ECONOMIA POLÍTICA - EMENTA

.

Noções gerais sobre a Economia Política Clássica. A categoria trabalho como central na Economia Política. O Modo de Produção Capitalista (MPC): gênese, desenvolvimento, características. Acumulação, valorização, concentração/centralização do capital. A relação capital/trabalho. Processo de trabalho e controle da força de trabalho. A lei geral da acumulação capitalista. Características e tendências do capitalismo contemporâneo.


OBJETIVO
Oferecer aos alunos uma análise teórica da dinâmica do modo de produção capitalista, enfatizando uma interpretação crítica, histórica e cultural que possibilite fundamentar a apreensão de suas principais categorias, com destaque para a gênese e as transformações da “questão social”.


PROGRAMA DETALHADO

Unidade Introdutória
O surgimento da Economia Política, a crítica marxiana e a transformação da Economia em disciplina autônoma e especializada.

Unidade I: A categoria Trabalho e sua centralidade para a (crítica) da Economia Política. Categorias da (crítica) da Economia Política. Transição entre modos de produção
Pressupostos básicos para uma apreensão crítica da Economia Política: trabalho, transformação da natureza e constituição do ser social; Práxis, ser social e subjetividade. Categorias da (crítica) da Economia Política: a comunidade primitiva e o excedente econômico; forças produtivas, relações de produção e modos de produção; produção, distribuição e consumo. A transição entre modos de produção: o escravismo e o feudalismo; a crise do feudalismo e a Revolução Burguesa. Modo de produção e formação econômico-social.

Unidade II: Produção de mercadorias e modo de produção capitalista.
Mercadoria: valor de uso e valor de troca. A circulação simples de mercadoria e o capital. A circulação capitalista: a mercadoria como “célula econômica da sociedade”. A acumulação primitiva. Valor e dinheiro. A lei do valor. O fetichismo da mercadoria.

Unidade III: O modo de produção capitalista – a exploração do trabalho
A produção capitalista: produção de mais-valia e suas formas. Salário e trabalho concreto/abstrato. Subordinação do trabalho ao capital. Capital constante e capital variável. As formas do capital e a repartição da mais-valia.
Unidade IV: A acumulação capitalista e o movimento do capital
A reprodução ampliada: a acumulação de capital. O movimento do capital. Valorização, acumulação e concentração/centralização do capital. A lei geral da acumulação capitalista. A acumulação capitalista, os trabalhadores e a “questão social”.

Unidade V: O capitalismo contemporâneo
O fim dos “anos dourados” e a ofensiva do capital. A tríade da ofensiva: reestruturação produtiva, neoliberalismo e financeirização. As conseqüências sociais e políticas: desemprego estrutural, enfraquecimento do movimento organizado dos trabalhadores e novas manifestações da “questão social”. As consequências ideoculturais: a mistificação em torno do “fim do trabalho” e da “nova questão social”.

METODOLOGIA DE ENSINO
As aulas serão ministradas através de exposição dos temas, debates em sala e estudos dirigidos. Será utilizada de uma metodologia participativa na qual as(os) alunas(os) contribuam para as discussões, estimulando uma abordagem crítica dos conteúdos trabalhados.


BIBLIOGRAFIA

Livro Texto:

NETTO, J. P. e BRAZ, M. Economia Política: uma introdução crítica. 2a.ed. São Paulo; Cortez Editora, 2007.

Livros de Referência:

BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista. Rio de Janeiro, Guanabara, 1987.
HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro, Zahar, 1981.
MARX, Karl. O Capital. Crítica da Economia Política. Livro I. 2a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.