PLANO DE ENSINO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: ESTADO, CLASSES E MOVIMENTOS SOCIAIS
CÓDIGO: SER8058
CARGA HORÁRIA: 60HS
PROFESSOR: RENATO DOS SANTOS
VELOSO
EMENTA
O Estado no quadro da
mundialização do capital: Funções e transformações. As classes sociais no
capitalismo contemporâneo. Movimentos sociais, “antigos” e novos e classes
sociais. Os novos sujeitos sociais. Relação entre público e privado. Uma
sinopse: Estado, classes e movimentos sociais na contemporaneidade brasileira.
Ao final desta Disciplina, espera-se que o aluno tenha aprendido a compreender
criticamente os aspectos relacionados aos movimentos sociais e sua interface
com o Estado e as Classes Sociais, enfatizando sua trajetória no Brasil a
partir da segunda metade do Século XX e os impactos sofridos na
contemporaneidade.
UNIDADES COMPONENTES DA
DISCIPLINA
Unidade 1
Conceitos
Fundamentais: Estado e Classes
Unidade 2
O
Estado no Capitalismo Monopolista e as Lutas de Classes
Unidade 3
Movimentos de Classe e os “Novos Movimentos Sociais”
Unidade 4
O Debate Teórico dos Novos Movimentos Sociais
VISÃO
DETALHADA DAS UNIDADES
UNIDADE 1 - Conceitos Fundamentais: Estado e Classes
OBJETIVOS DA UNIDADE 1
Ao final desta Unidade,
espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Perceber a importância dos conceitos de
Estado e Classes Sociais para a análise das lutas e processos sociais.
AULA 1.1 – Conteúdo:
O Estado Moderno e a
sociedade civil nos clássicos da teoria política
AULA 1.2 – Conteúdo:
Classe
Social, Consciência de Classe e Lutas de Classes
AULA 1.3 – Conteúdo:
As Lutas Sociais e a
Emancipação Política e Humana
UNIDADE 2 - O Estado no Capitalismo Monopolista e as Lutas de
Classes
OBJETIVOS DA UNIDADE 2
Ao final desta Unidade,
espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Compreender o papel do Estado no Modo de
Produção Capitalista, baseado na crítica da Economia Política e na perspectiva
da transformação social e das lutas de classes.
AULA 2.1 – Conteúdo:
O Estado e o Capitalismo
no Estágio dos Monopólios
AULA 2.2 – Conteúdo:
A
(Contra)Reforma do Estado no Regime de Acumulação Flexível
AULA 2.3 – Conteúdo:
A Situação Atual das Lutas de Classes
UNIDADE 3 - Movimentos de Classe e os “Novos Movimentos
Sociais”
OBJETIVOS DA UNIDADE 3
Ao final desta Unidade,
espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Captar as tendências da trajetória dos movimentos sociais, com ênfase
no contexto brasileiro.
AULA 3.1 – Conteúdo:
Os Movimentos Sociais
Clássicos no Brasil
AULA 3.2 – Conteúdo:
O Contexto de
Emergência dos Novos Movimentos Sociais
AULA 3.3 – Conteúdo:
Movimentos
Sociais na América Latina e no Brasil
UNIDADE 4 - Os Desafios
postos aos Movimentos Sociais na Atualidade
OBJETIVOS DA UNIDADE 4
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Identificar
os dilemas e desafios postos aos movimentos sociais no cenário contemporâneo
brasileiro.
