PROGRAMA FUNDAMENTOS POLÍTICA SOCIAL

.

PROGRAMA

I - EMENTA:


a) Objetivos: Compreender a relação entre política e economia, as relações Estado/Sociedade e os agentes sociais envolvidos na trajetória de emergência e crise do Estado de Bem-Estar.

b) Conteúdo: As principais categorias da economia política nas grandes vertentes do pensamento moderno. O liberalismo e o neoliberalismo (Adam Smith, Locke, Milton Friedman). O intervencionismo e a social-democracia (Keynes, Marshall, Offe). A tradição marxista (Gramsci, Poulantzas, Baran, Sweezy e Mandel).

II- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

a) Objetivos: O aluno deverá, ao final do curso, estar apto para:

- Diferenciar as três grandes vertentes do pensamento econômico - político moderno e suas proposições para as relações Estado/mercado e Estado/sociedade civil. Propiciar uma apropriação das principais categorias teóricas para se pensar a política social como uma mediação destas relações;

- Situar historicamente o surgimento das políticas sociais, sua trajetória e dilemas atuais;

- Discutir criticamente o significado das políticas sociais a partir das categorias teóricas das três grandes vertentes do pensamento econômico - político moderno.

b) Conteúdo:

A - Unidade I: Introdução aos Fundamentos da Política Social

Texto base:

BEHRING, E. “Fundamentos de Política Social”. In Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez/OMS, 2006.


B - Unidade II: Economia, Política e Sociedade

Textos base:

NETTO, J. P. e BRAZ, M. Economia Política: uma introdução crítica. 2a ed. São Paulo: Cortez, 2007.

HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro, Zahar, 1981.


C - Unidade III: Fundamentos e história da Política Social

Textos base:

MONTANO, C. DURIGUETTO, M. L. Estado, Classe e Movimento Social, - 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011. (capítulo 1)

BEHRING, E. e BOSCHETTI, I. Política social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2007.

CHATÊLET, F., DUHAMEL, O e KOUCHNER, E. P., História das idéias políticas, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1985.

COUTINHO, Carlos Nelson, Marxismo e política. A dualidade de poderes e outros ensaios. São Paulo, Cortez, 3ª ed., 2008.


Bibliografia Complementar:

POLANYI, K. A Grande Transformação - as origens de nossa época. RJ: Campus, 1980. (Caps. 11-14)

CARNOY, M. Estado e Teoria Política. São Paulo: Papirus, 1994. (Cap. 1-3)

SILVA, A. M. Keynes e a teoria geral. In: Keynes. Coleção Os Economistas, Abril Cultural, SP, 1983.

MARSHAL, T.H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.


III - Procedimentos didáticos:

A disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas, permeadas pela reflexão, problematização e discussão dos textos indicados nas referências bibliográficas, sendo, portanto, fundamental a sua leitura prévia. Em caráter complementar, serão produzidas, apresentadas e disponibilizadas ao aluno sínteses de cada texto trabalhado, visando aprofundar e potencializar a apreensão dos principais pontos de cada conteúdo. Embora se trate de uma disciplina substancialmente teórica, será realizado um esforço no sentido de articular seus conteúdos com o debate profissional do Serviço Social, especialmente nos seus aspectos éticos, técnicos e instrumentais. As aulas contarão, sempre que possível, com exemplos derivados de situações práticas, que ilustrem os dilemas, polêmicas e desafios comuns ao cotidiano profissional do assistente social. Será utilizada uma metodologia participativa em que os alunos poderão contribuir ativamente para as discussões, estimulando uma abordagem crítica dos textos e conteúdos trabalhados. A metodologia adotada enfatiza o conhecimento como um processo coletivo, do qual participam, em níveis e graus diferenciados, os diversos atores envolvidos. Pretende-se, também, estimular a participação dos alunos em atividades científicas e culturais ocorridas na Universidade, visando, desta forma, contribuir para o enriquecimento cada vez maior do seu processo de formação profissional.


IV - Avaliação:

A avaliação da disciplina consiste em duas provas escritas, individuais e sem consulta, em datas a serem agendadas.

A nota do aluno consistirá na média aritmética das notas das duas provas, estando automaticamente aprovado quem obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete), e automaticamente reprovado quem obtiver média inferior a 3,0 (três). O aluno que obtiver média entre 3,0 e 6,9 fará a prova final, que será realizada em data estabelecida de acordo com o calendário acadêmico do semestre em vigor.

Para ser aprovado o aluno deve ter média final igual ou superior a 5,0 (cinco). O aluno tem o direito de ter até 25% de faltas às aulas dadas no semestre, e pode fazer segunda chamada de apenas uma das provas. A matéria de todas as provas é cumulativa.