FUNDAMENTOS 3 - Plano de Ensino

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PLANO DE ENSINO

SERVIÇO SOCIAL

Fund. Hist. e Teo-Met. do SS III

EMENTA

Recuperação da crítica reconceituada na crise da ditadura. Diferenciação, pluralismo e luta pela hegemonia na formação e na categoria profissional. O debate profissional nos anos 80: a questão da Metodologia, a temática dos movimentos sociais, das políticas sociais e da cidadania. A produção de conhecimentos profissionais nos anos 80. A agenda contemporânea do Serviço Social. O debate profissional na década de 90.

OBJETIVO

Proporcionar ao aluno o conhecimento dos pressupostos fundamentais que marcaram a historia do Serviço Social  a partir dos anos 80 e a agenda contemporânea da profissão marcada pela pressão que exerce a lógica neoliberal.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I - O Serviço Social sob a perspectiva de totalidade
1.1 - A análise do Serviço Social sob a perspectiva da totalidade
1.2 - O significado social da profissão na sociedade capitalista
1.3 - A apreensão da reprodução das relações sociais
1.4 - O caráter contraditório do exercício profissional

UNIDADE II - O processo de renovação do Serviço Social no Brasil
2.1 - A superação do Serviço Social tradicional
2.2 - O movimento de reconceptualização
2.3 - A renovação do Serviço Social no Brasil
2.4 - As tendências da renovação profissional

UNIDADE III - A relação com a tradição marxista
3.1 - Aproximações e distanciamentos entre Serviço Social e marxismo
3.2 - vertente conservadora e vertente revolucionária
3.3 - diferentes abordagens da questão social e da sociedade
3.4 - A crítica formal ao marxismo

UNIDADE IV - Desafios da década de 90, seus impactos para o Serviço Social, o projeto Ético-político profissional e a consolidação da perspectiva crítica
4.1 - A apreensão das novas expressões da questão social e a inserção profissional em processos de trabalho
4.2 - Os pressupostos para a análise da profissão na contemporaneidade;
4.3 - Valores e princípios fundamentais do Projeto Ético-Político Profissional
4.4 - Elementos que sintetizam o projeto profissional

METODOLOGIA DE ENSINO

A disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas, permeadas pela reflexão, problematização e discussão dos textos indicados nas referências bibliográficas, sendo, portanto, fundamental a sua leitura prévia. Em caráter complementar, serão produzidas, apresentadas e disponibilizadas ao aluno sínteses de cada texto trabalhado, visando aprofundar e potencializar a apreensão dos principais pontos de cada conteúdo. Será realizado um esforço no sentido de articular seus conteúdos com o debate profissional do Serviço Social, especialmente nos seus aspectos éticos, técnicos e instrumentais. As aulas contarão, sempre que possível, com exemplos derivados de situações práticas, que ilustrem os dilemas, polêmicas e desafios comuns ao cotidiano profissional do assistente social. Será utilizada uma metodologia participativa em que os alunos poderão contribuir ativamente para as discussões, estimulando uma abordagem crítica dos textos e conteúdos trabalhados. A metodologia adotada enfatiza o conhecimento como um processo coletivo, do qual participam, em níveis e graus diferenciados, os diversos atores envolvidos. Pretende-se, também, estimular a participação dos alunos em atividades científicas e culturais ocorridas na Universidade, visando, desta forma, contribuir para o enriquecimento cada vez maior do seu processo de formação profissional.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2010 (cap. 3).

NETTO, J. P. “O processo de renovação do Serviço Social”. In Ditadura e Serviço Social. 3a ed. São Paulo: Cortez, 1996, pp: 127-164.

YAZBEK, M. et al. O Serviço Social Brasileiro em Movimento: Fortalecendo a Profissão na Defesa de Direitos. In: Serviço Social & Sociedade, nº 95, Especial. São Paulo: Cortez, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

IAMAMOTO, M. V. “O Debate Contemporâneo da Reconceituação do Serviço Social: ampliação e aprofundamento do Marxismo”. In: O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.
FALEIROS, V. Estratégias em Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2007 (cap.4).

NETTO, J. P. “A construção do projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea”. In Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 1 – Brasília: CEAD/ABEPSS/CFESS, 1999.
CRONOGRAMA

AGOSTO
Apresentação e discussão do Plano de Ensino; Introdução aos Fundamentos do Serviço Social
A análise do Serviço Social sob a perspectiva da totalidade; A apreensão da reprodução das relações sociais
O significado social da profissão na sociedade capitalista
O caráter contraditório do exercício profissional
A superação do Serviço Social tradicional
O movimento de reconceptualização

SETEMBRO
A renovação do Serviço Social no Brasil; Feriado
A renovação do Serviço Social no Brasil
As tendências da renovação profissional
A perspectiva modernizadora; A reatualização do conservadorismo; A intenção de ruptura
Revisão da Matéria e P1

OUTUBRO
Vista de Prova; Exercício de Fixação
O paradigma da correlação de forças; Feriado
Aproximações e distanciamentos entre Serviço Social e marxismo; Vertente conservadora e vertente revolucionária
Diferentes abordagens da questão social e da sociedade; A crítica formal ao marxismo

NOVEMBRO
Transformações societárias e Serviço Social; Feriado
O Serviço Social e a defesa dos Direitos Sociais
Feriado; A produção teórica brasileira sobre os fundamentos do trabalho do assistente social
Projeto profissional, espaços ocupacionais e trabalho do assistente social na atualidade; Fatores sintetizadores do projeto profissional
Revisão da Matéria e P2

DEZEMBRO
Vista de P2, Revisão da Matéria e Segunda Chamada
Vista de Segunda Chamada, Revisão da Matéria e P6