CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO
DO TERCEIRO SETOR
CÓDIGO: ADM8222
CARGA HORÁRIA: 60
h
PROFESSOR:
RENATO DOS SANTOS VELOSO
EMENTA
Reforma
do Estado e fortalecimento da sociedade civil: Introdução à temática. Reforma
do Estado e fortalecimento da sociedade civil. Origens do Terceiro setor e o
contexto brasileiro. Gestão do Terceiro Setor: Principais conceitos do Terceiro
Setor. Aspectos jurídicos e diversidade organizacional. A Lei 9.790 de 1999 – O
marco legal das OSCIP. A importância dos
Projetos Sociais. O Projeto como um processo técnico e político. Os componentes
de um projeto social. Planejamento estratégico situacional: Identificação de
prioridades de intervenção. Captação de recursos. Parcerias e alianças
estratégicas.
Ao final desta Disciplina, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Perceber
as principais tendências presentes no debate sobre o Terceiro Setor; identificar
os aspectos teóricos, jurídicos e organizacionais relacionados à gestão do
Terceiro Setor; captar a importância dos projetos sociais como parte do
processo de gestão técnica e política do Terceiro Setor; refletir acerca do
planejamento estratégico situacional no âmbito do Terceiro Setor.
UNIDADES COMPONENTES DA DISCIPLINA
Unidade 1
Reforma do Estado e
fortalecimento da sociedade civil
Unidade 2
Gestão do Terceiro Setor:
aspectos conceituais, jurídicos e organizacionais
Unidade 3
Gestão
do Terceiro Setor: o projeto social como um processo técnico e político
Unidade 4
Planejamento
estratégico situacional
VISÃO DETALHADA DAS UNIDADES
UNIDADE 1: Reforma do Estado e fortalecimento da
sociedade civil
OBJETIVOS DA UNIDADE 1
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Compreender o padrão atual
de relações entre Estado e Sociedade Civil; perceber as principais tendências
presentes no debate sobre o Terceiro Setor; entender o surgimento das
organizações do Terceiro Setor no contexto brasileiro.
AULA 1.1 – Conteúdo:
A Relação entre Estado e
Terceiro Setor.
AULA 1.2 – Conteúdo:
Reforma do Estado e
fortalecimento da sociedade civil
AULA 1.3 – Conteúdo:
Origens do Terceiro Setor e o contexto brasileiro
UNIDADE 2: Gestão do Terceiro Setor: aspectos jurídicos e
organizacionais
OBJETIVOS DA UNIDADE 2
Ao final desta Unidade, espera-se que o
aluno tenha aprendido a:
Identificar os aspectos
conceituais, jurídicos e organizacionais relacionados à gestão do Terceiro Setor;
refletir sobre as questões jurídicas e organizacionais mais relevantes na área;
perceber
os principais aspectos legais sobre o Terceiro Setor.
AULA 2.1 – Conteúdo:
Principais
conceitos do Terceiro Setor
AULA 2.2 – Conteúdo:
Aspectos
jurídicos e diversidade organizacional
AULA 2.3 – Conteúdo:
A Lei
9.790 de 1999 – O marco legal das OSCIP
UNIDADE 3: Gestão do Terceiro Setor: o projeto social como um processo técnico e
político
OBJETIVOS DA UNIDADE 3
Ao final desta Unidade, espera-se que o
aluno tenha aprendido a:
Captar a importância dos projetos sociais
como parte do processo técnico e político do Terceiro Setor; identificar os
principais componentes de um projeto social.
AULA 3.1 – Conteúdo:
A
importância dos Projetos Sociais
AULA 3.2 – Conteúdo:
O Projeto como um processo técnico e
político.
AULA 3.3 – Conteúdo:
Os componentes de um projeto social.
UNIDADE 4: O Terceiro Setor e o Planejamento Estratégico Situacional
OBJETIVOS DA UNIDADE 4
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Refletir sobre a relevância da captação de
recursos para a gestão do Terceiro Setor; compreender a centralidade do planejamento
no âmbito do Terceiro Setor; entender o caráter estratégico das alianças e
parcerias público privado (PPP).
