HALL, S. - Identidade

.

Velhas identidades x novas identidades – crise de identidade

Identidades culturais: aspectos de nossas identidades que surgem de nosso pertencimento a culturas étnicas, raciais, lingüísticas, religiosas e nacionais.

As identidades modernas - “descentradas”, deslocadas ou fragmentadas.

Identidades modernas estão entrando em colapso. Um tipo diferente de mudança estrutural está transformando as sociedades modernas. Isso está fragmentando as paisagens culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade.

Deslocamento, descentração do sujeito. “Crise de identidade” para o indivíduo.

Sujeito do iluminismo: indivíduo totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades de razão, de consciência e de ação, cujo centro consistia num núcleo interior.

Sujeito sociológico: refletia a crescente complexidade do mundo moderno; consciência de que o núcleo interior do sujeito não era autônomo e auto-suficiente, mas formado na relação com outras pessoas; mediações, valores, sentidos, símbolos, cultura. Concepção interativa de identidade. A identidade é formada na interação entre o eu e a sociedade. O sujeito ainda tem um núcleo ou essência interior, mas este é formado e modificado num diálogo contínuo com os mundos culturais “exteriores”. Alinhamento entre os sentimentos subjetivos com os lugares objetivos que ocupamos no mundo social e cultural. A identidade costura o sujeito à estrutura.

Sujeito pós-moderno: o sujeito está se tornando fragmentado, composto não de uma única, mas de várias identidades, muitas vezes contraditórias. Não tem uma identidade fixa, essencial ou permanente. A identidade torna-se uma “celebração móvel”: formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam. O sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos; identidades contraditórias. À medida em que os sistemas de significação e representação cultural se multiplicam, somos confrontados por uma multiplicidade desconcertante e cambiante de identidades possíveis.