PLANO DE ENSINO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: ESTADO, CLASSES E MOVIMENTOS SOCIAIS
CÓDIGO: SER8058
CARGA HORÁRIA: 60HS
PROFESSOR: RENATO DOS SANTOS
VELOSO
EMENTA
O Estado no quadro da
mundialização do capital: Funções e transformações. As classes sociais no
capitalismo contemporâneo. Movimentos sociais, “antigos” e novos e classes
sociais. Os novos sujeitos sociais. Relação entre público e privado. Uma
sinopse: Estado, classes e movimentos sociais na contemporaneidade brasileira.
Ao final desta Disciplina, espera-se que o aluno tenha aprendido a compreender
criticamente os aspectos relacionados aos movimentos sociais e sua interface
com o Estado e as Classes Sociais, enfatizando sua trajetória no Brasil a
partir da segunda metade do Século XX e os impactos sofridos na
contemporaneidade.
UNIDADES COMPONENTES DA
DISCIPLINA
Unidade 1
Conceitos
Fundamentais: Estado e Classes
Unidade 2
O
Estado no Capitalismo Monopolista e as Lutas de Classes
Unidade 3
Movimentos de Classe e os “Novos Movimentos Sociais”
Unidade 4
O Debate Teórico dos Novos Movimentos Sociais
VISÃO
DETALHADA DAS UNIDADES
UNIDADE 1 - Conceitos Fundamentais: Estado e Classes
OBJETIVOS DA UNIDADE 1
Ao final desta Unidade,
espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Perceber a importância dos conceitos de
Estado e Classes Sociais para a análise das lutas e processos sociais.
AULA 1.1 – Conteúdo:
O Estado Moderno e a
sociedade civil nos clássicos da teoria política
AULA 1.2 – Conteúdo:
Classe
Social, Consciência de Classe e Lutas de Classes
AULA 1.3 – Conteúdo:
As Lutas Sociais e a
Emancipação Política e Humana
UNIDADE 2 - O Estado no Capitalismo Monopolista e as Lutas de
Classes
OBJETIVOS DA UNIDADE 2
Ao final desta Unidade,
espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Compreender o papel do Estado no Modo de
Produção Capitalista, baseado na crítica da Economia Política e na perspectiva
da transformação social e das lutas de classes.
AULA 2.1 – Conteúdo:
O Estado e o Capitalismo
no Estágio dos Monopólios
AULA 2.2 – Conteúdo:
A
(Contra)Reforma do Estado no Regime de Acumulação Flexível
AULA 2.3 – Conteúdo:
A Situação Atual das Lutas de Classes
UNIDADE 3 - Movimentos de Classe e os “Novos Movimentos
Sociais”
OBJETIVOS DA UNIDADE 3
Ao final desta Unidade,
espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Captar as tendências da trajetória dos movimentos sociais, com ênfase
no contexto brasileiro.
AULA 3.1 – Conteúdo:
Os Movimentos Sociais
Clássicos no Brasil
AULA 3.2 – Conteúdo:
O Contexto de
Emergência dos Novos Movimentos Sociais
AULA 3.3 – Conteúdo:
Movimentos
Sociais na América Latina e no Brasil
UNIDADE 4 - Os Desafios
postos aos Movimentos Sociais na Atualidade
OBJETIVOS DA UNIDADE 4
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Identificar
os dilemas e desafios postos aos movimentos sociais no cenário contemporâneo
brasileiro.
AULA 4.1 – Conteúdo:
O Debate dos Novos
Movimentos Sociais no Brasil
AULA 4.2 – Conteúdo:
O Movimento dos
Movimentos Sociais
AULA 4.3 – Conteúdo:
Panorama das Lutas
Sociais no Cenário Contemporâneo
METODOLOGIA
A
disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas, permeadas pela
reflexão, problematização e discussão dos textos indicados nas referências
bibliográficas, sendo, portanto, fundamental a sua leitura prévia. Em caráter
complementar, serão produzidas, apresentadas e disponibilizadas ao aluno
sínteses de cada texto trabalhado, visando aprofundar e potencializar a
apreensão dos principais pontos de cada conteúdo. Embora se trate de uma
disciplina substancialmente teórica, será realizado um esforço no sentido de
articular seus conteúdos com o debate profissional do Serviço Social,
especialmente nos seus aspectos éticos, técnicos e instrumentais. As aulas
contarão, sempre que possível, com exemplos derivados de situações práticas,
que ilustrem os dilemas, polêmicas e desafios comuns ao cotidiano profissional
do assistente social. Será utilizada uma metodologia participativa em que os
alunos poderão contribuir ativamente para as discussões, estimulando uma
abordagem crítica dos textos e conteúdos trabalhados. A metodologia adotada
enfatiza o conhecimento como um processo coletivo, do qual participam, em
níveis e graus diferenciados, os diversos atores envolvidos. Pretende-se,
também, estimular a participação dos alunos em atividades científicas e
culturais ocorridas na Universidade, visando, desta forma, contribuir para o
enriquecimento cada vez maior do seu processo de formação profissional.
ATIVIDADES
DISCENTES
Realizar leitura da bibliografia
indicada; realizar trabalhos e atividades individuais e em grupo; realizar
pesquisas complementares sobre os conteúdos ministrados; assistir filmes e
vídeos relacionados aos conteúdos ministrados sugeridos.
