GESTÃO PÚBLICA - Teoria da Burocracia


TEORIA DA BUROCRACIA


Poder: relações de mando, capacidade de decisão, luta, antagonismos, possibilidade de utilização de força;

Poder: dominação = dominantes e dominados.

Weber: “poder significa toda oportunidade de impor sua própria vontade, no interior de uma relação social”.

Poder: oportunidades que um homem, ou um grupo de homens, têm de realizar sua vontade, mesmo contra a resistência de outros homens que participam da vida em sociedade.

Impor sua vontade sobre a vontade de outras pessoas.

O MODELO BUROCRÁTICO DE MAX WEBER

O modelo burocrático de Weber seria uma forma de dominação.

Dominação racional (legal): legitimidade que as ordens possuem dentro de posições específicas que conferem ao indivíduo o direito de mando;

Dominação tradicional: crença e tradições correntes que conferem legitimidade àqueles representantes da autoridade;

Dominação carismática: admiração da conduta exemplar de uma pessoa.

Burocracia: administração caracterizada por uma hierarquia formal de autoridade: regras definidas.

Racionalidade: relacionado à burocracia: eficiência

Teoria da Burocracia: um homem pode ser pago para agir e se comportar de maneira preestabelecida. (p.53)

GESTÃO PÚBLICA

Burocracia weberiana: legitimidade do processo decisório; aparelho administrativo legalmente constituído; funções administrativas exercidas de modo continuado; e decisões formalizadas com base em documentos escritos.

Conjunto de regulamentos, leis e normas que o funcionário deve cumprir, sempre respeitando a estrutura hierárquica.

Domínio legal: normas formais. Staff administrativo burocrático.

Burocracia: estrutura administrativa de que se serve o tipo mais puro do domínio legal.

Duas principais causas do desvirtuamento da burocracia. São: (i) a centralização e a verticalização do processo decisório, tendo como consequência a morosidade dos trâmites processuais na estrutura hierárquica;

(ii) falta de flexibilidade. Preocupação obsessiva em seguir regras. Não há lugar para modificação. Emperramento no processo decisório.

VANTAGENS DA BUROCRACIA

Vantagens da burocracia: racionalidade, precisão, rapidez nas decisões, univocidade de interpretação, uniformidade de rotinas, redução de custos e erros, continuidade da organização.

Os critérios de seleção e escolha do pessoal baseiam-se na capacidade e na competência técnica; na redução do atrito entre as pessoas; na constância; na subordinação dos mais novos aos mais antigos; na confiabilidade.

As decisões são previsíveis e o processo decisório é despersonalizado. Hierarquia é formalizada.

O trabalho é profissionalizado, o nepotismo é evitado.

Crescente burocratização do mundo moderno.

Previsibilidade do seu funcionamento.

consequências imprevistas.

Ineficiência e imperfeições. (p.56)