PLANO DE ENSINO
Curso: SERVIÇO SOCIAL
Disciplina: Identidade Cult. e Subjetividade
EMENTA
Cultura e relações sociais.
Identidade e diversidade cultural no Brasil. Processos de construção de
subjetividade. Identidades sociais básicas: classe, gênero, etnia. Processos
culturais e constituição da identidade profissional. A influência das
identidades sociais no exercício profissional.
OBJETIVO
Apresentar
uma discussão acerca dos processos culturais em nossa sociedade e da
constituição das identidades sociais, sinalizando suas relações com a
construção de subjetividade e com a formação da identidade profissional.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE
I - A Subjetividade em
Questão
1.1
- Identidade e diversidade
cultural1.2 - Subjetividade e identidade cultural
1.3 - As relações entre objetividade e subjetividade
1.4 - A constituição da identidade cultural
UNIDADE
II – As Identidades Sociais Básicas
2.1
- Identidade de Classe Social2.2 - Identidade de Gênero
2.3 - Identidade Étnico-Racial
2.4 - Identidade Geracional
UNIDADE
III - Identidade
Profissional: Aspectos Relevantes
3.1
- Principais
fatores da identidade profissional3.2 - A vida cotidiana como palco da atuação profissional
3.3 - Reprodução social e subjetividade capitalista
3.4 - A importância da subjetividade para o exercício profissional
UNIDADE
IV - Profissional e Usuário: Sujeitos do Exercício Profissional
4.1
- O assistente social e o
usuário como sujeitos4.2 - Condições de trabalho e identidade profissional
4.3 - O perfil profissional e os dilemas postos à identidade profissional
4.4 - Serviço Social e a construção da identidade de resistência
METODOLOGIA DE ENSINO
A disciplina será ministrada
por meio de aulas expositivas, permeadas pela reflexão, problematização e
discussão dos textos indicados nas referências bibliográficas, sendo, portanto,
fundamental a sua leitura prévia. Em caráter complementar, serão produzidas,
apresentadas e disponibilizadas ao aluno sínteses de cada texto trabalhado,
visando aprofundar e potencializar a apreensão dos principais pontos de cada
conteúdo. Será realizado um esforço no sentido de articular seus conteúdos com
o debate profissional do Serviço Social, especialmente nos seus aspectos
éticos, técnicos e instrumentais. As aulas contarão com exemplos derivados de
situações práticas, que ilustrem os dilemas, polêmicas e desafios comuns ao
cotidiano profissional do assistente social. Será utilizada uma metodologia
participativa em que os alunos poderão contribuir ativamente para as
discussões, estimulando uma abordagem crítica dos textos e conteúdos
trabalhados. A metodologia adotada enfatiza o conhecimento como um processo
coletivo, do qual participam, em níveis e graus diferenciados, os diversos
atores envolvidos. Pretende-se, também, estimular a participação dos alunos em
atividades científicas e culturais ocorridas na Universidade, visando, desta
forma, contribuir para o enriquecimento cada vez maior do seu processo de
formação profissional.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CASTELLS, Manuel.
“A construção da identidade”. In O poder da identidade. São
Paulo: Paz e terra, 1999.
HALL, Stuart, A
identidade cultural na pós-modernidade. 4a ed. Rio de Janeiro:
DP&A, 2000.
VELOSO, Renato
dos Santos. “Gênero e Serviço Social: um diálogo necessário”. In Superando
Desafios. Rio de Janeiro: HUPE, 2007, pp. 09-19.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura.
São Paulo: Brasiliense, 1991.
CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. “O conhecimento da
vida cotidiana: base necessária à prática social”. In Netto, J. P. e Carvalho,
M. C. B. Cotidiano: conhecimento e crítica. 5a ed. São Paulo:
Cortez, 2000 (pp. 13-63).
GENTILLI, Raquel. Representações e práticas:
identidade e processo de trabalho no Serviço Social. São Paulo: Veras,
1998.
CRONOGRAMA
AGOSTO
Apresentação e discussão do
Plano de EnsinoIdentidade e diversidade cultural
Subjetividade e identidade cultural
As relações entre objetividade e subjetividade
SETEMBRO
A constituição da identidade cultural
As Identidades Sociais Básicas
A1
OUTUBRO
Vista de Prova A vida cotidiana como palco da atuação profissional
A importância da subjetividade para o exercício profissional
NOVEMBRO
O assistente social e o usuário como sujeitos
O perfil profissional e os dilemas postos à identidade profissional
Serviço Social e a construção da identidade de resistência
A2
DEZEMBRO
Vista de Prova e Segunda ChamadaA3