GESTÃO PÚBLICA - Teoria da Burocracia
TEORIA DA BUROCRACIA
Poder: relações de mando, capacidade de decisão, luta, antagonismos, possibilidade de utilização de força;
Poder: dominação = dominantes e dominados.
Weber: “poder significa toda oportunidade de impor sua própria vontade, no interior de uma relação social”.
Poder: oportunidades que um homem, ou um grupo de homens, têm de realizar sua vontade, mesmo contra a resistência de outros homens que participam da vida em sociedade.
Impor sua vontade sobre a vontade de outras pessoas.
O MODELO BUROCRÁTICO DE MAX WEBER
O modelo burocrático de Weber seria uma forma de dominação.
Dominação racional (legal): legitimidade que as ordens possuem dentro de posições específicas que conferem ao indivíduo o direito de mando;
Dominação tradicional: crença e tradições correntes que conferem legitimidade àqueles representantes da autoridade;
Dominação carismática: admiração da conduta exemplar de uma pessoa.
Burocracia: administração caracterizada por uma hierarquia formal de autoridade: regras definidas.
Racionalidade: relacionado à burocracia: eficiência
Teoria da Burocracia: um homem pode ser pago para agir e se comportar de maneira preestabelecida. (p.53)
GESTÃO PÚBLICA
Burocracia weberiana: legitimidade do processo decisório; aparelho administrativo legalmente constituído; funções administrativas exercidas de modo continuado; e decisões formalizadas com base em documentos escritos.
Conjunto de regulamentos, leis e normas que o funcionário deve cumprir, sempre respeitando a estrutura hierárquica.
Domínio legal: normas formais. Staff administrativo burocrático.
Burocracia: estrutura administrativa de que se serve o tipo mais puro do domínio legal.
Duas principais causas do desvirtuamento da burocracia. São: (i) a centralização e a verticalização do processo decisório, tendo como consequência a morosidade dos trâmites processuais na estrutura hierárquica;
(ii) falta de flexibilidade. Preocupação obsessiva em seguir regras. Não há lugar para modificação. Emperramento no processo decisório.
VANTAGENS DA BUROCRACIA
Vantagens da burocracia: racionalidade, precisão, rapidez nas decisões, univocidade de interpretação, uniformidade de rotinas, redução de custos e erros, continuidade da organização.
Os critérios de seleção e escolha do pessoal baseiam-se na capacidade e na competência técnica; na redução do atrito entre as pessoas; na constância; na subordinação dos mais novos aos mais antigos; na confiabilidade.
As decisões são previsíveis e o processo decisório é despersonalizado. Hierarquia é formalizada.
O trabalho é profissionalizado, o nepotismo é evitado.
Crescente burocratização do mundo moderno.
Previsibilidade do seu funcionamento.
consequências imprevistas.
Ineficiência e imperfeições. (p.56)