Características das ONG´s:
O trabalho nas ONG´s é motivado por um ideal compartilhado
pelos membros que as compõem;
O planejamento de suas atividades está sujeito às fontes de
financiamento e é efetuado para um período de três anos. O processo de
planejamento nem sempre é formalizado num plano, e caracteriza-se pela
participação dos seus membros e por consultores externos.
Nem sempre as ONG´s têm uma ideia clara de sua missão, de
forma a delimitar as suas ações, fixar objetivos e metas e avaliar seus
resultados.
Ânsia de atender a comunidade; disponibilidade de agenda e
interesse dos membros do corpo técnico; desgaste; excesso de horas de trabalho;
dificuldades de avaliação do retorno para a entidade.
Os membros das ONG´s possuem alto grau de compartilhamento
das atividades a serem desenvolvidas, porém, sem nenhuma sistematização dos
dados para efeito de avaliação do desempenho gerencial.
Sua organização prima pela informalidade, praticamente sem
normas e procedimentos escritos, o que as torna ágeis, mas dificulta sua
gestão, porque as funções e as responsabilidades de seu pessoal não são
claramente definidas.
O tipo de trabalho que realizam apresenta dificuldades para
ser avaliado, seja por seu efeito de longo prazo, seja por seu caráter mais
qualitativo.
O produto de seu trabalho, em geral, não é vendido, o que
torna sua produção dependente de doações.
Desafios:
Sair do micro para o macro; não limitar suas ações a
microrregiões, e sim contribuir com sua experiência para o desenvolvimento
macro;
Sair do privado para o público, deixando de atuar na
clandestinidade para atuar de forma mais transparente, divulgando ao público o
que são, por que lutam, o que propõem.
Passar da resistência à proposta, ou seja, da ação contra o
Estado e à margem do mercado para uma ação participante.
Desempenho:
Em termos de eficácia, por vezes o resultado alcançado por
essas organizações pode ser questionado.
Em termos de eficiência, as ONG´s apresentam algumas
limitações na área administrativa, como desempenho gerencial,
profissionalização de pessoal, diminuição de custos indiretos, entre outros
elementos relativos a sua operacionalização.
Acrescentar novos instrumentos de gestão; habilidades,
conhecimentos e atitudes; trabalhar por meio de redes; identificar produtos e
áreas de atuação; compartilhar mercados; criar mecanismos mais eficazes de
controle que possibilitem avaliar o impactos das ações executadas.