Instrumento auxiliar e subsidiário   ====>  organização social vigente.

Ação do AS: ação global de cunho sócio-educativo ou socializadora, voltada para mudanças na maneira de ser, de sentir, de ver e agir dos indivíduos, que busca a adesão dos sujeitos.

O AS atua no campo social a partir de aspectos particulares da situação de vida da classe trabalhadora, relativos a saúde, moradia etc. É a partir dessas expressões concretas das relações sociais no cotidiano da vida dos indivíduos e grupos que o profissional efetiva sua intervenção.

O AS pode limitar-se a responder às demandas do empregador, confirmando-lhe sua adesão, ou lançar-se no esforço coletivo junto à categoria, aliada aos demais profissionais e aos setores populares, de propor e efetivar uma direção alternativa àquela proposta pelos setores dominantes parta a intervenção técnica.

Busca de fundamentos científicos mais sólidos que orientem a atuação, ultrapassando a mera atividade técnica.