IDENTIDADE CULT. E SUBJETIVIDADE - Plano de Ensino

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PLANO DE ENSINO

Curso: SERVIÇO SOCIAL
Disciplina: Identidade Cult. e Subjetividade

EMENTA

Cultura e relações sociais. Identidade e diversidade cultural no Brasil. Processos de construção de subjetividade. Identidades sociais básicas: classe, gênero, etnia. Processos culturais e constituição da identidade profissional. A influência das identidades sociais no exercício profissional.

OBJETIVO

Apresentar uma discussão acerca dos processos culturais em nossa sociedade e da constituição das identidades sociais, sinalizando suas relações com a construção de subjetividade e com a formação da identidade profissional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I - A Subjetividade em Questão
1.1 - Identidade e diversidade cultural
1.2 - Subjetividade e identidade cultural
1.3 - As relações entre objetividade e subjetividade
1.4 - A constituição da identidade cultural

UNIDADE II – As Identidades Sociais Básicas
2.1 - Identidade de Classe Social
2.2 - Identidade de Gênero
2.3 - Identidade Étnico-Racial
2.4 - Identidade Geracional

UNIDADE III - Identidade Profissional: Aspectos Relevantes
3.1 - Principais fatores da identidade profissional
3.2 - A vida cotidiana como palco da atuação profissional
3.3 - Reprodução social e subjetividade capitalista
3.4 - A importância da subjetividade para o exercício profissional

UNIDADE IV - Profissional e Usuário: Sujeitos do Exercício Profissional
4.1 - O assistente social e o usuário como sujeitos
4.2 - Condições de trabalho e identidade profissional
4.3 - O perfil profissional e os dilemas postos à identidade profissional
4.4 - Serviço Social e a construção da identidade de resistência

METODOLOGIA DE ENSINO

A disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas, permeadas pela reflexão, problematização e discussão dos textos indicados nas referências bibliográficas, sendo, portanto, fundamental a sua leitura prévia. Em caráter complementar, serão produzidas, apresentadas e disponibilizadas ao aluno sínteses de cada texto trabalhado, visando aprofundar e potencializar a apreensão dos principais pontos de cada conteúdo. Será realizado um esforço no sentido de articular seus conteúdos com o debate profissional do Serviço Social, especialmente nos seus aspectos éticos, técnicos e instrumentais. As aulas contarão com exemplos derivados de situações práticas, que ilustrem os dilemas, polêmicas e desafios comuns ao cotidiano profissional do assistente social. Será utilizada uma metodologia participativa em que os alunos poderão contribuir ativamente para as discussões, estimulando uma abordagem crítica dos textos e conteúdos trabalhados. A metodologia adotada enfatiza o conhecimento como um processo coletivo, do qual participam, em níveis e graus diferenciados, os diversos atores envolvidos. Pretende-se, também, estimular a participação dos alunos em atividades científicas e culturais ocorridas na Universidade, visando, desta forma, contribuir para o enriquecimento cada vez maior do seu processo de formação profissional.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CASTELLS, Manuel. “A construção da identidade”. In O poder da identidade. São Paulo: Paz e terra, 1999.
HALL, Stuart, A identidade cultural na pós-modernidade. 4a ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
VELOSO, Renato dos Santos. “Gênero e Serviço Social: um diálogo necessário”. In Superando Desafios. Rio de Janeiro: HUPE, 2007, pp. 09-19.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 1991.
CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. “O conhecimento da vida cotidiana: base necessária à prática social”. In Netto, J. P. e Carvalho, M. C. B. Cotidiano: conhecimento e crítica. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2000 (pp. 13-63).

GENTILLI, Raquel. Representações e práticas: identidade e processo de trabalho no Serviço Social. São Paulo: Veras, 1998.

CRONOGRAMA
AGOSTO
Apresentação e discussão do Plano de Ensino
Identidade e diversidade cultural
Subjetividade e identidade cultural
As relações entre objetividade e subjetividade

SETEMBRO

A constituição da identidade cultural
As Identidades Sociais Básicas
A1

OUTUBRO
Vista de Prova
A vida cotidiana como palco da atuação profissional
A importância da subjetividade para o exercício profissional

NOVEMBRO

O assistente social e o usuário como sujeitos
O perfil profissional e os dilemas postos à identidade profissional
Serviço Social e a construção da identidade de resistência
A2

DEZEMBRO
Vista de Prova e Segunda Chamada
A3