PLANO DE ENSINO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: SERVIÇO SOCIAL NO CAMPO SÓCIO-JURÍDICO
CARGA HORÁRIA: 60h
EMENTA
O Serviço Social
na contemporaneidade e a atuação no campo sócio-jurídico. Os elementos
conceituais para a compreensão do contexto atual: a judicialização das relações
sociais, a criminalização da pobreza. As múltiplas expressões de violência e os
indicadores sociais de combate a este fenômeno.
OBJETIVO DA DISCIPLINA
Analisar a prática do Serviço
Social no interior das diferentes instituições sócio jurídicas.
UNIDADE I – a dimensão
técnico-instrumental do trabalho profissional no campo sócio-jurídico
Objetivo
Conhecer os principais aspectos
técnico-instrumentais acerca do exercício profissional no campo sociojurídico,
enfatizando o cotidiano profissional e as mediações nele presentes.
Conteúdos
Cotidiano
profissional
Razão instrumental
Dimensão técnico-instrumental
UNIDADE II – O campo
sócio-jurídico: elementos conceituais
Objetivo
Conhecer o debate acerca da temática em relação
ao campo sócio jurídico na perspectiva da concretização dos direitos,
possibilitando reflexões sobre seus vários aspectos contemplando discussões
acerca da judicialização da questão social e a criminalização da pobreza.
Conteúdos
A
judicialização das relações sociais;
A criminalização da pobreza.
O campo sócio-jurídico:
elementos conceituais
UNIDADE 3 – A atuação
profissional no campo sócio-jurídico: desafios para a garantia do projeto
profissional
Objetivo
Identificar no campo sócio jurídico, os espaços
sócio ocupacionais ocupados por profissionais do Serviço Social, visando
contribuir para a produção do conhecimento na formação de estudantes, mapeando
as ações desenvolvidas pelo Serviço Social na consolidação do Projeto
Ético-Político profissional, identidade e autonomia do trabalho da/o
assistentes sociais e as demandas profissionais.
Conteúdos
A atuação profissional no
campo sócio-jurídico: desafios para a garantia do projeto profissional
Elementos históricos para a
compreensão da atuação profissional no campo sócio-jurídico
A intervenção profissional
nas instituições: demandas institucionais e projeto profissional
METODOLOGIA DE ENSINO
Didaticamente,
as aulas serão organizadas com apresentações expositivas, debates coordenados e
atividades escritas. Será utilizada de uma metodologia participativa na qual as
(os) alunas (os) contribuam para as discussões, estimulando uma abordagem
crítica dos conteúdos trabalhados.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Aplicação de provas contendo questões
objetivas e subjetivas e realização de trabalhos individuais.
BIBLIOGRAFIA
VELOSO,
R. A dimensão técnico-instrumental do
trabalho profissional. Rio de Janeiro: UERJ, 2015.
WACQUANT, L. Punir os pobres: a nova gestão da miséria
nos Estados Unidos. RJ: F. Bastos, 2001, Revan, 2003.
FORTI, V.
Condições de trabalho e demandas profissionais no campo sociojurídico. In II Seminário Nacional: o Serviço Social no
campo sociojurídico na perspectiva da concretização dos direitos. Brasília:
CFESS, 2012.
FÁVERO, E. e
RODRIGUES, S. Serviço Social no campo sociojurídico: possibilidades e desafios
na consolidação do projeto ético-político profissional. In II Seminário Nacional: o Serviço Social no
campo sociojurídico na perspectiva da concretização dos direitos. Brasília:
CFESS, 2012.
BORGIANNI, E.
Identidade e autonomia do trabalho do assistente social no campo sociojurídico.
In II Seminário Nacional: o Serviço Social
no campo sociojurídico na perspectiva da concretização dos direitos.
Brasília: CFESS, 2012.
___________.
Para entender o Serviço Social na área sociojurídica. In Serviço Social e Sociedade, nº 115. São Paulo: Cortez, 2013.
CHUAIRI,
S. H. Assistência jurídica e serviço social: reflexões interdisciplinares. In Serviço Social e Sociedade, nº 67. São
Paulo: Cortez, 2001.