PLANO DE ENSINO - GESTÃO DO TERCEIRO SETOR

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CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
CÓDIGO: ADM8222
CARGA HORÁRIA: 60 h
PROFESSOR:
RENATO DOS SANTOS VELOSO

EMENTA
Reforma do Estado e fortalecimento da sociedade civil: Introdução à temática. Reforma do Estado e fortalecimento da sociedade civil. Origens do Terceiro setor e o contexto brasileiro. Gestão do Terceiro Setor: Principais conceitos do Terceiro Setor. Aspectos jurídicos e diversidade organizacional. A Lei 9.790 de 1999 – O marco legal das OSCIP.  A importância dos Projetos Sociais. O Projeto como um processo técnico e político. Os componentes de um projeto social. Planejamento estratégico situacional: Identificação de prioridades de intervenção. Captação de recursos. Parcerias e alianças estratégicas.

OBJETIVO DA DISCIPLINA
Ao final desta Disciplina, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Perceber as principais tendências presentes no debate sobre o Terceiro Setor; identificar os aspectos teóricos, jurídicos e organizacionais relacionados à gestão do Terceiro Setor; captar a importância dos projetos sociais como parte do processo de gestão técnica e política do Terceiro Setor; refletir acerca do planejamento estratégico situacional no âmbito do Terceiro Setor.

UNIDADES COMPONENTES DA DISCIPLINA

Unidade 1
Reforma do Estado e fortalecimento da sociedade civil
Unidade 2
Gestão do Terceiro Setor: aspectos conceituais, jurídicos e organizacionais
Unidade 3
Gestão do Terceiro Setor: o projeto social como um processo técnico e político
Unidade 4
Planejamento estratégico situacional
VISÃO DETALHADA DAS UNIDADES

UNIDADE 1: Reforma do Estado e fortalecimento da sociedade civil

OBJETIVOS DA UNIDADE 1
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Compreender o padrão atual de relações entre Estado e Sociedade Civil; perceber as principais tendências presentes no debate sobre o Terceiro Setor; entender o surgimento das organizações do Terceiro Setor no contexto brasileiro.

AULA 1.1 – Conteúdo:
A Relação entre Estado e Terceiro Setor.
AULA 1.2 – Conteúdo:
Reforma do Estado e fortalecimento da sociedade civil
AULA 1.3 – Conteúdo:
Origens do Terceiro Setor e o contexto brasileiro
UNIDADE 2: Gestão do Terceiro Setor: aspectos jurídicos e organizacionais

OBJETIVOS DA UNIDADE 2
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Identificar os aspectos conceituais, jurídicos e organizacionais relacionados à gestão do Terceiro Setor; refletir sobre as questões jurídicas e organizacionais mais relevantes na área;
perceber os principais aspectos legais sobre o Terceiro Setor.

AULA 2.1 – Conteúdo:
Principais conceitos do Terceiro Setor
AULA 2.2 – Conteúdo:
Aspectos jurídicos e diversidade organizacional
AULA 2.3 – Conteúdo:
A Lei 9.790 de 1999 – O marco legal das OSCIP

UNIDADE 3: Gestão do Terceiro Setor: o projeto social como um processo técnico e político

OBJETIVOS DA UNIDADE 3
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Captar a importância dos projetos sociais como parte do processo técnico e político do Terceiro Setor; identificar os principais componentes de um projeto social.

AULA 3.1 – Conteúdo:
A importância dos Projetos Sociais
AULA 3.2 – Conteúdo:
O Projeto como um processo técnico e político.
AULA 3.3 – Conteúdo:
Os componentes de um projeto social.

UNIDADE 4: O Terceiro Setor e o Planejamento Estratégico Situacional

OBJETIVOS DA UNIDADE 4
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Refletir sobre a relevância da captação de recursos para a gestão do Terceiro Setor; compreender a centralidade do planejamento no âmbito do Terceiro Setor; entender o caráter estratégico das alianças e parcerias público privado (PPP).

AULA 4.1 – Conteúdo:
Identificação de prioridades de intervenção
AULA 4.2 – Conteúdo:
Captação de recursos
AULA 4.3 – Conteúdo:
Parcerias e alianças estratégicas

METODOLOGIA:
A disciplina será ministrada, basicamente, por meio de aulas expositivas, problematização e discussão de textos de referência (sendo fundamental a leitura prévia), além dos debates realizados em sala de aula. Buscar-se-á a utilização de uma metodologia participativa na qual os alunos contribuam para as discussões a serem realizadas em sala de aula, estimulando, desta forma, uma abordagem crítica dos textos e conteúdos a serem trabalhados. A metodologia adotada deverá enfatizar o conhecimento como um processo coletivo, do qual participam, em níveis e graus diferentes, diversos atores. Pretende-se, também, estimular a participação dos alunos em atividades da Universidade, de forma a enriquecer cada vez mais seu processo de formação profissional.

ATIVIDADES DISCENTES:

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:
A avaliação da disciplina consiste em duas provas escritas, individuais e sem consulta. A nota do aluno consistirá na média aritmética das notas das duas provas, estando automaticamente aprovado quem obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete), e automaticamente reprovado quem obtiver média inferior a 3,0 (três). O aluno que obtiver média entre 3,0 e 6,9 fará a prova final, individual, escrita e sem consulta. Para ser aprovado após a realização da prova final  o aluno deve ter média final igual ou superior a 5,0 (cinco). O aluno tem o direito de ter até 25% de faltas às aulas dadas no semestre, e pode fazer segunda chamada de apenas uma das provas (P1 ou P2). A matéria de todas as provas (P1, P2, Segunda Chamada e P6) é cumulativa.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAPTISTA, Myriam Veras. Planejamento Social. SP-Lisboa: Veras Editora, 2002.
FERNANDES, Rubem Cesar. Privado, porém Público: o Terceiro Setor na América Latina. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1990.
TENÓRIO, Fernando Guilherme. Gestão de Projetos Sociais. São Paulo: Ed. FGV, 1997.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos? Guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2006.
GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. RJ: Editora Vozes, ANO.
CAVALCANTI, Marly. (org.) Gestão social, estratégias e parcerias: redescobrindo a essência da administração brasileira de comunidades para o terceiro setor. São Paulo: Saraiva, 2008.
SOUZA, Hebert José. Como se faz análise de conjuntura. Ed. Vozes, 31ª edição, 2009.

CRONOGRAMA DETALHADO
28/02 - Apresentação e discussão do programa da disciplina; entrega do Plano de Ensino; informações sobre normas e formas de avaliação.
07/03 - A Relação entre Estado e Terceiro Setor
14/03 - Reforma do Estado e fortalecimento da sociedade civil
21/03 - Origens do Terceiro Setor e o contexto brasileiro
28/03 - Principais conceitos do Terceiro Setor
04/04 - Aspectos jurídicos e diversidade organizacional
11/04 - A Lei 9.790 de 1999 – O marco legal das OSCIP
18/04 - P1
25/04 - Vista de P1 e revisão da matéria.
02/05 - A importância dos Projetos Sociais
09/05 - O Projeto como um processo técnico e político
16/05 - Os componentes de um projeto social
23/05 - Identificação de prioridades de intervenção
30/05 - Captação de recursos
06/06 - Parcerias e alianças estratégicas
13/06 - Revisão da Matéria
20/06 - P2
27/06 - Vista de P2 e 2ª Chamada
04/07 - P6