Plano de Ensino - Estado, Classe e Movimentos Sociais - Manhã

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PLANO DE ENSINO

CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: ESTADO, CLASSES E MOVIMENTOS SOCIAIS
CÓDIGO: SER8058
CARGA HORÁRIA: 60HS
PROFESSOR: RENATO DOS SANTOS VELOSO

EMENTA
O Estado no quadro da mundialização do capital: Funções e transformações. As classes sociais no capitalismo contemporâneo. Movimentos sociais, “antigos” e novos e classes sociais. Os novos sujeitos sociais. Relação entre público e privado. Uma sinopse: Estado, classes e movimentos sociais na contemporaneidade brasileira.

OBJETIVO DA DISCIPLINA
Ao final desta Disciplina, espera-se que o aluno tenha aprendido a compreender criticamente os aspectos relacionados aos movimentos sociais e sua interface com o Estado e as Classes Sociais, enfatizando sua trajetória no Brasil a partir da segunda metade do Século XX e os impactos sofridos na contemporaneidade.

UNIDADES COMPONENTES DA DISCIPLINA

Unidade 1
Conceitos Fundamentais: Estado e Classes

Unidade 2
O Estado no Capitalismo Monopolista e as Lutas de Classes

Unidade 3
Movimentos de Classe e os “Novos Movimentos Sociais”

Unidade 4
O Debate Teórico dos Novos Movimentos Sociais

VISÃO DETALHADA DAS UNIDADES

UNIDADE 1 - Conceitos Fundamentais: Estado e Classes

OBJETIVOS DA UNIDADE 1
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Perceber a importância dos conceitos de Estado e Classes Sociais para a análise das lutas e processos sociais.

AULA 1.1 – Conteúdo:
O Estado Moderno e a sociedade civil nos clássicos da teoria política
AULA 1.2 – Conteúdo:
Classe Social, Consciência de Classe e Lutas de Classes
AULA 1.3 – Conteúdo:
As Lutas Sociais e a Emancipação Política e Humana

UNIDADE 2 - O Estado no Capitalismo Monopolista e as Lutas de Classes

OBJETIVOS DA UNIDADE 2
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Compreender o papel do Estado no Modo de Produção Capitalista, baseado na crítica da Economia Política e na perspectiva da transformação social e das lutas de classes.

AULA 2.1 – Conteúdo:
O Estado e o Capitalismo no Estágio dos Monopólios
AULA 2.2 – Conteúdo:
A (Contra)Reforma do Estado no Regime de Acumulação Flexível
AULA 2.3 – Conteúdo:
A Situação Atual das Lutas de Classes

UNIDADE 3 - Movimentos de Classe e os “Novos Movimentos Sociais”

OBJETIVOS DA UNIDADE 3
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Captar as tendências da trajetória dos movimentos sociais, com ênfase no contexto brasileiro.

AULA 3.1 – Conteúdo:
Os Movimentos Sociais Clássicos no Brasil
AULA 3.2 – Conteúdo:
O Contexto de Emergência dos Novos Movimentos Sociais
AULA 3.3 – Conteúdo:
Movimentos Sociais na América Latina e no Brasil

UNIDADE 4 - Os Desafios postos aos Movimentos Sociais na Atualidade

OBJETIVOS DA UNIDADE 4
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Identificar os dilemas e desafios postos aos movimentos sociais no cenário contemporâneo brasileiro.