AULA 4.1 – Conteúdo:
O Debate dos Novos
Movimentos Sociais no Brasil
AULA 4.2 – Conteúdo:
O Movimento dos
Movimentos Sociais
AULA 4.3 – Conteúdo:
Panorama das Lutas
Sociais no Cenário Contemporâneo
METODOLOGIA
A
disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas, permeadas pela
reflexão, problematização e discussão dos textos indicados nas referências
bibliográficas, sendo, portanto, fundamental a sua leitura prévia. Em caráter
complementar, serão produzidas, apresentadas e disponibilizadas ao aluno
sínteses de cada texto trabalhado, visando aprofundar e potencializar a
apreensão dos principais pontos de cada conteúdo. Embora se trate de uma
disciplina substancialmente teórica, será realizado um esforço no sentido de
articular seus conteúdos com o debate profissional do Serviço Social,
especialmente nos seus aspectos éticos, técnicos e instrumentais. As aulas
contarão, sempre que possível, com exemplos derivados de situações práticas,
que ilustrem os dilemas, polêmicas e desafios comuns ao cotidiano profissional
do assistente social. Será utilizada uma metodologia participativa em que os
alunos poderão contribuir ativamente para as discussões, estimulando uma
abordagem crítica dos textos e conteúdos trabalhados. A metodologia adotada
enfatiza o conhecimento como um processo coletivo, do qual participam, em
níveis e graus diferenciados, os diversos atores envolvidos. Pretende-se,
também, estimular a participação dos alunos em atividades científicas e
culturais ocorridas na Universidade, visando, desta forma, contribuir para o
enriquecimento cada vez maior do seu processo de formação profissional.
ATIVIDADES
DISCENTES
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÃO
A
avaliação da disciplina consiste em duas provas escritas, individuais e sem
consulta. A nota do aluno consistirá na média aritmética das notas das duas
provas, estando automaticamente aprovado quem obtiver média igual ou superior a
7,0 (sete), e automaticamente reprovado quem obtiver média inferior a 3,0
(três). O aluno que obtiver média entre 3,0 e 6,9 fará a prova final,
individual, escrita e sem consulta. Para ser aprovado após a realização da
prova final o aluno deve ter média final
igual ou superior a 5,0 (cinco). O aluno tem o direito de ter até 25% de faltas
às aulas dadas no semestre, e pode fazer segunda chamada de apenas uma das
provas (P1 ou P2). A matéria de todas as provas (P1, P2, Segunda Chamada e P6)
é cumulativa.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
GOHN, M. G. História dos Movimentos e
Lutas Sociais: A construção da cidadania dos Brasileiros. São Paulo: Loyola, 1995.
JACOBI, P. Movimentos Sociais e
Políticas Públicas. São
Paulo: Cortez, 1989.
MONTANO, C.;
DURIGUETTO, M. L. Estado, Classe e Movimento
Social, - 2ª
Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
DAGNINO, E. (Org.). Anos 90: Política e Sociedade no Brasil.
São Paulo: Brasiliense, 1994.
GHON,
Maria da Glória. “As principais formas de organização popular no Brasil”. In Movimentos Sociais e Educação, 4ª. Edição,
São Paulo. Cortez, 2001.
ALGEBAILE,
Eveline B. “As ações da sociedade civil e do Estado diante da pobreza”. In
VALLA, Vincent; STOTZ, Eduardo; ALGEBAILE, Eveline B. (org.) Para compreender a pobreza no Brasil.
Rio de Janeiro. Contraponto: ENSP, 2005.
CRONOGRAMA DETALHADO
21/02
|
Apresentação e discussão
do Programa da disciplina
|
28/02
|
O Estado Moderno e a sociedade civil nos
clássicos da teoria política
|
07/03
|
Classe Social, Consciência
de Classe e Lutas de Classes
|
14/03
|
As Lutas Sociais e a Emancipação Política e
Humana
|
21/03
|
O Estado e o Capitalismo no Estágio dos
Monopólios
|
28/03
|
A (Contra)Reforma do
Estado no Regime de Acumulação Flexível
|
04/04
|
A Situação
Atual das Lutas de Classes
|
11/04
|
Os Movimentos Sociais
Clássicos no Brasil
|
18/04
|
P1
|
25/04
|
Vista de Prova e Revisão
da Matéria
|
02/05
|
O Contexto de Emergência dos Novos Movimentos Sociais |
09/05
|
Movimentos Sociais na América Latina e no Brasil |
16/05
|
O Debate dos Novos Movimentos Sociais no Brasil |
23/05
|
O Movimento dos Movimentos Sociais |
30/05
|
Não haverá aula |
06/06
|
Panorama das Lutas Sociais no Cenário
Contemporâneo
|
13/06
|
Revisão da Matéria
|
20/06
|
P2
|
27/06
|
Vista de Prova e Segunda
Chamada
|
04/07
|
P6
|