Teoria das Organizações - Aula 1

.
Conceitos Básicos:
Alerta: antes de mergulhar em disciplinas técnicas específicas que lhe ensinarão o know-how – o como fazer, há alguns conceitos fundamentais que servirão de base para sua ação posterior. (P.38)
¢Ciência significa tão-somente conhecer. Seu objetivo é descrever os fenômenos do mundo real.
¢Estaremos aptos a buscar explicações para esses fenômenos e predizer determinados fenômenos. (P.38)
¢Ciência Pura: descrição do fenômeno, à sua compreensão;
¢Quando utilizamos esse conhecimento para agir passamos para o campo das Ciências Aplicadas.
¢Ciência Social: investiga e explica aspectos da relação entre o indivíduo e a sociedade. (P.38)
¢O pressuposto é que existem regularidades na vida social que podem ser observadas e que, se podem ser observadas, também podem ser previstas e controladas.
¢Ideia de controle  está ligada ao conceito de Ciência Aplicada e não ao de Ciência Pura. (P. 38)
ØMetodologia Científica:
ØTeoria: Tentativa de associar e integrar os dados coletados através da experimentação e observação em um sistema explanatório compreensível. (P.39)
¢A Teoria da Organização é produto do século XX.
¢O Conceito de Organização
¢Weber: Grupo corporativo
¢Definiu como “uma relação social que, ou é fechada ou limita à admissão de forasteiros através de regras”, na medida em que essas normas ou regras são colocadas em prática pela ação de determinados indivíduos que ocupam posições de mando ou de chefia ou por um staff  administrativo. (p.41)
¢Três características:
¢1- O “grupo corporativo” é caracterizado por fronteiras ou limites específicos, na medida em que pessoas são impedidas de participar ou sua participação é sujeita a especificações muito clara. Existem membros e não-membros; (p.41)
¢2- Existe um conjunto de normas e regras a ser seguido por todos que participam do grupo e que definem condutas consideradas aceitáveis – ou não aceitáveis – de seus membros;
¢3- A ordem existente é legal (por oposição à convencional), na medida em que há uma diferença de poder entre os membros integrantes, existindo um subgrupo que decide exercer controle e administrar punições. (P. 41)
¢Caráter associativo, interesses comuns.
¢Para ter caráter associativo, ser efetivamente uma associação, deve apresentar duas características adicionais:
¢A) deve ter um caráter comunal, pois faz com que as pessoas se reúnam e se agreguem; é um sentimento de pertencimento ou de tradição compartilhada.
¢Weber exclui a família do grupo chamado organização, só para exemplificar. (p.41)
¢B) A segunda característica é que as atividades de uma organização sejam implementadas de maneira sistemática, e que os objetivos perseguidos por seus membros sejam relativamente específicos; (p.42)
¢Barnard: as organizações são um subsistema de um sistema mais amplo, que ele denominou sistemas cooperativos. Esses cooperativos criam os meios necessários para que certas limitações individuais possam ser superadas, sejam elas biológicas, físicas ou sociais. (p.42)
¢Já uma organização é um tipo de sistema cooperativo existente entre os homens e que se caracteriza por ser consciente, deliberado e com propósitos definidos.
¢É portanto, “um sistema de atividades ou forças, de duas ou mais pessoas, conscientemente coordenadas”.
¢Três elementos que considera essenciais: Comunicação entre os indivíduos participantes, a motivação para contribuir e o propósito comum. (p. 42)
¢Uma organização é:
¢“Um sistema de atividades pessoais ou forças conscientemente coordenadas”.
¢“Um grupo de pessoas que trabalham juntas, sob orientação de um líder, visando a consecução de um objetivo”.
¢“Uma integração impessoal, altamente racionalizada, de um grande número de especialistas que operam para atingir algum objetivo, e sobre a qual é importante uma estrutura de autoridade altamente elaborada”. (p.43)
¢“Organizações são unidades sociais (ou grupos humanos) deliberadamente construídos e reconstruídos para atingir objetivos específicos”. Corporações, exércitos, escolas, hospitais, igrejas e prisões estão incluídas; tribos, classes, grupos éticos, grupos de amizade e família estão excluídos. (p. 43)
¢As organizações são caracterizadas por:
¢A) divisão do trabalho, poder, responsabilidades pela comunicação, divisões que não são casual ou tradicionalmente estruturadas, mas deliberadamente planejadas para alcançar a realização de objetivos específicos; (p.43)
¢B) a presença de um ou mais centros de poder que controlam os esforços planejados da organização e os dirigem para os objetivos dela; esses centros de poder devem revisar continuamente o desempenho organizacional e repensar sua estrutura, quando necessário, para aumentar sua eficiência; (p.43)
¢C) substituição de pessoal, isto é, aqueles com desempenho não satisfatório podem ser removidos, e suas tarefas podem ser atribuídas a outros.
¢“Uma organização é uma unidade coordenada que consiste em pelo menos duas pessoas que funcionam conjuntamente para o alcance de um objetivo comum ou de um conjunto de objetivos”. (p.43)
¢Uma organização é um grupo humano, composto por especialistas que trabalham em conjunto em uma atividade comum”.
¢O Objetivo do estudo é o mesmo: as grandes organizações complexas. (p. 43)
¢Características de uma organização complexa:
¢Grande, em seu porte;
¢Formalização: estabelece certos controles e certas normas por meio de organogramas e do estabelecimento de políticas e diretrizes, cuja função é criar estabilidade e previsibilidade para que a organização possa funcionar; (p. 44)
¢Racionalidade: Estabelecimento de estrutura e de cargos com descrições específicas. Criar uma certa ordenação;
¢Hierarquia: Existência de diferentes níveis de autoridade e responsabilidade;
¢Especialização: Agrupamento de atividades executadas especificamente. Concentra-se sua atenção em uma única tarefa. (p.44)
¢Teorias organizacionais, Teorias Gerenciais e Teoria da Administração
¢Em sua quase totalidade são de origem anglo-saxônica – as expressões organization theory e management theory , que traduziremos por Teoria Organizacional e Teoria Gerencial, respectivamente. (p.48)
¢A teoria Organizacional é descritiva e/ou preditiva. Se preocupa com aquilo que uma organização é e o que ocorrerá sob certas espécies de arranjos interpessoais ou estruturais-interpessoais. Ela nos diz o que é e o que será. Ela não nos diz o que fazer. (p. 48)
¢Teoria Organizacional:
¢Um conjunto de afirmações relacionadas, hipóteses, sobre um conjunto de variáveis que descrevem os parâmetros da organização e, talvez, o comportamento organizacional, e/ou uma série de afirmações do tipo, se... Então que predizem o efeito de certos arranjos estruturais sobre o desempenho e o comportamento. (p.48)
¢A teoria Gerencial prescreve o que fazer para chegar a um determinado resultado ou para evitar uma determinada condição indesejável venha a ocorrer. (p.48)