PLANO DE ENSINO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: TRABALHO E
SOCIABILIDADE
CÓDIGO: SER8065
CARGA HORÁRIA: 60HS
PROFESSOR: RENATO DOS SANTOS
VELOSO
EMENTA
A centralidade do trabalho na constituição da sociabilidade humana na
sociedade capitalista. A produção socializada e apropriação privada de
processos de trabalho. Trabalho produtivo e improdutivo. A polêmica da crise da
sociedade do trabalho e a metamorfose do trabalho. O trabalho na
contemporaneidade.
Ao final desta Disciplina, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Compreender
os principais fundamentos do debate sobre o trabalho e seu significado
ontológico, dentro da matriz teórica marxista, realçando as diferenças que tal
categoria possui do ponto de vista econômico e social.
UNIDADES COMPONENTES DA
DISCIPLINA
Unidade 1 - Significado
Ontológico do Trabalho
Unidade 2 - A construção da
sociabilidade por meio do trabalho
Unidade 3 - O trabalho e a
sociabilidade capitalista
Unidade 4 - Desafios do
mundo do trabalho na atualidade
VISÃO DETALHADA DAS
UNIDADES
UNIDADE 1
Significado
Ontológico do Trabalho l
OBJETIVOS DA UNIDADE 1
Ao final desta Unidade,
espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Perceber a importância da categoria trabalho
para a constituição histórica do ser social e para a emancipação humana.
AULA 1.1 – Conteúdo:
Trabalho como categoria
central na constituição do ser social
AULA 1.2 – Conteúdo:
Trabalho,
teleologia e ser social
AULA 1.3 – Conteúdo:
A emancipação humana por
meio do trabalho
UNIDADE 2
A construção da
sociabilidade por meio do trabalho
OBJETIVOS DA UNIDADE 2
Ao final desta Unidade,
espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Compreender a relevância da categoria trabalho
para a construção da sociabilidade humana.
AULA 2.1 – Conteúdo:
Trabalho e
produção/reprodução social
AULA 2.2 – Conteúdo:
O
trabalho e os complexos sociais
AULA 2.3 – Conteúdo:
Trabalho e processos de objetivação e subjetivação
UNIDADE 3
O trabalho e a sociabilidade
capitalista
OBJETIVOS DA UNIDADE 3
Ao final desta Unidade,
espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Captar as tendências da presentes na
produção da sociabilidade capitalista baseada na exploração do trabalho.
AULA 3.1 – Conteúdo:
O
trabalho sob o capitalismo
AULA 3.2 – Conteúdo:
Processo de trabalho e processo de valorização
AULA 3.3 – Conteúdo:
Alienação,
estranhamento e exploração do trabalho
UNIDADE 4
Desafios do mundo do
trabalho na atualidade
OBJETIVOS DA UNIDADE 4
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Identificar
os principais dilemas presentes no mundo do trabalho na atualidade.
AULA 4.1 – Conteúdo:
Trabalho produtivo e
improdutivo
AULA 4.2 – Conteúdo:
Padrões produtivos e
formas de gestão do trabalho sob o capitalismo
AULA 4.3 – Conteúdo:
Desemprego, precarização
do trabalho e questão social
METODOLOGIA
A
disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas, permeadas pela
reflexão, problematização e discussão dos textos indicados nas referências
bibliográficas, sendo, portanto, fundamental a sua leitura prévia. Em caráter
complementar, serão produzidas, apresentadas e disponibilizadas ao aluno
sínteses de cada texto trabalhado, visando aprofundar e potencializar a
apreensão dos principais pontos de cada conteúdo. Embora se trate de uma
disciplina substancialmente teórica, será realizado um esforço no sentido de
articular seus conteúdos com o debate profissional do Serviço Social,
especialmente nos seus aspectos éticos, técnicos e instrumentais. As aulas
contarão, sempre que possível, com exemplos derivados de situações práticas,
que ilustrem os dilemas, polêmicas e desafios comuns ao cotidiano profissional
do assistente social. Espera-se, com isso, fomentar, junto ao aluno, a criação
de condições que lhe permitam detectar as relações entre a sociabilidade
capitalista baseada na exploração do trabalho e o significado da inserção do
Serviço Social no processo de produção e reprodução das relações sociais. Será
utilizada uma metodologia participativa em que os alunos poderão contribuir
ativamente para as discussões, estimulando uma abordagem crítica dos textos e
conteúdos trabalhados. A metodologia adotada enfatiza o conhecimento como um
processo coletivo, do qual participam, em níveis e graus diferenciados, os
diversos atores envolvidos. Pretende-se, também, estimular a participação dos alunos
em atividades científicas e culturais ocorridas na Universidade, visando, desta
forma, contribuir para o enriquecimento cada vez maior do seu processo de
formação profissional.