AULA 4.1 – Conteúdo:
O Debate dos Novos Movimentos Sociais no Brasil
AULA 4.2 – Conteúdo:
O Movimento dos Movimentos Sociais
AULA 4.3 – Conteúdo:
Panorama das Lutas Sociais no Cenário Contemporâneo


METODOLOGIA
A disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas, permeadas pela reflexão, problematização e discussão dos textos indicados nas referências bibliográficas, sendo, portanto, fundamental a sua leitura prévia. Em caráter complementar, serão produzidas, apresentadas e disponibilizadas ao aluno sínteses de cada texto trabalhado, visando aprofundar e potencializar a apreensão dos principais pontos de cada conteúdo. Embora se trate de uma disciplina substancialmente teórica, será realizado um esforço no sentido de articular seus conteúdos com o debate profissional do Serviço Social, especialmente nos seus aspectos éticos, técnicos e instrumentais. As aulas contarão, sempre que possível, com exemplos derivados de situações práticas, que ilustrem os dilemas, polêmicas e desafios comuns ao cotidiano profissional do assistente social. Será utilizada uma metodologia participativa em que os alunos poderão contribuir ativamente para as discussões, estimulando uma abordagem crítica dos textos e conteúdos trabalhados. A metodologia adotada enfatiza o conhecimento como um processo coletivo, do qual participam, em níveis e graus diferenciados, os diversos atores envolvidos. Pretende-se, também, estimular a participação dos alunos em atividades científicas e culturais ocorridas na Universidade, visando, desta forma, contribuir para o enriquecimento cada vez maior do seu processo de formação profissional.

ATIVIDADES DISCENTES

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina consiste em duas provas escritas, individuais e sem consulta. A nota do aluno consistirá na média aritmética das notas das duas provas, estando automaticamente aprovado quem obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete), e automaticamente reprovado quem obtiver média inferior a 3,0 (três). O aluno que obtiver média entre 3,0 e 6,9 fará a prova final, individual, escrita e sem consulta. Para ser aprovado após a realização da prova final  o aluno deve ter média final igual ou superior a 5,0 (cinco). O aluno tem o direito de ter até 25% de faltas às aulas dadas no semestre, e pode fazer segunda chamada de apenas uma das provas (P1 ou P2). A matéria de todas as provas (P1, P2, Segunda Chamada e P6) é cumulativa.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GOHN, M. G. História dos Movimentos e Lutas Sociais: A construção da cidadania dos Brasileiros. São Paulo: Loyola, 1995.

JACOBI, P. Movimentos Sociais e Políticas Públicas. São Paulo: Cortez, 1989.

MONTANO, C.; DURIGUETTO, M. L. Estado, Classe e Movimento Social, - 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DAGNINO, E. (Org.). Anos 90: Política e Sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994.

GHON, Maria da Glória. “As principais formas de organização popular no Brasil”. In Movimentos Sociais e Educação, 4ª. Edição, São Paulo. Cortez, 2001.

ALGEBAILE, Eveline B. “As ações da sociedade civil e do Estado diante da pobreza”. In VALLA, Vincent; STOTZ, Eduardo; ALGEBAILE, Eveline B. (org.) Para compreender a pobreza no Brasil. Rio de Janeiro. Contraponto: ENSP, 2005.





CRONOGRAMA DETALHADO


21/02
Apresentação e discussão do Programa da disciplina
28/02
O Estado Moderno e a sociedade civil nos clássicos da teoria política
07/03
Classe Social, Consciência de Classe e Lutas de Classes
14/03
As Lutas Sociais e a Emancipação Política e Humana
21/03
O Estado e o Capitalismo no Estágio dos Monopólios
28/03
A (Contra)Reforma do Estado no Regime de Acumulação Flexível
04/04
A Situação Atual das Lutas de Classes
11/04
Os Movimentos Sociais Clássicos no Brasil
18/04
P1
25/04
Vista de Prova e Revisão da Matéria
02/05
O Contexto de Emergência dos Novos Movimentos Sociais
09/05
Movimentos Sociais na América Latina e no Brasil
16/05
O Debate dos Novos Movimentos Sociais no Brasil
23/05
Movimento dos Movimentos Sociais
30/05
Não haverá aula
06/06
Panorama das Lutas Sociais no Cenário Contemporâneo
13/06
Revisão da Matéria
20/06
P2
27/06
Vista de Prova e Segunda Chamada
04/07
P6