GESTÃO PÚBLICA - Plano de Ensino

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PLANO DE ENSINO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO / CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Disciplina: Gestão Pública

 EMENTA

 Conceitos e Teorias do Estado. Patrimonialismo e burocracia no Brasil. O Estado de bem-estar social, o Estado Novo e formação do serviço público. Desenvolvimentismo, Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial. Etapas de elaboração da Política Pública. Democratização e descentralização. Privatizações, agências reguladoras e defesa da concorrência. Sistemas de controle e transparência.

OBJETIVO

Compreender o Estado brasileiro e a importância da administração profissional na gestão dos serviços públicos. Refletir sobre o histórico da gestão pública e as experiências inovadoras recentes. Preparar os estudantes para uma ação eficiente e ética na Administração Pública.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I – Fundamentos da Ciência Política e da Administração Pública
1.1 - Origem, estrutura e função do Estado Moderno
1.2 - Principais contribuições de Maquiavel, Hobbes, Kant, Rousseau, Hegel e Marx
1.3 - Pluralismo e Federalismo
1.4 - Estado de Bem-estar; Teoria da Burocracia

UNIDADE II - Formação do Estado no Brasil, Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial
2.1 - Do colonialismo à república; Governo Getúlio Vargas; O Estado oligárquico
2.2 - Período autoritário; Desenvolvimentismo
2.3 - Neoliberalismo; Democratização, descentralização e privatizações
2.4 - O paradigma do Estado Mínimo; Administração Gerencial; Resultados da reforma do Estado

UNIDADE III - Gestão de Políticas Públicas
3.1 - Demanda social
3.2 - Formulação da Política
3.3 - Planejamento e Implementação
3.4 - Avaliação e retro-alimentação

UNIDADE IV - Sistema de defesa da concorrência, Agências Reguladoras e Controle da Administração Pública no Brasil
4.1 - Formação de cartéis, a política de defesa da concorrência, Economia e prática antitruste no mundo
4.2 - O Estado como instituição reguladora e a atividade de regulação
4.3 - Controle social, democracia, transparência e acesso à informação
4.4 - Fiscalização contábil e orçamentária; Comissões Parlamentares de Inquérito, Controladoria Geral da União e os Tribunais de Conta

METODOLOGIA DE ENSINO

A disciplina será ministrada, basicamente, por meio de aulas expositivas, problematização e discussão de capítulos dos livros da bibliografia básica e complementar (sendo fundamental a leitura prévia), além de debates realizados em sala de aula. Buscar-se-á a utilização de uma metodologia participativa na qual os alunos contribuam para as discussões, estimulando uma abordagem crítica dos conteúdos trabalhados. A metodologia adotada deverá enfatizar o conhecimento como um processo coletivo, do qual participam, em níveis e graus diferentes, diversos atores. Podem ser sugeridas, também, atividades como análise de artigos de jornal, debate de filmes e estudo de casos em sala de aula, de forma a relacionar os conteúdos trabalhados aos desafios contemporâneos presentes na condução das politicas públicas. Será fomentada a discussão de experiências práticas, análise de questões referentes a políticas públicas, artigos da mídia, filmes e documentários, além de propor a elaboração de pesquisas e redação de papers e artigos sobre o tema. Espera-se contar com a participação dos estudantes, cumprindo com as leituras e atividades indicadas. Pretende-se, ainda, estimular a participação dos alunos em atividades da Universidade, de forma a enriquecer cada vez mais seu processo de formação profissional.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MATIAS-PEREIRA, José. Curso de Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. São Paulo: Ed Atlas, 2009.

BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Relatório de atividades do Cade, Período 1996-2006.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. “Administração pública gerencial: estratégia e estrutura para um novo Estado”. Texto para Discussão ENAP no. 9 . Brasília: ENAP, 1996.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ABRUCIO, Fernando Luiz. “O impacto do modelo gerencial na administração pública: um breve estudo sobre a experiência internacional recente” in Cadernos ENAP, Brasília No. 10, 1997.

BAUMAN, Z. Em busca da política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

SILVA, M. F. Gonçalves da. A economia política da corrupção. Relatório de Pesquisa no. 03/1995, Núcleo de Pesquisas de Publicações da Fundação Getúlio Vargas. São Paulo: FGV, 1995.

CRONOGRAMA

AGOSTO
Apresentação e discussão da disciplina e do Plano de Ensino
Origem, estrutura e função do Estado Moderno; Principais contribuições de Maquiavel, Hobbes, Kant, Rousseau, Hegel e Marx
Pluralismo e Federalismo; Estado de Bem-estar; Teoria da Burocracia
30 - Do colonialismo à república; Governo Getúlio Vargas; O Estado oligárquico

SETEMBRO
Período autoritário; Desenvolvimentismo
Neoliberalismo; Democratização, descentralização e privatizações
O paradigma do Estado Mínimo; Administração Gerencial; Resultados da reforma do Estado
P1

OUTUBRO
Entrega e Vista de Prova; Revisão da Matéria
Demanda social; Formulação da Política
Planejamento e Implementação; Avaliação e retro-alimentação

NOVEMBRO
Formação de cartéis, a política de defesa da concorrência, Economia e prática antitruste no mundo
O Estado como instituição reguladora e a atividade de regulação; Controle social, democracia, transparência e acesso à informação
Fiscalização contábil e orçamentária; Comissões Parlamentares de Inquérito, Controladoria Geral da União e os Tribunais de Conta
P2

DEZEMBRO
Segunda Chamada
P6