ATIVIDADES
DISCENTES
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÃO
A
avaliação da disciplina consiste em duas provas escritas, individuais e sem
consulta. A nota do aluno consistirá na média aritmética das notas das duas
provas, estando automaticamente aprovado quem obtiver média igual ou superior a
7,0 (sete), e automaticamente reprovado quem obtiver média inferior a 3,0
(três). O aluno que obtiver média entre 3,0 e 6,9 fará a prova final,
individual, escrita e sem consulta. Para ser aprovado após a realização da
prova final o aluno deve ter média final
igual ou superior a 5,0 (cinco). O aluno tem o direito de ter até 25% de faltas
às aulas dadas no semestre, e pode fazer segunda chamada de apenas uma das
provas (P1 ou P2). A matéria de todas as
provas (P1, P2, Segunda Chamada e P6) é cumulativa.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? São Paulo: Cortez,
1999.
LESSA, S. O
processo de produção/reprodução social: trabalho e sociabilidade. In Capacitação em Serviço Social e Política
Social. Módulo 2: Reprodução Social, Trabalho e Serviço Social. Brasília:
UnB, Centro de Educação Aberta, Continuada a Distância, 1999. p. 20-33.
MARX, K.
Processo de Trabalho e processo de produzir mais valia. In ______. O
Capital. Crítica da Economia Política. Livro I. 2a ed. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. cap. 5, p. 201-223.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
ANTUNES,
R. Século XXI: Nova Era da Precarização Estrutural do Trabalho? In ANTUNES, R.;
BRAGA, R. (Org.). Infoproletários:
degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009. p.231-238.
GRANEMANN,
S. O processo de produção e reprodução social: trabalho e sociabilidade. In Serviço Social: direitos sociais e
competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. p. 223-238.
HARVEY,
D. “Do Fordismo à acumulação flexível”. In ______. Condição Pós-Moderna. 6ª ed. São Paulo: Loyola, 1996. cap. 9, p.
135-162.
CRONOGRAMA DETALHADO
20/02 - Apresentação e
discussão do Programa da disciplina
27/02 - Trabalho como
categoria central na constituição do ser social
06/03 - Trabalho, teleologia
e ser social
13/03 - A emancipação
humana por meio do trabalho
20/03 - Processo de trabalho e processo de valorização
27/03 - Trabalho e
produção/reprodução social
03/04 - Trabalho
e processos de objetivação e subjetivação
10/04 - O trabalho e os
complexos sociais
17/04 - P1
24/04 - Vista de Prova e
Revisão da Matéria
01/05 - Feriado
08/05 - O trabalho sob o
capitalismo
15/05 - Alienação,
estranhamento e exploração do trabalho
22/05 - Trabalho produtivo
e improdutivo
29/05 - Padrões produtivos
e formas de gestão do trabalho sob o capitalismo
05/06 - Desemprego,
precarização do trabalho e questão social
12/06 - Desafios do mundo do
trabalho na atualidade
19/06 - P2
26/06 - Vista de Prova e
Segunda Chamada
03/07 - P6