TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES - Qualidade Total e Reengenharia

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QUALIDADE TOTAL




A noção de qualidade depende fundamentalmente da noção de cada um.

Qualidade integrada por dois fatores: qualidade técnica (“lucros”) e qualidade humana (“além dos lucros”).

Qualidade:

Conformidade às especificações.

É a capacidade de satisfazer as necessidades tanto na hora da compra quanto durante a utilização, ao melhor custo possível, minimizando as perdas e fazendo melhor do que os concorrentes.

A gestão da qualidade consiste em desenvolver, criar e fabricar mercadorias mais econômicas, úteis e satisfatórias para o comprador.

Administrar a qualidade é também administrar o preço de custo, o preço de venda e o lucro.

A qualidade consiste em minimizar as perdas causadas pelo produto não apenas ao cliente, mas à sociedade.

A Qualidade centrada no cliente é um conceito estratégico voltado à manutenção de clientes e à conquista de novas fatias de mercado, demandando sensibilidade constante em relação às novas exigências dos clientes e do mercado.

Gerenciar a qualidade total é agir de maneira planejada e sistêmica para implantar e implementar um ambiente no qual o aprimoramento seja contínuo e exista satisfação mútua em todas as relações internas ou externas.

Gestão estratégica da qualidade: a qualidade foi redefinida por meio do ponto de vista do consumidor e a satisfação está relacionada com ofertas competitivas e com a vida útil do produto.

Qualidade total: filosofia de administração; exige uma mudança de mentalidade; coloca o interesse dos consumidores em primeiro lugar, tendo em vista que o propósito de uma organização é conseguir e manter seus clientes.

Gerenciamento da qualidade total (TQM): composto por cinco elementos: processo, cliente/fornecedor, grupos, sistemas e ferramentas.

A gerência da qualidade total deve estar comprometida com o controle dos processos.

A capacidade de atender às exigências do cliente é vital.

A chave para a qualidade total é a excelência das comunicações entre cliente e fornecedores.

É essencial que haja um cuidadoso sistema de coleta, registro e apresentação de dados.

O trabalho em grupo é um componente essencial da implementação do TQM, pois cria confiança, melhora as comunicações e desenvolve interdependência.

O treinamento é um dos fatores mais importantes para a efetiva melhoria da qualidade. Deve ser contínuo para atender não apenas às mudanças em tecnologia, mas também às mudanças no ambiente em que a organização atua, sua estrutura e todo o pessoal que trabalha ali.



REENGENHARIA



As novas tecnologias, especialmente no campo da informação, tornaram o mundo diminuto.

As mudanças sociais geram buscas de novas maneiras de aperfeiçoar a gestão e melhorar o desempenho empresarial.

A reengenharia surgiu como resposta às pressões econômicas e à concorrência que as organizações vinham sofrendo nessa década e como modo de reestruturar o sistema industrial norte-americano para recuperar o espaço perdido em relação à indústria japonesa.

A reengenharia é o repensar fundamental e o redesenhar dos processos e da estrutura organizacional, a fim de atingir melhorias drásticas como redução de custos, aumento da qualidade dos produtos e serviços, aumento da participação no mercado e lucros.

A reengenharia muda processos, envolve o redesenhar desses processos. A ênfase da reengenharia é a melhoria radical dos processos operacionais.

O papel capacitador da tecnologia da informação

Uma empresa incapaz de mudar seu pensamento sobre tecnologia da informação não pode aplicar reengenharia.

A tecnologia da informação desempenha um papel crucial na reengenharia das empresas; integra qualquer esforço de reengenharia.

A tecnologia da informação deverá estar aliada à organização para o sucesso da reengenharia.

Será necessário compartilhar o acesso à informação, juntamente com as tecnologias sofisticadas de comunicação e de redes, para que a reengenharia de negócios se torne realidade.

A tecnologia da informação permite que as organizações rompam com as antigas regras e criem novas formas de trabalho, ou seja, pratiquem a reengenharia.

A tecnologia da informação é a chave para o aprimoramento dos serviços aos consumidores.

Reengenharia: uma tecnologia nova, que propõe mudanças radicais para que as organizações se mantenham competitivas no mercado.

Atenção: focalizando os processos, enfatizando o corte de pessoal e colocando toda sua força na tecnologia da informação, a reengenharia procura obter efeito imediatos, o que, como resultado concreto, tem comprometido o futuro da organização.