TRABALHO E SOCIABILIDADE - PLANO DE AULA - MANHÃ

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DISCIPLINA/ CÓDIGO: TRABALHO E SOCIABILIDADE / SER8065
AULAS/SEMANA: 6ª feira – M - 4,5,6 – 3º período

EMENTA: A centralidade do trabalho na constituição da sociabilidade humana na sociedade capitalista. A produção socializada e apropriação privada de processos de trabalho. Trabalho produtivo e improdutivo. A polêmica da crise da sociedade do trabalho e a metamorfose do trabalho. O trabalho na contemporaneidade.
OBJETIVOS: Proporcionar ao aluno o tratamento dos principais fundamentos do debate sobre o trabalho e seu significado ontológico, dentro da matriz teórica marxista, realçando as diferenças que tal categoria possui do ponto de vista econômico e social.

PROGRAMA DETALHADO

FEVEREIRO
10/02 - Apresentação e discussão do Programa da disciplina
17/02 - Trabalho como categoria central na constituição do ser social

MARÇO
02/03 - Trabalho, teleologia e ser social
09/03 - A emancipação humana por meio do trabalho
16/03 - Processo de trabalho e processo de valorização
23/03 - Trabalho e produção/reprodução social
30/03 - Trabalho e processos de objetivação e subjetivação

ABRIL
06/04 - O trabalho e os complexos sociais
13/04 - P1
20/04 - Vista de Prova e Revisão da Matéria
27/04 - O trabalho sob o capitalismo

MAIO
04/05 - Alienação, estranhamento e exploração do trabalho
11/05 - Trabalho produtivo e improdutivo
18/05 - Padrões produtivos e formas de gestão do trabalho sob o capitalismo
25/05 - Desemprego, precarização do trabalho e questão social

JUNHO
01/06 - Desafios do mundo do trabalho na atualidade
08/06 - Revisão da matéria
15/06 - P2
22/06 - Vista de Prova e Segunda Chamada
29/06 - P6

OBS: AS DATAS DESCRITAS ACIMA ESTÃO SUJEITAS A ALTERAÇÃO


AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina consiste em duas provas escritas, individuais e sem consulta, a serem realizadas nas seguintes datas:

P1: 13/04 (valor: 10,0 pontos)
P2: 15/06 (valor: 10,0 pontos)

A nota do aluno consistirá na média aritmética das notas das duas provas, estando automaticamente aprovado quem obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete), e automaticamente reprovado quem obtiver média inferior a 3,0 (três). O aluno que obtiver média entre 3,0 e 6,9 fará a prova final, que será realizada na seguinte data:

P6: 29/06 (valor: 10,0 pontos)

Para ser aprovado o aluno deve ter média final igual ou superior a 5,0 (cinco). O aluno tem o direito de ter até 25% de faltas às aulas dadas no semestre, e pode fazer segunda chamada de apenas uma das provas (P1 ou P2). A segunda chamada será realizada na seguinte data:

Segunda chamada: 20/06 (valor: 10,0 pontos)

A matéria de todas as provas (P1, P2, Segunda Chamada e P6) é cumulativa.


METODOLOGIA DE ENSINO

A disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas, permeadas pela reflexão, problematização e discussão dos textos indicados nas referências bibliográficas, sendo, portanto, fundamental a sua leitura prévia. Em caráter complementar, serão produzidas, apresentadas e disponibilizadas ao aluno sínteses de cada texto trabalhado, visando aprofundar e potencializar a apreensão dos principais pontos de cada conteúdo. Embora se trate de uma disciplina substancialmente teórica, será realizado um esforço no sentido de articular seus conteúdos com o debate profissional do Serviço Social, especialmente nos seus aspectos éticos, técnicos e instrumentais. As aulas contarão, sempre que possível, com exemplos derivados de situações práticas, que ilustrem os dilemas, polêmicas e desafios comuns ao cotidiano profissional do assistente social. Espera-se, com isso, fomentar, junto ao aluno, a criação de condições que lhe permitam detectar as relações entre a sociabilidade capitalista baseada na exploração do trabalho e o significado da inserção do Serviço Social no processo de produção e reprodução das relações sociais. Será utilizada uma metodologia participativa em que os alunos poderão contribuir ativamente para as discussões, estimulando uma abordagem crítica dos textos e conteúdos trabalhados. A metodologia adotada enfatiza o conhecimento como um processo coletivo, do qual participam, em níveis e graus diferenciados, os diversos atores envolvidos. Pretende-se, também, estimular a participação dos alunos em atividades científicas e culturais ocorridas na Universidade, visando, desta forma, contribuir para o enriquecimento cada vez maior do seu processo de formação profissional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Básicas:
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? São Paulo: Cortez, 1999.
LESSA, S. O processo de produção/reprodução social: trabalho e sociabilidade. In Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 2: Reprodução Social, Trabalho e Serviço Social. Brasília: UnB, Centro de Educação Aberta, Continuada a Distância, 1999. p. 20-33.
MARX, K. Processo de Trabalho e processo de produzir mais valia. In ______. O Capital. Crítica da Economia Política. Livro I. 2a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. cap. 5, p. 201-223.

Complementar
ANTUNES, R. Século XXI: Nova Era da Precarização Estrutural do Trabalho? In ANTUNES, R.; BRAGA, R. (Org.). Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009. p.231-238.
GRANEMANN, S. O processo de produção e reprodução social: trabalho e sociabilidade. In Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. p. 223-238.
HARVEY, D. “Do Fordismo à acumulação flexível”. In ______. Condição Pós-Moderna. 6ª ed. São Paulo: Loyola, 1996. cap. 9, p. 135-162.