PLANO DE ENSINO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO / CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Disciplina : Teoria das OrganizaçõesEMENTA
Abordagem Clássica: Teoria da Administração Científica e Teoria Clássica. Abordagem Humanística: Teoria das Relações Humanas. Abordagem Behaviorista. Abordagem Estruturalista: Teoria da Burocracia e Teoria Estruturalista. Teoria dos Sistemas e Cibernética. Abordagem Contingencial. Teoria Neoclássica. Teoria do Desenvolvimento Organizacional. Novas abordagens.
OBJETIVO
Investigar o processo de elaboração do conhecimento
científico, no campo da administração, a partir das escolas que constituíram
sua base teórica. Estimular a reflexão crítica a respeito das teorias
administrativas, suas vantagens e desvantagens na organização do trabalho.
Discutir os limites e alcances da Teoria Geral da Administração na realidade
brasileira.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE
I – Introdução à Teoria das
Organizações
1.1
- A Administração e suas
perspectivas1.2 - Antecedentes Históricos da Administração
1.3 - Ciência, Teoria Organizacional e seus aspectos
1.4 - Teorias Organizacionais, Teorias Gerenciais e Teoria da Administração
UNIDADE II - Teorias Pré-Sistemas
2.1 - Abordagem Clássica: Teoria da Administração Científica e Teoria Clássica
2.2 - Abordagem Humanística: Teoria das Relações Humanas
2.3 - Abordagem Estruturalista: Teoria da Burocracia e Teoria Estruturalista
2.4 - Abordagem Behaviorista
UNIDADE
III - Teoria Geral dos Sistemas e Teorias
Pós-Sistemas
3.1
- Teoria Geral dos Sistemas3.2 - Abordagem Contingencial
3.3 - Teoria Neoclássica
3.4 - Desenvolvimento Organizacional
UNIDADE
IV - Novas abordagens
4.1
- A Era da Informação4.2 - Qualidade Total
4.3 - Reengenharia
4.4 - Readministração
METODOLOGIA DE ENSINO
A
disciplina será ministrada, basicamente, por meio de aulas expositivas,
problematização e discussão de capítulos dos livros da bibliografia básica e
complementar (sendo fundamental a leitura prévia), além de debates realizados
em sala de aula. Buscar-se-á a utilização de uma metodologia participativa na
qual os alunos contribuam para as discussões, estimulando uma abordagem crítica
dos conteúdos trabalhados. A metodologia adotada deverá enfatizar o conhecimento
como um processo coletivo, do qual participam, em níveis e graus diferentes,
diversos atores. Podem ser sugeridas, também, atividades como análise de artigos de
jornal, debate de filmes e estudo de casos em sala de aula, de forma a
relacionar os conteúdos trabalhados às questões contemporâneas enfrentadas
pelas organizações. Espera-se contar com a participação dos estudantes,
cumprindo com as leituras e atividades indicadas. Pretende-se,
ainda, estimular a participação dos alunos em atividades da Universidade, de
forma a enriquecer cada vez mais seu processo de formação profissional.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARAVANTES, Geraldo et al. Administração: Teorias e Processo.
Editora Pearson Education, 2005.
PECI, Alketa e SOBRAL, Filipe. Administração: Teoria e Prática no Contexto
Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2008.
SILVA, Reinaldo O. da, Teorias da Administração. São Paulo:
Pearson Prentice-Hall, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. Editora Campus-Elsevier, 2006.
MOTTA, Fernando. Teoria das Organizações: evolução e critica. Editora Pioneira Thomson Learning, 2001.
MOTTA, Fernando C. Prestes & VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia. Teoria Geral da Administração. 2a ed. São Paulo: Thomson, 2002.
CRONOGRAMA
AGOSTO
Apresentação e discussão da disciplina e do Plano de Ensino
A Administração e suas perspectivas; Antecedentes Históricos da Administração
Ciência, Teoria Organizacional e seus aspectos; Teorias Organizacionais, Teorias Gerenciais e Teoria da Administração
Abordagem Clássica: Teoria da Administração Científica e Teoria Clássica
SETEMBRO
Abordagem
Humanística: Teoria das Relações HumanasAbordagem Estruturalista: Teoria da Burocracia e Teoria Estruturalista
Abordagem Behaviorista
OUTUBRO
Entrega e Vista de Prova e Revisão da MatériaTeoria Geral dos Sistemas
Abordagem Contingencial
NOVEMBRO
Teoria
Neoclássica; Desenvolvimento OrganizacionalA Era da Informação; Qualidade Total
Reengenharia; Readministração
DEZEMBRO
Vista de ProvaA3