AULA 4.1 – Conteúdo:
Identificação de prioridades
de intervenção
AULA 4.2 – Conteúdo:
Captação de recursos
AULA 4.3 – Conteúdo:
Parcerias e alianças
estratégicas
METODOLOGIA:
A
disciplina será ministrada, basicamente, por meio de aulas expositivas,
problematização e discussão de textos de referência (sendo fundamental a
leitura prévia), além dos debates realizados em sala de aula. Buscar-se-á a
utilização de uma metodologia participativa na qual os alunos contribuam para
as discussões a serem realizadas em sala de aula, estimulando, desta forma, uma
abordagem crítica dos textos e conteúdos a serem trabalhados. A metodologia
adotada deverá enfatizar o conhecimento como um processo coletivo, do qual
participam, em níveis e graus diferentes, diversos atores. Pretende-se, também,
estimular a participação dos alunos em atividades da Universidade, de forma a
enriquecer cada vez mais seu processo de formação profissional.
ATIVIDADES DISCENTES:
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:
A
avaliação da disciplina consiste em duas provas escritas, individuais e sem
consulta. A nota do aluno consistirá na média aritmética das notas das duas provas,
estando automaticamente aprovado quem obtiver média igual ou superior a 7,0
(sete), e automaticamente reprovado quem obtiver média inferior a 3,0 (três). O
aluno que obtiver média entre 3,0 e 6,9 fará a prova final, individual, escrita
e sem consulta. Para ser aprovado após a realização da prova final o aluno deve ter média final igual ou
superior a 5,0 (cinco). O aluno tem o direito de ter até 25% de faltas às aulas
dadas no semestre, e pode fazer segunda chamada de apenas uma das provas (P1 ou
P2). A matéria de todas as provas (P1, P2, Segunda Chamada e P6) é cumulativa.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAPTISTA, Myriam Veras. Planejamento Social. SP-Lisboa: Veras Editora, 2002.
FERNANDES,
Rubem Cesar. Privado, porém Público: o
Terceiro Setor na América Latina. Rio
de Janeiro: Relume-Dumará, 1990.
TENÓRIO, Fernando Guilherme. Gestão de Projetos Sociais. São Paulo:
Ed. FGV, 1997.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos? Guia prático para elaboração e gestão
de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2006.
GANDIN, Danilo. A
prática do planejamento participativo. RJ: Editora Vozes, ANO.
CAVALCANTI, Marly. (org.) Gestão social, estratégias e parcerias:
redescobrindo a essência da administração brasileira de comunidades para o
terceiro setor. São Paulo: Saraiva, 2008.
SOUZA, Hebert José. Como se faz análise de conjuntura. Ed.
Vozes, 31ª edição, 2009.
CRONOGRAMA DETALHADO
28/02 - Apresentação e discussão do programa da disciplina;
entrega do Plano de Ensino; informações sobre normas e formas de avaliação.
07/03 - A
Relação entre Estado e Terceiro Setor
14/03 - Reforma
do Estado e fortalecimento da sociedade civil
21/03 - Origens
do Terceiro Setor e o contexto brasileiro
28/03 - Principais
conceitos do Terceiro Setor
04/04 - Aspectos
jurídicos e diversidade organizacional
11/04 - A Lei
9.790 de 1999 – O marco legal das OSCIP
18/04 - P1
25/04 - Vista de P1 e revisão
da matéria.
02/05 - A
importância dos Projetos Sociais
09/05 - O
Projeto como um processo técnico e político
16/05 - Os
componentes de um projeto social
23/05 - Identificação
de prioridades de intervenção
30/05 - Captação
de recursos
06/06 - Parcerias
e alianças estratégicas
13/06 - Revisão
da Matéria
20/06 - P2
27/06 - Vista de
P2 e 2ª Chamada
04/07 - P6