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÃO
O sistema de avaliação das disciplinas dos cursos presenciais da
Universidade Veiga de Almeida é realizado de duas formas:
A1 - Primeira Avaliação do Semestre, conteúdo parcial (anterior à data
da primeira avaliação).
A2 - Segunda avaliação, ênfase no conteúdo ministrado após a data da
primeira avaliação (A1).
A3 - Prova Final, conteúdo completo. Somente uma das
funções abaixo:
(a) Avaliação de 2ª chamada para o aluno que não fez A1 ou a A2 (apenas
uma delas).
(b) Avaliação para o aluno alcançar a média de aprovação 6,0 (seis);
(c) Avaliação optativa para o aluno melhorar sua média, substituindo
uma das avaliações com a menor nota (A1 ou A2)
A4 - Avaliação somativa das atividades desenvolvidas ao longo do
semestre. Havendo somente um único lançamento de grau ao final do semestre.
A avaliação do rendimento escolar é feita por meio de provas, testes e
trabalhos elaborados pelos professores das disciplinas em consonância com o
Projeto Pedagógico do curso.
Aprovação
O aluno será aprovado nas disciplinas, se atender as condições abaixo:
1. Alcançar o mínimo de frequência igual a 75% (setenta e cinco por
cento) das aulas previstas, no regime presencial;
2. Obtiver grau numérico igual ou superior a 6 (seis) na média
aritmética entre o primeiro grau de qualificação (A1) e o segundo grau de
qualificação (A2); essa média (M) será calculada por meio da seguinte fórmula:
M = (A1 + A2)/2
3. O aluno que não atender as condições estabelecidas no item “2”
poderá realizar uma terceira avaliação (A3), para obter o terceiro grau de
qualificação, que deverá ser igual ou superior a 5 (cinco). A nota de A3 irá
substituir a nota de menor valor da A1 ou A2, para poder gerar um novo cálculo
de média. Ou seja, na avaliação “A3” o aluno deverá obter grau igual ou
superior a 05 (cinco) para a nota ser considerada.
Exemplo:
A1 = 8 (Oito)
A2 = 4 (Quatro)
A3 = 6 (Seis)
No exemplo, a segunda avaliação (A2) será substituída pela terceira
avaliação (A3).
4. O aluno tem que obter o grau maior ou igual que 5 (cinco) em cada
uma duas avaliações (A1 e A2), caso contrário, deverá realizar A3 em
substituição à Avaliação de menor grau.
5. O aluno poderá substituir apenas uma avaliação pela A3 (seja por
causa de nota ou por falta).
6. Se obtiver grau inferior a 5,0 (cinco) nas duas avaliações (A1 e
A2), automaticamente, estará reprovado na disciplina.
7. O aluno que prestar avaliação A3 em conformidade com o item 3 será
considerado aprovado se obtiver grau numérico igual ou superior a 6 (seis) na
média entre A3 + (A1 ou A2);
8. No caso das disciplinas que tiverem uma única nota (A4), a aprovação
só ocorrerá se a nota de A4 for maior ou igual a 7 (sete). Não haverá
2ª. Chamada da Avaliação A4, pois trata-se de avaliação somativa.
9. As médias deverão ser calculadas com apenas uma casa decimal.
Segunda Chamada de Prova – A3
A segunda chamada de prova foi substituída pela A3. O aluno que faltar
uma das avaliações, A1 ou A2, terá o direito de fazer a A3 para substituir a
prova não realizada, caso sua outra avaliação (A1 ou A2) não tenha sido
inferior a 05 (cinco).
Casos Especiais
A aluna gestante e os alunos, em geral, de acordo com os casos
previstos em Lei, terão direito a um regime especial de avaliação, desde que
requerido por meio de Protocolo, no Setor de Atendimento da Secretaria do seu
Campus, com a documentação exigida.
Revisão de Prova
O aluno que porventura discordar do grau atribuído pelo professor em
uma determinada avaliação (A1 e/ou A2), poderá solicitar revisão da prova,
diretamente ao professor da turma-disciplina em que está inscrito, até uma
semana após a data de divulgação da respectiva nota de cada avaliação.
Para a revisão das provas de “A3” o aluno deverá,
deverá solicitar a revisão no Setor de Atendimento Secretaria Setorial de seu
Campus, via protocolo com as devidas justificativas por escrito, dentro dos
prazos previstos no Calendário Escolar.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
GOHN, M. G. História dos Movimentos e
Lutas Sociais: A construção da cidadania dos Brasileiros. São Paulo: Loyola, 1995.
JACOBI, P. Movimentos Sociais e
Políticas Públicas. São
Paulo: Cortez, 1989.
MONTANO, C.;
DURIGUETTO, M. L. Estado, Classe e Movimento
Social, - 2ª
Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
DAGNINO, E. (Org.). Anos 90: Política e Sociedade no Brasil.
São Paulo: Brasiliense, 1994.
GHON,
Maria da Glória. “As principais formas de organização popular no Brasil”. In Movimentos Sociais e Educação, 4ª. Edição,
São Paulo. Cortez, 2001.
ALGEBAILE,
Eveline B. “As ações da sociedade civil e do Estado diante da pobreza”. In
VALLA, Vincent; STOTZ, Eduardo; ALGEBAILE, Eveline B. (org.) Para compreender a pobreza no Brasil.
Rio de Janeiro. Contraponto: ENSP, 2005.