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QUALIDADE TOTAL
A noção de qualidade depende fundamentalmente da noção de cada um.
Qualidade integrada por dois fatores: qualidade técnica (“lucros”) e qualidade humana (“além dos lucros”).
Qualidade:
Conformidade às especificações.
É a capacidade de satisfazer as necessidades tanto na hora da compra quanto durante a utilização, ao melhor custo possível, minimizando as perdas e fazendo melhor do que os concorrentes.
A gestão da qualidade consiste em desenvolver, criar e fabricar mercadorias mais econômicas, úteis e satisfatórias para o comprador.
Administrar a qualidade é também administrar o preço de custo, o preço de venda e o lucro.
A qualidade consiste em minimizar as perdas causadas pelo produto não apenas ao cliente, mas à sociedade.
A Qualidade centrada no cliente é um conceito estratégico voltado à manutenção de clientes e à conquista de novas fatias de mercado, demandando sensibilidade constante em relação às novas exigências dos clientes e do mercado.
Gerenciar a qualidade total é agir de maneira planejada e sistêmica para implantar e implementar um ambiente no qual o aprimoramento seja contínuo e exista satisfação mútua em todas as relações internas ou externas.
Gestão estratégica da qualidade: a qualidade foi redefinida por meio do ponto de vista do consumidor e a satisfação está relacionada com ofertas competitivas e com a vida útil do produto.
Qualidade total: filosofia de administração; exige uma mudança de mentalidade; coloca o interesse dos consumidores em primeiro lugar, tendo em vista que o propósito de uma organização é conseguir e manter seus clientes.
Gerenciamento da qualidade total (TQM): composto por cinco elementos: processo, cliente/fornecedor, grupos, sistemas e ferramentas.
A gerência da qualidade total deve estar comprometida com o controle dos processos.
A capacidade de atender às exigências do cliente é vital.
A chave para a qualidade total é a excelência das comunicações entre cliente e fornecedores.
É essencial que haja um cuidadoso sistema de coleta, registro e apresentação de dados.
O trabalho em grupo é um componente essencial da implementação do TQM, pois cria confiança, melhora as comunicações e desenvolve interdependência.
O treinamento é um dos fatores mais importantes para a efetiva melhoria da qualidade. Deve ser contínuo para atender não apenas às mudanças em tecnologia, mas também às mudanças no ambiente em que a organização atua, sua estrutura e todo o pessoal que trabalha ali.
REENGENHARIA
As novas tecnologias, especialmente no campo da informação, tornaram o mundo diminuto.
As mudanças sociais geram buscas de novas maneiras de aperfeiçoar a gestão e melhorar o desempenho empresarial.
A reengenharia surgiu como resposta às pressões econômicas e à concorrência que as organizações vinham sofrendo nessa década e como modo de reestruturar o sistema industrial norte-americano para recuperar o espaço perdido em relação à indústria japonesa.
A reengenharia é o repensar fundamental e o redesenhar dos processos e da estrutura organizacional, a fim de atingir melhorias drásticas como redução de custos, aumento da qualidade dos produtos e serviços, aumento da participação no mercado e lucros.
A reengenharia muda processos, envolve o redesenhar desses processos. A ênfase da reengenharia é a melhoria radical dos processos operacionais.
O papel capacitador da tecnologia da informação
Uma empresa incapaz de mudar seu pensamento sobre tecnologia da informação não pode aplicar reengenharia.
A tecnologia da informação desempenha um papel crucial na reengenharia das empresas; integra qualquer esforço de reengenharia.
A tecnologia da informação deverá estar aliada à organização para o sucesso da reengenharia.
Será necessário compartilhar o acesso à informação, juntamente com as tecnologias sofisticadas de comunicação e de redes, para que a reengenharia de negócios se torne realidade.
A tecnologia da informação permite que as organizações rompam com as antigas regras e criem novas formas de trabalho, ou seja, pratiquem a reengenharia.
A tecnologia da informação é a chave para o aprimoramento dos serviços aos consumidores.
Reengenharia: uma tecnologia nova, que propõe mudanças radicais para que as organizações se mantenham competitivas no mercado.
Atenção: focalizando os processos, enfatizando o corte de pessoal e colocando toda sua força na tecnologia da informação, a reengenharia procura obter efeito imediatos, o que, como resultado concreto, tem comprometido o futuro da organização.