PLANO DE ENSINO
SERVIÇO SOCIAL
Fund. Hist. e Teo-Met. do SS III
EMENTA
Recuperação da crítica
reconceituada na crise da ditadura. Diferenciação, pluralismo e luta pela
hegemonia na formação e na categoria profissional. O debate profissional nos
anos 80: a questão da Metodologia, a temática dos movimentos sociais, das
políticas sociais e da cidadania. A produção de conhecimentos profissionais nos
anos 80. A agenda contemporânea do Serviço Social. O debate profissional na
década de 90.
OBJETIVO
Proporcionar
ao aluno o conhecimento dos pressupostos fundamentais que marcaram a historia
do Serviço Social a partir dos anos 80 e
a agenda contemporânea da profissão marcada pela pressão que exerce a lógica
neoliberal.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE
I - O Serviço Social sob a
perspectiva de totalidade
1.1
- A análise do Serviço Social
sob a perspectiva da totalidade1.2 - O significado social da profissão na sociedade capitalista
1.3 - A apreensão da reprodução das relações sociais
1.4 - O caráter contraditório do exercício profissional
UNIDADE
II - O processo de renovação do Serviço Social no
Brasil
2.1
- A
superação do Serviço Social tradicional2.2 - O movimento de reconceptualização
2.3 - A renovação do Serviço Social no Brasil
2.4 - As tendências da renovação profissional
UNIDADE
III - A relação com a tradição marxista
3.1
- Aproximações e
distanciamentos entre Serviço Social e marxismo3.2 - vertente conservadora e vertente revolucionária
3.3 - diferentes abordagens da questão social e da sociedade
3.4 - A crítica formal ao marxismo
UNIDADE
IV - Desafios da década de 90, seus impactos para o
Serviço Social, o projeto Ético-político profissional e a consolidação da
perspectiva crítica
4.1
- A
apreensão das novas expressões da questão social e a inserção profissional em
processos de trabalho4.2 - Os pressupostos para a análise da profissão na contemporaneidade;
4.3 - Valores e princípios fundamentais do Projeto Ético-Político Profissional
4.4 - Elementos que sintetizam o projeto profissional
METODOLOGIA DE ENSINO
A disciplina será ministrada
por meio de aulas expositivas, permeadas pela reflexão, problematização e
discussão dos textos indicados nas referências bibliográficas, sendo, portanto,
fundamental a sua leitura prévia. Em caráter complementar, serão produzidas,
apresentadas e disponibilizadas ao aluno sínteses de cada texto trabalhado,
visando aprofundar e potencializar a apreensão dos principais pontos de cada
conteúdo. Será realizado um esforço no sentido de articular seus conteúdos com
o debate profissional do Serviço Social, especialmente nos seus aspectos
éticos, técnicos e instrumentais. As aulas contarão, sempre que possível, com exemplos
derivados de situações práticas, que ilustrem os dilemas, polêmicas e desafios
comuns ao cotidiano profissional do assistente social. Será utilizada uma
metodologia participativa em que os alunos poderão contribuir ativamente para
as discussões, estimulando uma abordagem crítica dos textos e conteúdos
trabalhados. A metodologia adotada enfatiza o conhecimento como um processo
coletivo, do qual participam, em níveis e graus diferenciados, os diversos
atores envolvidos. Pretende-se, também, estimular a participação dos alunos em
atividades científicas e culturais ocorridas na Universidade, visando, desta
forma, contribuir para o enriquecimento cada vez maior do seu processo de
formação profissional.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche:
capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2010
(cap. 3).
NETTO, J. P. “O processo de
renovação do Serviço Social”. In Ditadura
e Serviço Social. 3a ed. São Paulo: Cortez, 1996, pp: 127-164.
YAZBEK, M. et al. O Serviço Social Brasileiro em Movimento: Fortalecendo a Profissão na Defesa de Direitos. In: Serviço Social & Sociedade, nº 95, Especial. São Paulo: Cortez, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
IAMAMOTO, M. V.
“O Debate Contemporâneo da Reconceituação do Serviço Social: ampliação e
aprofundamento do Marxismo”. In: O
Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São
Paulo: Cortez, 1998.
FALEIROS, V. Estratégias
em Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2007 (cap.4).
NETTO, J. P. “A
construção do projeto ético-político do Serviço Social frente à crise
contemporânea”. In Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 1
– Brasília: CEAD/ABEPSS/CFESS, 1999.
CRONOGRAMA
AGOSTO
Apresentação e discussão do
Plano de Ensino; Introdução aos Fundamentos do Serviço SocialA análise do Serviço Social sob a perspectiva da totalidade; A apreensão da reprodução das relações sociais
O significado social da profissão na sociedade capitalista
O caráter contraditório do exercício profissional
A superação do Serviço Social tradicional
O movimento de reconceptualização
SETEMBRO
A
renovação do Serviço Social no Brasil; FeriadoA renovação do Serviço Social no Brasil
As tendências da renovação profissional
A perspectiva modernizadora; A reatualização do conservadorismo; A intenção de ruptura
Revisão da Matéria e P1
OUTUBRO
Vista
de Prova; Exercício de Fixação O paradigma da correlação de forças; Feriado
Aproximações e distanciamentos entre Serviço Social e marxismo; Vertente conservadora e vertente revolucionária
Diferentes abordagens da questão social e da sociedade; A crítica formal ao marxismo
NOVEMBRO
Transformações societárias e
Serviço Social; FeriadoO Serviço Social e a defesa dos Direitos Sociais
Feriado; A produção teórica brasileira sobre os fundamentos do trabalho do assistente social
Projeto profissional, espaços ocupacionais e trabalho do assistente social na atualidade; Fatores sintetizadores do projeto profissional
Revisão da Matéria e P2
DEZEMBRO
Vista
de P2, Revisão da Matéria e Segunda ChamadaVista de Segunda Chamada, Revisão da Matéria e P6