TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES - Plano de Ensino

.

PLANO DE ENSINO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO / CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Disciplina : Teoria das Organizações

EMENTA
Abordagem Clássica: Teoria da Administração Científica e Teoria Clássica. Abordagem Humanística: Teoria das Relações Humanas. Abordagem Behaviorista. Abordagem Estruturalista: Teoria da Burocracia e Teoria Estruturalista. Teoria dos Sistemas e Cibernética. Abordagem Contingencial. Teoria Neoclássica. Teoria do Desenvolvimento Organizacional. Novas abordagens.

OBJETIVO
Investigar o processo de elaboração do conhecimento científico, no campo da administração, a partir das escolas que constituíram sua base teórica. Estimular a reflexão crítica a respeito das teorias administrativas, suas vantagens e desvantagens na organização do trabalho. Discutir os limites e alcances da Teoria Geral da Administração na realidade brasileira.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I – Introdução à Teoria das Organizações
1.1 - A Administração e suas perspectivas
1.2 - Antecedentes Históricos da Administração
1.3 - Ciência, Teoria Organizacional e seus aspectos
1.4 - Teorias Organizacionais, Teorias Gerenciais e Teoria da Administração

UNIDADE II - Teorias Pré-Sistemas
2.1 - Abordagem Clássica: Teoria da Administração Científica e Teoria Clássica
2.2 - Abordagem Humanística: Teoria das Relações Humanas
2.3 - Abordagem Estruturalista: Teoria da Burocracia e Teoria Estruturalista
2.4 - Abordagem Behaviorista

UNIDADE III - Teoria Geral dos Sistemas e Teorias Pós-Sistemas
3.1 - Teoria Geral dos Sistemas
3.2 - Abordagem Contingencial
3.3 - Teoria Neoclássica
3.4 - Desenvolvimento Organizacional

UNIDADE IV - Novas abordagens
4.1 - A Era da Informação
4.2 - Qualidade Total
4.3 - Reengenharia
4.4 - Readministração

METODOLOGIA DE ENSINO

A disciplina será ministrada, basicamente, por meio de aulas expositivas, problematização e discussão de capítulos dos livros da bibliografia básica e complementar (sendo fundamental a leitura prévia), além de debates realizados em sala de aula. Buscar-se-á a utilização de uma metodologia participativa na qual os alunos contribuam para as discussões, estimulando uma abordagem crítica dos conteúdos trabalhados. A metodologia adotada deverá enfatizar o conhecimento como um processo coletivo, do qual participam, em níveis e graus diferentes, diversos atores. Podem ser sugeridas, também, atividades como análise de artigos de jornal, debate de filmes e estudo de casos em sala de aula, de forma a relacionar os conteúdos trabalhados às questões contemporâneas enfrentadas pelas organizações. Espera-se contar com a participação dos estudantes, cumprindo com as leituras e atividades indicadas. Pretende-se, ainda, estimular a participação dos alunos em atividades da Universidade, de forma a enriquecer cada vez mais seu processo de formação profissional.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARAVANTES, Geraldo et al. Administração: Teorias e Processo. Editora Pearson Education, 2005.

PECI, Alketa e SOBRAL, Filipe. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2008.
SILVA, Reinaldo O. da, Teorias da Administração. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. Editora Campus-Elsevier, 2006.

MOTTA, Fernando. Teoria das Organizações: evolução e critica. Editora Pioneira Thomson Learning, 2001.

MOTTA, Fernando C. Prestes & VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia. Teoria Geral da Administração. 2a ed. São Paulo: Thomson, 2002.

CRONOGRAMA

AGOSTO
Apresentação e discussão da disciplina e do Plano de Ensino
A Administração e suas perspectivas; Antecedentes Históricos da Administração
Ciência, Teoria Organizacional e seus aspectos; Teorias Organizacionais, Teorias Gerenciais e Teoria da Administração
Abordagem Clássica: Teoria da Administração Científica e Teoria Clássica

SETEMBRO
Abordagem Humanística: Teoria das Relações Humanas
Abordagem Estruturalista: Teoria da Burocracia e Teoria Estruturalista
Abordagem Behaviorista
A1

OUTUBRO
Entrega e Vista de Prova e Revisão da Matéria
Teoria Geral dos Sistemas
Abordagem Contingencial


NOVEMBRO
Teoria Neoclássica; Desenvolvimento Organizacional
A Era da Informação; Qualidade Total
Reengenharia; Readministração
A2

DEZEMBRO
Vista de Prova
A3