GESTÃO DO TERCEIRO SETOR

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Características das ONG´s:

O trabalho nas ONG´s é motivado por um ideal compartilhado pelos membros que as compõem;
O planejamento de suas atividades está sujeito às fontes de financiamento e é efetuado para um período de três anos. O processo de planejamento nem sempre é formalizado num plano, e caracteriza-se pela participação dos seus membros e por consultores externos.
Nem sempre as ONG´s têm uma ideia clara de sua missão, de forma a delimitar as suas ações, fixar objetivos e metas e avaliar seus resultados.
Ânsia de atender a comunidade; disponibilidade de agenda e interesse dos membros do corpo técnico; desgaste; excesso de horas de trabalho; dificuldades de avaliação do retorno para a entidade.
Os membros das ONG´s possuem alto grau de compartilhamento das atividades a serem desenvolvidas, porém, sem nenhuma sistematização dos dados para efeito de avaliação do desempenho gerencial.
Sua organização prima pela informalidade, praticamente sem normas e procedimentos escritos, o que as torna ágeis, mas dificulta sua gestão, porque as funções e as responsabilidades de seu pessoal não são claramente definidas.
O tipo de trabalho que realizam apresenta dificuldades para ser avaliado, seja por seu efeito de longo prazo, seja por seu caráter mais qualitativo.
O produto de seu trabalho, em geral, não é vendido, o que torna sua produção dependente de doações.

Desafios:

Sair do micro para o macro; não limitar suas ações a microrregiões, e sim contribuir com sua experiência para o desenvolvimento macro;
Sair do privado para o público, deixando de atuar na clandestinidade para atuar de forma mais transparente, divulgando ao público o que são, por que lutam, o que propõem.
Passar da resistência à proposta, ou seja, da ação contra o Estado e à margem do mercado para uma ação participante.

Desempenho:

Em termos de eficácia, por vezes o resultado alcançado por essas organizações pode ser questionado.
Em termos de eficiência, as ONG´s apresentam algumas limitações na área administrativa, como desempenho gerencial, profissionalização de pessoal, diminuição de custos indiretos, entre outros elementos relativos a sua operacionalização.
Acrescentar novos instrumentos de gestão; habilidades, conhecimentos e atitudes; trabalhar por meio de redes; identificar produtos e áreas de atuação; compartilhar mercados; criar mecanismos mais eficazes de controle que possibilitem avaliar o impactos das ações executadas.