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Ementa: Recuperação da crítica reconceituada na crise da ditadura. Diferenciação, pluralismo e luta pela hegemonia na formação e na categoria profissional. O debate profissional nos anos 80: a questão da Metodologia, a temática dos movimentos sociais, das políticas sociais e da cidadania. A produção de conhecimentos profissionais nos anos 80. A agenda contemporânea do Serviço Social. O debate profissional na década de 90.
Objetivo: proporcionar ao aluno o conhecimento dos pressupostos fundamentais que marcaram a historia do Serviço Social a partir dos anos 80 e a agenda contemporânea da profissão marcada pela pressão que exerce a lógica neoliberal.
PROGRAMA
Aula introdutória: apresentação e discussão do Programa.
UNIDADE I – O Serviço Social sob a perspectiva de totalidade
A análise do Serviço Social sob a perspectiva da totalidade; o significado social da profissão na sociedade capitalista; a apreensão da reprodução das relações sociais; o caráter contraditório do exercício profissional.
Textos básicos:
IAMAMOTO, M. V. e CARVALHO, R. “O serviço social no processo de reprodução das relações sociais”. In Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. (10a ed.). São Paulo: Cortez / Lima: CELATS, 1995. Pp. 71-123.
NETTO, J. P. “A emergência do Serviço Social como profissão”. In Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1996, pp: 65-77.
MONTAÑO, Carlos. A Natureza do Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2007.
UNIDADE II – O processo de renovação do Serviço Social no Brasil
A superação do Serviço Social tradicional; o movimento de reconceptualização; a renovação do Serviço Social no Brasil; as tendências da renovação profissional
Textos básicos:
NETTO, J. P. “O processo de renovação do Serviço Social”. In Ditadura e Serviço Social. 3a ed. São Paulo: Cortez, 1996, pp: 127-164.
_____. “A crítica conservadora à Reconceituação”. In Serviço Social e Sociedade, n.5. São Paulo: Cortez, 1981.
UNIDADE III – A relação com a tradição marxista
Aproximações e distanciamentos entre Serviço Social e marxismo; vertente conservadora e vertente revolucionária; diferentes abordagens da questão social e da sociedade.
Textos básicos:
IAMAMOTO, M. V. “O Debate Contemporâneo da Reconceituação do Serviço Social: ampliação e aprofundamento do Marxismo”. In: O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.
NETTO, José Paulo. “O Serviço Social e a tradição marxista”. In Serviço Social e Sociedade, no 30. São Paulo: Cortez, 1989.
Texto complementar:
NETTO, José Paulo. O que é o marxismo. São Paulo: Brasiliense, 1994.
UNIDADE IV – Desafios da década de 90 e seus impactos para o Serviço Social
A crítica formal ao marxismo; a disputa pela hegemonia; a vertente neoconservadora; os pressupostos para a análise da profissão na contemporaneidade; a apreensão das novas expressões da questão social; a inserção em processos de trabalho.
Textos básicos:
NETTO, José Paulo. “Transformações societárias e Serviço Social – notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil”. In Serviço Social e Sociedade, no 50. São Paulo: Cortez, 1996.
IAMAMOTO, M. “O Serviço Social na contemporaneidade”. In O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.
UNIDADE V – O projeto Ético-político profissional e a consolidação da perspectiva crítica
Eixos articuladores; valores e princípios fundamentais; elementos que sintetizam o projeto profissional.
Textos básicos:
NETTO, J. P. “A construção do projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea”. In Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 1 – Brasília: CEAD/ABEPSS/CFESS, 1999.
IAMAMOTO, M. V. “Projeto profissional, espaços ocupacionais e trabalho do assistente social na atualidade”. In Atribuições privativas do(a) assistente social em questão. Brasília: CFESS, 2002.